Kuat celebra a diversidade de cada São João do país com Carlinhos Brown e criadores de conteúdo regionais
Músico e compositor baiano estrela “Meu País Barraquinha”, campanha de Kuat que conecta as delícias e tradições culinárias das festas juninas; Pamella Batista (@_pamellabatista) representa Minas Gerais
Para
celebrar a volta das festas juninas ao calendário nacional de celebrações
populares, Kuat ―refrigerante do portifólio da Coca-Cola FEMSA Brasil em
Minas Gerais― escolheu Carlinhos Brown para retratar a riqueza cultural das
festas de São João espalhadas pelo Brasil. Partindo de uma robusta campanha de
marketing da marca, o cantor e compositor baiano vai dialogar, em seu
Instagram, com criadores de conteúdo de todo o país ansiosos em mostrar “seus”
pratos regionais e o que não pode faltar em cada uma das típicas barraquinhas,
sempre presentes nas festas mais tradicionais do país. O resultado é uma
conversa sobre as tradições, memórias afetivas, brincadeiras e comidas típicas
das barraquinhas de São João.
No
filme, o cantor e apresentador conversa com cinco criadores de conteúdo de
diferentes regiões, que contam para o público o que não pode faltar em sua
barraquinha do São João. São eles Lúcio Sincero (@luciosincero), para representar
as festividades do estado de Goiás; Helô Palacio (@helopalacio), o interior de
São Paulo; Pamella Batista (@_pamellabatista), Minas Gerais; Wellington Lopees
(@wellington.lopees), Pernambuco; por fim, Leuriscleia (@leurisclea), para o
estado do Ceará. Os criadores de conteúdo vão mostrar que, com todas as
diferenças características de cada região, elas se complementam e destacam a
riqueza cultural das festas de São João por todo o país. “Como amante da
cultura brasileira, estou muito à vontade para embarcar nessa viagem de Kuat
pelas particularidades deliciosas das festas de São João. O Brasil é um
caldeirão de sabores, de ritmos, de cores. Essa campanha traz esse espírito e
joga luz sobre a riqueza cultural que se soma em todo o país”, afirma Brown.
“No
ano passado, com o novo posicionamento da marca, buscamos exaltar a pluralidade
que existe dentro do Brasil. Durante o São João de 2021, já havíamos reforçado
a presença da marca Kuat nesse período tão importante da cultura brasileira e
isso se exalta agora como a chegada das festas de São João. Dessa vez, nosso
insight nasceu das barraquinhas, que são um elemento comum nas festas e
permitem que Kuat esteja conectada com a ocasião de consumo. Daí vem o nome:
‘Meu País Barraquinha’, para representar a riqueza e a pluralidade da culinária
e da cultura de cada canto do Brasil", afirma Pedro Abbondanza, diretor de
Marketing da Coca-Cola Brasil.
O
filme com Brown, lançado no dia 31 de maio, foi criado em parceria com a
agência Gana, agência de publicidade composta por um time 100% de pessoas
pretas e de todas as regiões do país, com o objetivo de imprimir a real
brasilidade em seus trabalhos. Na campanha “Meu País Barraquinha”, Kuat aposta
em uma campanha 360, que vai do ponto de venda ao digital. A ação também vai
contar com ativações cross media, a fim de reforçar a narrativa em cada lugar
em que será veiculada, como mídia exterior em diversas capitais, spots de rádio
e merchandising em TV.
Meu
País
Desde
2021, por meio do movimento Gostinho do Meu País, Kuat ganhou um
reposicionamento que celebra a pluralidade de cada região do Brasil, buscando
destacar as festas e a boa comida das diferentes culturas regionais para se
conectar com o público brasileiro. Além de receber uma nova embalagem, com
ilustrações criadas pela artista Bel Andrade, a marca promoveu webséries e
ações em diferentes regiões do país com especialistas em culinária regional e
criadores de conteúdo digital. Dona Jacira, mãe do ex-BBB Gil do Vigor, que é
pernambucano, e a Vó Maria, avó do rapper mineiro Djonga, participaram da
websérie “Meu País, Comida de Vó”. O rapper e sua avó também estrelaram a
campanha “Meu País, Mineiridade”. Além disso, Orlandinho e Sua Turma, que foram
as estrelas para o São João de 2021.
“Buscamos trazer o máximo de regionalidade para as campanhas de Kuat, saindo do eixo comercial e publicitário para chegar à verdade das pessoas do Brasil. Acreditamos no real impacto de um time que, dentro das suas diversidades, entrega um trabalho que conversa com o público e as regiões retratadas, independente de quem são e onde estão.”, comenta Rose Sousa, gerente de Marcas e Negócios da Gana, agência que participa do time de criação de Kuat desde 2021.
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