Exportações para o setor de mineração e energia devem atingir US$1,08 após Exponor
Estimativa tem como base companhias brasileiras
que participaram da feira chilena apresentando inovações para o segmento, por
meio do Programa Brazil Machinery Solutions (BMS); Brasil movimentou US$179,7
milhões em exportações de maquinário para mineração em 2021
Empresas brasileiras
apresentaram inovações para o setor de mineração e energia durante a Exponor
2022. A feira aconteceu entre 13 e 16 de junho em Antofagasta, Chile, e contou
com a presença de seis companhias brasileiras convidadas para participar do
estande coletivo promovido pelo Programa Brazil Machinery Solutions (BMS), ação
criada para fortalecer a imagem brasileira como fabricante de bens de capital
mecânicos com tecnologia e competitividade, fruto da parceria entre ABIMAQ e
ApexBrasil.
O evento, que ocorre a
cada dois anos, contou com aproximadamente 700 expositores e cerca de 40 mil
visitantes. O foco desta edição foi a sustentabilidade, sendo que a projeção de
geração em negócios foi de US$850 milhões para este ano. Ao todo, 19 projetos
sobre tecnologias e inovações para a indústria da mineração e energia foram
exibidos durante a feira.
As empresas Fewtec,
Henfel, Netzsch, Neuman & Esser, Porta Cabos e Steinert foram as
representantes brasileiras durante a Exponor. Entre os principais mercados com
volume de negócios na feira estão o Chile, Argentina, Peru e a Austrália. Ao
todo, as companhias realizaram 134 novos contatos comerciais e estimam faturar,
juntas, US$1,08 milhão nos próximos 12 meses.
PANORAMA DAS
EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS
O Brasil exportou
US$179,7 milhões em máquinas e equipamentos para mineração em 2021. Com
participação de 22,4% neste setor, o maior destino de maquinários foram os
Estados Unidos, que proporcionou faturamento de US$40,2 milhões. O Chile
movimentou US$19,9 milhões, aumentando suas importações em 26,3%, na comparação
entre 2020 e 2021. As exportações para o Peru atingiram US$13,9 milhões no ano
passado. Países como o México e o Paraguai também estão entre os destinos de
mercadorias brasileiras, sendo que as negociações em 2021 foram,
respectivamente, de US$9,9 milhões e US$9,2 milhões no período.
Entre as máquinas e
equipamentos brasileiros mais exportados no segmento de mineração estão as
partes de máquinas e aparelhos para selecionar, peneirar, separar, lavar,
esmagar, moer, misturar ou amassar terras, pedras ou minérios. Estes produtos
totalizaram US$94,4 milhões em vendas em 2021, participação que equivale a
52,6% de todos os maquinários comercializados no setor.
O Chile, segundo maior
parceiro comercial do Brasil no setor, importou essas tecnologias, que totalizaram
movimentação de US$15,5 milhões em 2021 - tais maquinários brasileiros
representaram 78,3% das importações chilenas no setor.
Sobre o Brazil Machinery
Solutions - Fruto da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de
Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira da Indústria
de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), o Programa Brazil Machinery Solutions visa
a promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, assim como
fortalecer a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico com
tecnologia e competitividade. O Programa BMS possui atualmente mais de 200
membros, entre indústrias de diversos setores, como o agrícola, têxtil, de
mineração, plástico, embalagens, entre outros. Até outubro de 2021, as empresas
associadas ao Programa BMS registraram exportações para 160 países. Mais
informações: www.brazilmachinery.com
Sobre a ABIMAQ - A Associação Brasileira
da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) foi fundada em 1937, com o
objetivo de atuar em favor do fortalecimento da indústria nacional, mobilizando
o setor, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando
o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu
desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e
modernização gerencial. Mais informações: www.abimaq.org.br
Sobre a ApexBrasil - A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. Em parceria com entidades setoriais, a Agência organiza ações de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros para conhecer a estrutura produtiva brasileira. Também coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o País, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e na promoção de eventos estratégicos e garantindo apoio ao investidor estrangeiro durante todo o processo no Brasil. Mais informações: www.apexbrasil.com.br
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