Frete no e-commerce: como equilibrar essa relação e criar melhores ofertas
Por Luan Gabellini, sócio-diretor da Betalabs *
No concorrido
mundo do comércio eletrônico
muitos lojistas resolvem apostar em
uma estratégia perigosa para atrair os
consumidores: o frete grátis. De
fato, oferecer entrega gratuita é uma
forma eficiente de converter e aumentar as vendas. O problema é que em muitos casos essa tática pode atrapalhar a
rentabilidade e prejudicar toda a
operação. Uma decisão dessa só pode ser tomada após muito planejamento e estudo
do gestor.
O principal
desafio é conseguir equilibrar esse
desejo do público por fretes gratuitos
ou com preço mais em conta e o valor que o lojista precisa cobrar
para não ficar no vermelho. Então, confira cinco passos essenciais para resolver essa questão:
Passo 1 – Estruture uma tabela de frete
Normalmente,
uma loja virtual estruturada trabalha com
diferentes transportadoras para realizar a entrega
de seus produtos pelo país. Ou seja, se há diferentes parceiros para o mesmo
serviço, há diferentes preços que serão praticados de acordo com a região e até mesmo o tipo de mercadoria. Uma
transportadora pode oferecer condições
mais vantajosas para entregas na
Região Sul enquanto outras são melhores para o Nordeste.
Para saber isso, é fundamental estruturar
uma tabela de frete que mostre esses valores para que a escolha seja sempre a mais proveitosa, tanto
para o consumidor quanto para o lojista.
Passo 2 – Estabeleça regras e políticas
para frete grátis
Como lembrado no início do texto, o frete grátis é um importante chamariz
para atrair consumidores. De acordo com a 43ª edição
da pesquisa Webshoppers, realizada pelo Ebit/Nielsen,
trata-se da promoção mais buscada pelos brasileiros, citada por 78% dos entrevistados. Assim, pode ser um recurso interessante
desde que bem planejado pelo lojista. O essencial
é estabelecer regras claras que não comprometam
a rentabilidade do negócio, como gratuidade
a partir de uma determinada faixa de valor (mais rentável) ou para categorias
com margem de lucro maior.
Passo 3 – Saiba
calcular o preço do frete
Aliás, o preço do frete também exige
regras e políticas próprias
para ser definido sem prejudicar a rentabilidade e as
vendas da loja virtual. Nesse caso, é necessário ter todos os gastos envolvendo a entrega
de mercadorias na ponta do lápis com a tabela citada no passo
um. Depois, é possível definir o preço pelo custo real (aquilo que você
realmente vai pagar para transportar o produto) ou de mercado (estimativa
de acordo com o que é praticado pelos seus concorrentes). Em
todo o caso, é necessário ter em mente os
objetivos, as receitas e despesas envolvidas.
Passo 4 – Pense
na logística reversa
Um dos erros mais comuns de quem trabalha com e-commerce é
calcular o preço do frete apenas
pelo custo de entrega da mercadoria ao
comprador. Isso porque, em alguns
casos, há a logística reversa, modalidade em
que a loja recolhe o produto do consumidor que se arrependeu da compra e traz de volta para seu estoque. Evidentemente, esse processo tem um custo que deve ser
incorporado pela loja virtual. Assim, pense nessa eventual
despesa para não desequilibrar o caixa da empresa.
Passo 5 –
Automatize e busque plataformas
com expertise
Por fim, é
fundamental contar com o apoio da tecnologia para automatizar processos e tomar melhores decisões relacionadas ao frete.
Fazer todos os passos sozinho e de
forma manual é um risco desnecessário e que
pode trazer graves consequências. Hoje já há plataformas de e-commerce que
possuem a função de gestão de frente[AS|NP1] e são
capazes de se integrar a diferentes sistemas de transportadoras. Dessa forma, é
possível ganhar agilidade e,
principalmente, eficiência para ter sempre
o melhor preço para atrair o consumidor e garantir
a rentabilidade de toda a operação.
* Luan
Gabellini é sócio-diretor da Betalabs, empresa especializada em
tecnologia para e-commerce e clubes
de assinatura – e-mail: betalabs@nbpress.com
Sobre a Betalabs
Criada em 2011 por Luan Gabellini e Felipe Cataldi, a Betalabs é uma empresa de tecnologia especializada na oferta de soluções para e-commerce e clubes de assinatura. Inicialmente focada no desenvolvimento de projetos sob medida em cloud computing, atualmente a empresa oferece uma única plataforma a seus clientes, mas com diversas funcionalidades e possibilidades de integração com outras tecnologias, como marketing e logística. Entre os recursos disponíveis estão plataforma de e-commerce para lojas virtuais, plataforma específica para clubes de assinatura, ERP cloud e integração com marketplaces. Mais informações, acesse: www.betalabs.com.br
Nenhum comentário