Museu da Língua Portuguesa promove show musical com canções folclóricas de países latinos
Apresentação "Vozes que Migram/Voces que
Migran", do Grupo Libertat, acontece no Saguão Central da CPTM na
quarta-feira, dia 8, às 14h; performance faz parte do projeto Plataforma
Conexões
Sandra Valenzuela, Jose Giovanni e Giovani Facchini, do Grupo Libertat/Divulgação
Canções folclóricas de países como
Bolívia, Peru, Equador, Paraguai, Venezuela e Colômbia vão ocupar o Saguão
Central da CPTM nesta quarta-feira, dia 8 de junho, das 14h às 15h. Tal repertório está no show Vozes que Migram/Voces que Migran, do Grupo Libertat, cuja apresentação gratuita faz parte do
projeto Plataforma Conexões, promovido pelo Museu da Língua Portuguesa, instituição do Governo do Estado de São Paulo.
Vozes
que Migram/Voces que Migran é uma ação do
Grupo Libertat, formado por Jose Giovanni, Sandra Valenzuela,
Vladimir David e Giovani Facchini, em parceria com a produtora Pôndero,
de Annie Migliorini, Garci e Katharina Pinheiro, que
visa destacar atividades artísticas de imigrantes latino-americanos que moram
em São Paulo. As músicas serão cantadas em algumas das línguas
faladas pelas populações residentes de nações vizinhas do Brasil.
Entre uma faixa e outra, depoimentos em
produções audiovisuais, em espanhol, quechua e aimará, de imigrantes latinos
que residem na capital paulista serão projetados. Sendo assim uma oportunidade
a mais para conhecer a realidade de quem larga o seu país de origem e vem ter
uma vida diferente em bairros como o da Luz ou do Bom Retiro, no centro de São
Paulo.
Esta ação flerta com o tema da mostra
temporária Sonhei
em português!, em cartaz no Museu
da Língua Portuguesa até 12 de junho. A exposição fala sobre as migrações do
século XXI e ressalta a importância da língua neste processo de sair de um
lugar para outro.
O Libertat é o
segundo grupo a se apresentar dentro do Plataforma Conexões, que
selecionou oito projetos, com o tema Travessias pela Cidade, de artistas iniciantes (artista solo, grupos ou
cooperados) para fazer parte da programação cultural do Museu da Língua
Portuguesa de maio a dezembro de 2022.
SERVIÇO
Grupo Libertat – Plataforma
Conexões
Dia 8 de junho (quarta-feira), das 14h às 15h
No Saguão Central da CPTM
Grátis
Mostra
temporária “Sonhei em português!”
Até 12 de junho
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Grátis para crianças até 7 anos
Grátis aos sábados
Acesso pelo Portão A (em frente à Pinacoteca)
Venda de ingressos pela internet:
https://bileto.sympla.com.br/event/68203
Museu da Língua
Portuguesa
Praça da Luz s/n - Luz - São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até
18h)
www.museudalinguaportuguesa.org.br
SOBRE O MUSEU
DA LÍNGUA PORTUGUESA
Localizado na Estação da Luz, o MLP tem como tema o
patrimônio imaterial que é a língua portuguesa e faz uso da tecnologia e de
suportes interativos para construir e apresentar seu acervo. O público é
convidado para uma viagem sensorial e subjetiva, apresentando a língua como uma
manifestação cultural viva, rica, diversa e em constante construção.
O Museu da Língua Portuguesa é uma
realização do Governo Federal e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da
Secretaria de Cultura e Economia Criativa, concebido e realizado em parceria
com a Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil é a Organização Social de Cultura
responsável pela sua gestão.
PATROCÍNIOS E PARCERIAS
A reconstrução do Museu tem patrocínio máster da EDP e
patrocínio do Grupo Globo, Itaú Unibanco e Sabesp – todos por meio da Lei
Federal de Incentivo à Cultura. O apoio é da Fundação Calouste Gulbenkian.
A Temporada 2022 conta com patrocínio do
Grupo Volvo, do Instituto Cultural Vale e do Itaú Unibanco, apoio da Booking.com
e do Grupo Ultra e das empresas parceiras Cabot, Marsh McLennan, escritório
Mattos Filho, Verde Asset Management, Faber-Castell e Bain&Company. Rádio
CBN, Revista Piauí, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são seus parceiros de
mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei
Federal de Incentivo à Cultura.
A exposição temporária “Sonhei em
português!” conta com patrocínio do Grupo Volvo e apoio do escritório Mattos
Filho, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
O Plataforma Conexões conta com parceria da CPTM.
Nenhum comentário