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Museu da Língua Portuguesa promove show musical com canções folclóricas de países latinos

Apresentação "Vozes que Migram/Voces que Migran", do Grupo Libertat, acontece no Saguão Central da CPTM na quarta-feira, dia 8, às 14h; performance faz parte do projeto Plataforma Conexões

Sandra Valenzuela, Jose Giovanni e Giovani Facchini, do Grupo Libertat/Divulgação

Canções folclóricas de países como Bolívia, Peru, Equador, Paraguai, Venezuela e Colômbia vão ocupar o Saguão Central da CPTM nesta quarta-feira, dia 8 de junho, das 14h às 15h. Tal repertório está no show Vozes que Migram/Voces que Migran, do Grupo Libertat, cuja apresentação gratuita faz parte do projeto Plataforma Conexões, promovido pelo Museu da Língua Portuguesa, instituição do Governo do Estado de São Paulo. 

Vozes que Migram/Voces que Migran é uma ação do Grupo Libertat, formado por Jose Giovanni, Sandra Valenzuela, Vladimir David e Giovani Facchini, em parceria com a produtora Pôndero, de Annie Migliorini, Garci e Katharina Pinheiro, que visa destacar atividades artísticas de imigrantes latino-americanos que moram em São Paulo. As músicas serão cantadas em algumas das línguas faladas pelas populações residentes de nações vizinhas do Brasil. 

Entre uma faixa e outra, depoimentos em produções audiovisuais, em espanhol, quechua e aimará, de imigrantes latinos que residem na capital paulista serão projetados. Sendo assim uma oportunidade a mais para conhecer a realidade de quem larga o seu país de origem e vem ter uma vida diferente em bairros como o da Luz ou do Bom Retiro, no centro de São Paulo.

Esta ação flerta com o tema da mostra temporária Sonhei em português!, em cartaz no Museu da Língua Portuguesa até 12 de junho. A exposição fala sobre as migrações do século XXI e ressalta a importância da língua neste processo de sair de um lugar para outro. 

O Libertat é o segundo grupo a se apresentar dentro do Plataforma Conexões, que selecionou oito projetos, com o tema Travessias pela Cidade, de artistas iniciantes (artista solo, grupos ou cooperados) para fazer parte da programação cultural do Museu da Língua Portuguesa de maio a dezembro de 2022.  

SERVIÇO  
Grupo Libertat – Plataforma Conexões  
Dia 8 de junho (quarta-feira), das 14h às 15h  
No Saguão Central da CPTM  
Grátis    

Mostra temporária “Sonhei em português!”  
Até 12 de junho  
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)  
Grátis para crianças até 7 anos  
Grátis aos sábados  
Acesso pelo Portão A (em frente à Pinacoteca)  
Venda de ingressos pela internet:  
https://bileto.sympla.com.br/event/68203  

Museu da Língua Portuguesa  
Praça da Luz s/n - Luz - São Paulo  
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 18h)  
www.museudalinguaportuguesa.org.br  

 

SOBRE O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA  
Localizado na Estação da Luz, o MLP tem como tema o patrimônio imaterial que é a língua portuguesa e faz uso da tecnologia e de suportes interativos para construir e apresentar seu acervo. O público é convidado para uma viagem sensorial e subjetiva, apresentando a língua como uma manifestação cultural viva, rica, diversa e em constante construção.  

O Museu da Língua Portuguesa é uma realização do Governo Federal e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, concebido e realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.  

PATROCÍNIOS E PARCERIAS  
A reconstrução do Museu tem patrocínio máster da EDP e patrocínio do Grupo Globo, Itaú Unibanco e Sabesp – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O apoio é da Fundação Calouste Gulbenkian.  

A Temporada 2022 conta com patrocínio do Grupo Volvo, do Instituto Cultural Vale e do Itaú Unibanco, apoio da Booking.com e do Grupo Ultra e das empresas parceiras Cabot, Marsh McLennan, escritório Mattos Filho, Verde Asset Management, Faber-Castell e Bain&Company. Rádio CBN, Revista Piauí, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são seus parceiros de mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.  

A exposição temporária “Sonhei em português!” conta com patrocínio do Grupo Volvo e apoio do escritório Mattos Filho, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O Plataforma Conexões conta com parceria da CPTM. 

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