Jasmine Alimentos é adquirida por M. Dias Branco e se associa a uma das maiores empresas de alimentos no país
Empresa paranaense, que faturou R$ 180 milhões
no ano passado, passa a fazer parte de uma das mais expressivas companhias de
alimentos brasileira
Executivos da Jasmine Alimentos e da M. Dias Branco
celebram assinatura do contrato.
Foto: Central Press
A Jasmine Alimentos, empresa referência
em produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero
açúcar, formaliza nesta quinta-feira (9) a aliança com a empresa líder nos
segmentos de massas e biscoitos M. Dias Branco. A novidade foi revelada
oficialmente pela companhia.
“A Jasmine é uma empresa que já nasceu
com o DNA de oferecer produtos voltados para o bem-estar e um estilo de vida
equilibrado. Essa é uma tendência mundial e uma aquisição estratégica”,
ressalta o diretor-presidente da companhia, Ivens Dias Branco Júnior. O
segmento de alimentos saudáveis tem uma taxa de crescimento anual composto
(CAGR) estimada em 5,3% até 2025, acima da indústria alimentícia em geral
(3,6%) e do mercado de indulgência (4,5%). A promissora parceria permitirá
impulsionar ainda mais o crescimento das duas empresas.
Há mais de trinta anos no mercado de
alimentação saudável, tanto no Brasil quanto no exterior, a Jasmine oferece
produtos alinhados à filosofia de promover saúde e qualidade de vida com
alimentos saudáveis e nutritivos, de sabor e qualidade diferenciados. Após
passar por recente processo de rebranding,
a empresa renovou sua logomarca e tagline para “Gosto de viver bem”. O processo
revela uma estratégia ambiciosa: se manter próximo, relevante e conectado com o
público durante o seu dia a dia, promovendo soluções práticas, saudáveis e
verdadeiras para a rotina das pessoas.
Segundo o CEO da Jasmine Alimentos,
Rodolfo Tornesi Lourenço, os valores e os propósitos da M. Dias Branco vão ao
encontro dos princípios que norteiam a atuação da marca paranaense nestes 32
anos de história. “A fusão com a Nutrition
et Santé foi muito bem-sucedida. Nestes oito anos, ampliamos nosso portfólio, realizamos
consideráveis investimentos em pesquisa e desenvolvimento de produtos,
conquistamos maior market
share de mercado e aumentamos nossa margem de lucro",
destaca.
O CEO da Nutrition & Santé, Luis
Uribe, compartilha da mesma opinião. "Foi uma parceria de sucesso. Tanto
que, após esses anos, colhemos frutos com a ampliação do escopo de atuação,
lançamentos inovadores e aumento da distribuição", ressalta.
Para Lourenço, passar a fazer parte da M.
Dias Branco inaugura uma nova era na Jasmine Alimentos. "Estamos otimistas
de que nessa nova etapa seremos capazes de ir além: suprir a demanda por
alimentos saudáveis de qualidade premium
e fortalecer a presença da marca em novas praças, com investimentos
ainda maiores na área de produção e também no trade”, completa.
Histórico Jasmine Alimentos
Fundada em 1990, a Jasmine nasceu pelas
mãos de Christophe Allain e sua esposa, Rosa, que começaram a dar os primeiros
passos na empresa, quando ofereciam aos amigos alimentos macrobióticos, dos
quais eram adeptos. Ao longo dos anos, o pequeno negócio se transformou numa
das principais marcas do setor e o compromisso da empresa sempre se manteve
irretocável: disseminar hábitos alimentares mais saudáveis, ampliando a
conscientização do público para consumir produtos nutricionalmente ricos, com
ingredientes naturais, certificação de origem, sem abrir mão do sabor.
Em 2014, a empresa foi comprada pela
multinacional francesa Nutrition
et Santé e, neste período, cresceu mais de 30% em market share. A Jasmine tem
em sua linha de alimentos naturais, integrais e orgânicos, mais de 140 itens,
sendo as principais categorias cookies
integrais, granolas, pães sem glúten e outros cereais diversos voltados para
consumidores com necessidades nutricionais especiais ou que buscam qualidade de
vida.
Com uma fábrica de 15 mil metros
quadrados, inaugurada em 2015, em Campina Grande do Sul, região metropolitana
de Curitiba, a Jasmine atinge mais de 26 mil pontos de venda por meio de força
de venda direta e indireta, nas cinco regiões do Brasil. Cerca de 50% da
receita da empresa hoje é proveniente de São Paulo e Região Sul. A planta
industrial conta com equipamentos de última geração e segue um modelo de
produção sustentável. Além disso, os produtos da marca possuem certificações
importantes, como Orgânico Brasil e Vegan.
Agora, a Jasmine Alimentos passa a
integrar o portfólio da
M. Dias Branco, ao lado de marcas líderes em suas categorias, como Piraquê,
Vitarella, Adria, Fortaleza e Isabela. O processo de venda foi assessorado pela
Seneca Evercore e Tozzini Freire Advogados.
“Com a capilaridade nacional de
distribuição da M. Dias Branco, a marca tem grande potencial de se desenvolver
em outras regiões”, explica o vice-presidente de Investimentos e Controladoria
da M. Dias Branco, Gustavo Theodozio. O executivo destaca que, com os
investimentos realizados nos últimos anos, a fábrica conta com uma reserva de
capacidade que a habilita para uma nova rodada de crescimento. “É mais uma
demonstração do grande potencial de desenvolvimento da marca e de seu portfólio
de produtos”, completa.
O diretor de Relações com Investidores e
Novos Negócios da M. Dias Branco, Fabio Cefaly, estima que o faturamento da
Jasmine deve superar R$ 200 milhões em 2022. “Os produtos têm preços médios e
margens atrativas e terão contribuição positiva no portfólio da M. Dias
Branco”, finaliza.
Sobre M. Dias Branco S.
A. Indústria e Comércio de Alimentos
Fundada em 1953, a M.
Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa do setor de
alimentos com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história
começou ainda na década de 40, quando o comerciante e imigrante português
Manuel Dias Branco inaugurou a Padaria Imperial, em Fortaleza (CE), expandindo
sua atuação para todo o Brasil.
Detentora de marcas
líderes, sendo as principais Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e
Isabela, a Companhia produz e comercializa biscoitos, massas, farinhas e farelo
de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks, bolos, mistura para bolos, cobertos
de chocolates e torradas. Sediada em Eusébio (CE), é líder de mercado em
biscoitos e massas no Brasil. Por meio da aquisição da Latinex, concluída em
novembro de 2021, a Companhia passou a ser detentora também das marcas Fit
Food, Smart e Frontera, expandindo sua posição no mercado de
healthyfood, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de
amendoim, chocolates, massas feitas de milho e temperos.
Suas operações geram
mais de 16 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso
com fatores importantes para o desenvolvimento econômico e social do País. É
signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e desenvolve
diversas iniciativas ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável.
Atualmente, a M. Dias
Branco possui 16 indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles
possuem estruturas de moinho de trigo. Suas unidades contam com equipamentos de
última geração, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade, operando com
um modelo de integração vertical que permite a produção de suas mais
importantes matérias-primas, a farinha de trigo e a gordura vegetal, utilizadas
na fabricação dos demais produtos. A empresa tem mais de 30 filiais comerciais
estrategicamente instaladas em diferentes estados do País, o que possibilita a
presença de suas marcas em todo o território nacional, assim como em mais de 40
países em todos os continentes.
Nenhum comentário