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Na América Latina, empresas detém em média 9,4 cartões virtuais

Dados levantados pela empresa Tribal mostra crescimento na preferência por cartões virtuais em startups e PMEs

Como parte do aumento na oferta de meios de pagamento digitais, acelerada principalmente pela pandemia, está a adesão de novos produtos financeiros como os cartões de crédito virtuais. Assim como os cartões físicos, os cartões virtuais são personalizados com os dados, como nome do usuário, número, data de validade e código de segurança, com a vantagem de ser um produto digital, mais seguro e que não precisa ser transportado fisicamente.

A modalidade disponível para pessoas físicas e empresas tornou-se um recurso que facilita a gestão e o monitoramento de pagamentos corporativos, pois permite atender a diferentes necessidades. Segundo levantamento da Tribal, plataforma  que oferece soluções financeiras integradas para empresas da região, na América Latina empresas movimentam em média 9,4 cartões virtuais. Além disso, há casos particulares que ultrapassaram 400 cartões virtuais.

“Empresas que estão em fase inicial ou de desenvolvimento têm problemas para adquirir cartões de crédito pelo banco tradicional, pois podem não atender aos requisitos ou o processo de aprovação pode demorar”, comenta Ricardo Pedraza, Diretor de Vendas para América Latina da Tribal. “Essas empresas precisam de produtos financeiros sob medida, e conseguimos isso por meio do nosso cartão virtual, que se tornou uma ferramenta de controle de despesas muito poderosa e eficiente, pois não há limite para a quantidade de cartões que podem ser emitidos, sejam eles de uso único ou recorrente”, acrescenta.

Ainda segundo a pesquisa realizada pela Tribal, o uso dos cartões virtuais por seus clientes no Brasil cresceu cinco vezes do primeiro ao segundo trimestre de 2022. Esse aumento também deve-se ao fato desse tipo de cartão ser uma solução mais segura para transações digitais, já que oferece criptografia de dados e, por serem digitais, não há possibilidade de perda, o que dificulta que as empresas sejam vítimas de crimes como clonagem e roubo de identidade.

Para a aprovação da linha de crédito dos cartões corporativos, a Tribal utiliza inteligência artificial focada no potencial de crescimento futuro dos negócios e seu histórico financeiro, como extratos bancários, faturas e/ou registros da empresa.

“Com o cartão virtual que oferecemos, é possível descentralizar as operações de compras das empresas, tornando os processos de pagamento mais eficientes em diferentes áreas do negócio, e, assim, poder capacitar os funcionários para realizar as despesas operacionais necessárias de suas respectivas áreas, eliminando a burocracia tradicional e permitindo que cada área foque em crescer e melhorar”, finaliza Pedraza.

Sobre a Tribal Credit

A Tribal oferece soluções de crédito e pagamentos para startups e pequenas e médias empresas com foco em mercados emergentes. Com sede no Vale do Silício, tem operações na América Latina, África e no Oriente Médio. 

Em 2022, a Tribal anunciou sua chegada ao Brasil, depois da captação de US$60 milhões liderada pela SoftBank Latin America Fund com a participação da Coinbase Ventures, BECO Capital, QED Investors e Rising Tide. Além da rodada de investimentos na série B, outras ações foram aproveitadas para adicionar criptomoedas de alto valor e investidores estratégicos, entre eles: Circle Ventures, AGE Fund, Third Prime, Canas Capital e Acuity Ventures. 

Com três anos desde a sua fundação, hoje a Tribal conta com mais de 300 funcionários e clientes como Playmatch, Awari, Ben & Frank, Grupo Anderson e Mora Mora no Brasil, México, Chile, Peru e na Colômbia.

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