Fintech goiana inicia fundo de R$500 milhões em parceria com BNDES
Crediblue estabelece parceria com o Banco
Nacional e recebe aporte que será destinado para micro, pequenas e médias
empresas
Segundo pesquisa realizada pela McKinsey
no último ano, as micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) correspondem a
quase 30% do PIB e 50% dos empregos com carteira assinada no país. Ainda assim,
apenas 9% da oferta de crédito foi destinada a este grupo em 2021. A fintech Crediblue, em
parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a
Gestora Genial, vem para incrementar esse cenário de crédito, com um fundo de
até R$ 500 milhões exclusivo para MPMEs.
O portfólio, que recebe recursos no
BNDESPar, terá a originação de créditos feito pela fintech, por meio de uma cota sênior. A gerente
de novos negócios da Crediblue, Isabela Franco, afirma que a expansão de
crédito por meio de canais alternativos é uma tendência mundial que ganhou
ainda mais força frente à pandemia. “Esse crescimento está alinhado ao
propósito da Crediblue de pulverizar o crédito para empreendedores de diferentes
portes. A carteira terá um efeito prático de meio bilhão no mercado, alcançando
centenas de empresas em todo território nacional”.
Franco informa que as operações terão
prazo de pagamento de até 120 meses, com seis meses para começar a primeira parcela.
“São créditos fornecidos com garantia imobiliária especialmente na modalidade home equity. Portanto, os
custos são significativamente menores do que as linhas de crédito normalmente
acessadas pelas MPMEs como, por exemplo, conta-garantida e antecipação de
recebíveis. Além disso, com maior prazo de pagamento, os empresários podem
planejar melhor seus investimentos e organizar suas finanças”, explica. A
expectativa, ainda segundo a especialista, é que os desembolsos do fundo
estejam completos dentro de 24 meses.
Expansão
Além de agregar no portfólio dos
produtos da fintech,
a nova parceria com o BNDES também vem para acelerar a expansão da rede de
parceiros da empresa. A Crediblue possui uma rede com mais de 700 parceiros em
todo território nacional, presente, além dos grandes centros, em diversas
regiões que não possuem fácil acesso ao mercado de capitais, como por exemplo
Balsa, no Maranhão, e Tangará da Serra, Mato Grosso.
“Nosso objetivo é formar uma rede com
2.500 parceiros em todo o território nacional. Chegamos aonde o sistema
tradicional não alcança, levando flexibilidade e celeridade ao empreendedor,
visto que temos operações sendo realizadas de ponta a ponta em até 14 dias
corridos, graças a toda tecnologia desenvolvida em nossa plataforma”, assegura
a analista de novos negócios, Isabela Franco.
Fundo social
Em conjunto com essa iniciativa, um
valor de até R$ 500 mil do fundo será destinado para que famílias de baixa
renda possam registrar seus imóveis. De acordo com o Ministério do
Desenvolvimento Regional, há uma estimativa de que metade dos domicílios
urbanos do país estão irregulares, deixando vulneráveis moradores e
municípios.
“Passamos por um processo de diligência
complexo e difícil para garantir esse aporte, e somos a única fintech goiana parceira do
BNDES. Não poderíamos, portanto, deixar fora do planejamento o viés social
deste projeto”, conclui Franco.
Sobre a Crediblue
A Crediblue é uma empresa especializada na área de serviços financeiros com processos inteiramente baseados em tecnologia, que viabiliza soluções de crédito facilitadas e personalizadas, combinando tecnologia à expertise no mercado financeiro e imobiliário, além de possuir uma extensa rede de parceiros por todo país. A empresa, integrante do ecossistema de capitais Blueway Capital, é focada no segmento B2B2C e disponibiliza uma plataforma própria e gratuita para seus parceiros utilizarem, de forma que possam levar a seus clientes melhores ofertas de crédito, com taxas flexíveis, análises ágeis e avaliando os tipos de imóveis em todo território nacional. Toda a estrutura de uma fintech com sua própria marca. Como nenhuma no mercado, essa solução possibilita ao parceiro gerenciar todas suas oportunidades de negócio, além de obter, como diferencial, acesso a materiais exclusivos para impulsionar sua captação, gestão e operação.
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