Franquia Ice Creamy comemora 8 anos de mercado buscando atingir a marca de 100 lojas até o final do ano
Presente em quase todos os estados brasileiros,
rede conta com fábrica e logística próprias para abastecer suas franquias com
rapidez e qualidade
Emmerson Serandin, o fundador da rede Ice
Creamy: do interior de São Paulo para todo o Brasil
Divulgação Ice Creamy
São Paulo, 1 de junho
de 2022 –
A rede Ice Creamy – maior rede de sorvete na pedra do Brasil, com 100 franquias
em todo o país – está em festa, comemorando 8 anos de mercado. Segundo o
fundador da empresa, Émmerson Serandin, foi um período marcado por crescimento,
muito aprendizado e até resiliência – especialmente em função da pandemia.
Foi em 2013 que
Serandin teve a ideia de criar a Ice Cremy. Antes, atuava como professor
universitário e consultor de empresas. “Eu conheci a pedra congelada, que veio
da Itália, desde 2006, num experimento em Campos do Jordão. Na época, eu nem
sonhava em trabalhar com sorvete. Mas quando pensei no negócio, eu incorporei
essa técnica - que garante mais sabor e cremosidade ao sorvete.
A primeira unidade
nasceu em 2014, em Catanduva, cidade do interior de São Paulo. Em três meses,
já houve o retorno do investimento. “Eu desenvolvi tudo – o conceito, a marca,
o produto e o formato – já pensando em franquear. Neste momento, também houve a
entrada do meu sócio no negócio, o Raphael Ferraresi”.
Em um ano de operação,
a dupla tinha seis lojas e abriu a indústria. Atualmente, ela fabrica não só os
sorvetes da Ice Creamy como também chocolate, caldas e coberturas. “Estamos
investindo na terceira ampliação da planta para que ela se torne uma indústria
fabricante de alimentos. Temos muitos planos de crescimento”, diz o empresário.
Na visão de Emmerson
Serandin, todos os desafios se reverteram em aprendizado. Um deles foi a
questão da logística, afinal, o produto precisa chegar congelado às diferentes
localidades onde há lojas. “Hoje já cuidamos da nossa própria logística, o que
nos dá uma certa tranquilidade”. Outro desafio foi manter o negócio rentável
especialmente nos dois últimos anos marcados pela pandemia. “Aparamos arestas,
vimos o que precisava ser melhorado e estamos de pé”.
Em se tratando de
franquias, atualmente são 80 lojas em 17 estados. A meta é, até o final do ano,
chegar a 100 lojas. “Só no primeiro trimestre do ano, comercializamos 11 novas
franquias que serão inauguradas ao longo do ano. A expansão segue aberta para
todo o Brasil”. No próximo mês, a rede marcará presença na maior feira de
franquias do mundo, a ABF Expo, que acontecerá em São Paulo, de 22 a 24 de
junho, no Expo Center Norte.
Por fim, Serandin
lembra que, para chegar às 100 lojas e deixar o franqueado cada vez mais
satisfeito, a franqueadora é incansável. “Estamos sempre inovando, lançando produtos
e novas formatações de negócios. Tudo isso sem perder o foco: oferecer um
sorvete de qualidade, com menos açúcar e gordura, e que vem encantando quem o
experimenta. Esse sim é o nosso verdadeiro sucesso”.
Perfil – Ice Creamy
Tipo de negócio: Sorveteria
Premium
Ano da fundação: 2014
Início da franquia no
Brasil: 2015
Total de unidades no
Brasil: 80
Investimento inicial: A partir de R$ 99 mil
(quiosque e container)
A partir de R$ 160 mil (Loja de rua e shopping)
Taxa de franquia: R$ 49,9 mil
Capital de giro: R$ 15 mil
Royalties: 5% sobre o
faturamento bruto
Taxa de publicidade: 2% sobre o
faturamento bruto
Área mínima: Quiosque e
container a partir de 8 metros quadrados
Loja de shopping e rua a partir de 30 metros quadrados
Nº de funcionários: a partir de 2
funcionários
Faturamento bruto: média de R$ 55
mil reais
Lucro líquido: de 20% a 25%
Prazo de retorno: quiosque e
container de 12 a18 meses
Lojas de Shopping e Rua de 18 a 36 meses
Prazo de contrato: 5 anos
Apoio ao
franqueado: Escolha do ponto, treinamento presencial,
manuais, treinamentos on-line, canal Ice Creamy, consultoria, implantação 100%
monitorada, projeto arquitetônico (premiação ouro na ABF), ações em parceria
com a franqueadora, suporte para marketing local, logística própria.
Telefone: (17) 3521-1340; 3522-6052
E-mail: gerencia@icecreamy.com.br
Site: www.icecreamy.com.br
Sobre a Ice Creamy
Criada em Catanduva, no
interior de São Paulo em 2014, a rede Ice Creamy pautou seu modelo de negócios
em experiências de consumo com sorvetes gourmet. Com sorvetes 100% artesanais,
a marca escolheu como diferencial uma técnica que oferece uma experiência
sensorial única: o sorvete na pedra – que garante mais sabor e cremosidade ao
sorvete. Além disso, todos os sorvetes são menos 50% açúcar e gordura.
Desde 2015, a rede se expande pelo Brasil pelo sistema de franquias, é associada à Associação Brasileira de Franchising e se destaca pela alta rentabilidade, agilidade na distribuição dos produtos e inovação constante (www.icecreamy.com.br).
Nenhum comentário