Maior feira de franquias do mundo: 8 dicas de advogada especializada em franchising para quem visitará o evento
ABF Franchising Expo 2022 será realizada na
próxima semana
“R$ 99 mil não são R$ 100 mil!”
Veja essa e mais 7 dicas que advogada
especializada em franchising dá para quem visitará a maior feira de franquias do mundo, em São Paulo
Melitha Novoa Prado, que atende franqueadoras
há 35 anos, aconselha quem vai comprar uma franquia
Melitha
Novoa Prado
São Paulo, 14 de junho
de 2022 – Entre
os dias 22 e 25 de junho, a Associação Brasileira de Franchising – ABF
realizará a 29ª edição da tradicional ABF Franchising Expo, a maior feira de
franquias do mundo, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Mais de 400 marcas
levarão ao evento a oportunidade de o investidor adquirir uma franquia e,
assim, realizar o sonho de ter um negócio próprio. De R$ 5 mil a R$ 2 milhões,
haverá negócios para todos os perfis de investidor, então, é preciso ter cautela
na hora de procurar a marca que mais se adequa a cada um – e Melitha Nova
Prado, advogada especializada em franchising, que há 35 anos representa as mais
importantes franqueadoras brasileiras, desta vez volta seu olhar ao potencial
franqueado para dar importantes dicas sobre como escolher a franquia certa.
“Este é um momento muito importante na vida do empreendedor. Visitar a feira,
para milhares de pessoas, simboliza o primeiro passo para a realização do sonho
do negócio próprio. E, por isso, é necessário que se faça uma auto avaliação
muito sincera e precisa, afinal, é importante se conhecer profundamente, para
saber se franquia é realmente um bom negócio para o seu perfil”, diz ela.
Melitha elenca, a
seguir, oito dicas para quem busca uma franquia e visitará a feira da ABF.
Acompanhe:
Dica 1 – Saiba mais
sobre seu próprio perfil – Você é uma pessoa rígida ou flexível? Tem
habilidade para se comunicar? Tem disponibilidade para aceitar padrões e seguir
regras? É boa em vendas? Gosta de gente? Esta autorreflexão é fundamental para
o início de tudo. Se conhecer fará toda a diferença nas suas escolhas. Pois
bem: franquia é um negócio formatado, que exige que o franqueado siga normas
operacionais e de comportamento. Quando você adquire um serviço de uma rede
franqueada, ele tem o mesmo padrão, correto? E quando come em uma lanchonete
que pertence a uma rede, os pratos também possuem o mesmo sabor, não é verdade?
Tudo isso ocorre porque os franqueados devem seguir padrões operacionais
e de atendimento, que identificam aquela marca no mercado. Então, como
franqueado, você também deverá agir assim, de forma a replicar um negócio
testado e de sucesso. E precisará ser um bom vendedor, porque cabe ao
franqueado captar clientes, vender a eles e os manter conectados com a marca.
Na franquia, ninguém trabalha pelo franqueado e as vendas não acontecem
involuntariamente. É necessário muito trabalho, dedicação, comprometimento e,
mais do que tudo, muita identificação e respeito pela marca. Portanto, se
você tem facilidade de seguir regras, sabe que as vendas dependerão do seu
trabalho e também está disposto a colaborar com toda a rede para que, juntos,
alcancem o sucesso, siga em frente!
Dica 2 – Saiba
exatamente o valor que você tem disponível para investir – Em franchising,
costumamos dizer que “R$ 99 mil não são R$ 100 mil”. Por quê? Porque se um
futuro franqueado tem determinado valor para investir, ele precisa buscar
franquias abaixo desse montante. Ao investir em um negócio, é preciso contar
com um valor para imprevistos e emergências, que podem ocorrer para uma reforma
do ponto, ou ainda ser usado em despesas extras ou eventualidades, por exemplo.
Também é preciso que o franqueado saiba que existe um período chamado de break
even (ponto de equilíbrio), que é o estimado pela marca até que a unidade
franqueada equilibre despesas e receitas, sem que o franqueado precise utilizar
de outros recursos financeiros próprios. Então, se você tem, por exemplo,
R$ 100 mil, fique atento ao valor estimado pelo franqueador para adquirir
aquela franquia, e faca e refaça a sua suas contas para não se prejudicar lá na
frente.
Dica 3 – Visite marcas
iniciantes e consagradas, dentro do valor do seu investimento – É importante comparar
a estrutura das marcas, levando em conta o que cada uma oferece de suporte,
forma de abastecimento, planos para o futuro e, também, as praças disponíveis
para implantação de novas unidades. Fique muito atento às regras que as marcas
estipulam sobre território e concorrência entre unidades franqueadas e outros
canais de distribuição: muitas vezes, os franqueados reclamam que existem lojas
muito próximas com a mesma bandeira, prejudicando a sua rentabilidade.
Dica 4 – No
pós-pandemia, repasse pode ser uma boa oportunidade – A pandemia trouxe às
marcas muitos repasses (situação em que o franqueado vende sua unidade ou em
que a própria franqueadora vende lojas próprias, em operação). Nesses casos, é
preciso ter cuidado e experiência para analisar planilhas e saber se o negócio
será rentável. Vale a pena conversar com o franqueado anterior para entender o
motivo real do repasse. Procure não analisar os números superficialmente. Se
precisar, procure ajuda. No caso de repasse de unidade própria, analise
igualmente todas as planilhas. Atenção: cuidado com as unidades que já foram
repassadas mais de uma vez. Estas geralmente são inviáveis.
Dica 5 - A marca tem
test drive ou discovery day? Pode ser interessante! – Algumas redes permitem
que o futuro franqueado presencie a operação de uma unidade, durante o processo
de seleção e antes de aderir à franquia. É uma excelente oportunidade para você
ver, a olho nu, o modus
operandi da marca e se identificar, ou não, com o negócio
franqueado. Se você ainda está em dúvida sobre o negócio, tente agendar
com o franqueador esta visita operacional, tirando suas dúvidas durante um dia
(ou alguns dias) como franqueado da rede.
Dica 6 – Aproveite a
feira para adquirir conhecimento – A cada ano, a ABF Franchising Expo dedica-se a
trazer mais palestrantes, em sua Arena do Conhecimento. São cursos rápidos e
palestras muito esclarecedores, que deixam o candidato à franquia mais
preparado para conversar com o franqueador. Saiba mais acessando o site do
evento: www.abfexpo.com.br
Dica 7 – Não assine
documentos na feira – Não se sinta pressionado para adquirir sua franquia
durante a feira. Não existe oportunidade única, desconto que será aplicado
apenas em um dia, praça que será perdida para outro candidato. Desconfie deste
tipo de pressão e fuja de promessas que, depois, poderão não ser cumpridas –
até porque o que vale é o que consta na COF (circular de oferta de franquia) e
no Contrato de Franquia firmado com a Franqueadora, e não nas conversas
informais. Todo franqueado precisa passar pelo processo de seleção. Nesse
período, ele terá acesso a documentos como a Circular de Oferta de Franquia –
COF e à minuta do Contrato de Franquia, fundamentais para que saiba quais serão
seus direitos e deveres. A franqueadora pode lhe oferecer, verbalmente, itens
que não constam nesses documentos, porém, apenas o que está descrito neles é de
sua obrigatoriedade e são válidos enquanto o contrato for vigente. Por isso,
eles são documentos tão importantes. Recomenda-se que o futuro franqueado
visite algumas unidades da marca, converse com os franqueados e conheça as suas
histórias. Vale a regra: investigue antes de investir.
Dica 8 – Participe de
processos de seleção – Após eleger o segmento que você mais se identifica, estude
as marcas que mais gostou e que cabem no seu orçamento e procure se aprofundar
nas informações e histórico de cada uma. Se for o caso, inicie o processo de
seleção e faça a sua análise pessoal para saber qual é, realmente, a marca que
apresenta a maior sinergia e conexão com seus valores. Lembre-se: você
adquirirá um negócio para trabalhar todos os dias – e nele estará boa parte da
sua vida, dali por diante.
Sobre o
escritório Novoa Prado Advogados – Especialistas em Franchising
O escritório Novoa
Prado Advogados está no mercado há 32 anos, prestando serviços de Direito
Empresarial, especificamente em Varejo e Franchising. Atua nas áreas de
Franquia (com expertise em relacionamento de redes e contencioso); Direito
Empresarial, Imobiliário e Societário; Tributário e Contencioso Cível;
Contratos, Compliance e Varejo e Propriedade Intelectual.
Foi fundado por Melitha Novoa Prado e tem como sócia a advogada Thaís Kurita. Juntas, elas coordenam uma equipe dinâmica, comprometida e capacitada para oferecer aos clientes as melhores soluções jurídicas para seus negócios.
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