Na América Latina, empresas detém em média 9,4 cartões virtuais
Dados levantados pela empresa Tribal mostra
crescimento na preferência por cartões virtuais em startups e PMEs
Como parte do aumento na oferta de meios
de pagamento digitais, acelerada principalmente pela pandemia, está a adesão de
novos produtos financeiros como os cartões de crédito virtuais. Assim como os
cartões físicos, os cartões virtuais são personalizados com os dados, como nome
do usuário, número, data de validade e código de segurança, com a vantagem de
ser um produto digital, mais seguro e que não precisa ser transportado
fisicamente.
A modalidade disponível para pessoas físicas e empresas tornou-se um recurso
que facilita a gestão e o monitoramento de pagamentos corporativos, pois
permite atender a diferentes necessidades. Segundo levantamento da Tribal,
plataforma que oferece soluções financeiras integradas para empresas da
região, na América Latina empresas movimentam em média 9,4 cartões virtuais.
Além disso, há casos particulares que ultrapassaram 400 cartões virtuais.
“Empresas que estão em fase inicial ou de desenvolvimento têm problemas para
adquirir cartões de crédito pelo banco tradicional, pois podem não atender aos
requisitos ou o processo de aprovação pode demorar”, comenta Ricardo Pedraza, Diretor de Vendas para
América Latina da Tribal. “Essas empresas precisam de produtos
financeiros sob medida, e conseguimos isso por meio do nosso cartão virtual,
que se tornou uma ferramenta de controle de despesas muito poderosa e
eficiente, pois não há limite para a quantidade de cartões que podem ser
emitidos, sejam eles de uso único ou recorrente”, acrescenta.
Ainda segundo a pesquisa realizada pela Tribal, o uso dos cartões virtuais por
seus clientes no Brasil cresceu cinco vezes do primeiro ao segundo trimestre de
2022. Esse aumento também deve-se ao fato desse tipo de cartão ser uma solução
mais segura para transações digitais, já que oferece criptografia de dados e,
por serem digitais, não há possibilidade de perda, o que dificulta que as
empresas sejam vítimas de crimes como clonagem e roubo de identidade.
Para a aprovação da linha de crédito dos cartões corporativos, a Tribal utiliza
inteligência artificial focada no potencial de crescimento futuro dos negócios
e seu histórico financeiro, como extratos bancários, faturas e/ou registros da
empresa.
“Com o cartão virtual que oferecemos, é
possível descentralizar as operações de compras das empresas, tornando os
processos de pagamento mais eficientes em diferentes áreas do negócio, e, assim,
poder capacitar os funcionários para realizar as despesas operacionais
necessárias de suas respectivas áreas, eliminando a burocracia tradicional e
permitindo que cada área foque em crescer e melhorar”, finaliza Pedraza.
Sobre a Tribal Credit
A Tribal oferece soluções de crédito e
pagamentos para startups e pequenas e médias empresas com foco em mercados
emergentes. Com sede no Vale do Silício, tem operações na América Latina,
África e no Oriente Médio.
Em 2022, a Tribal anunciou sua chegada
ao Brasil, depois da captação de US$60 milhões liderada pela SoftBank Latin
America Fund com a participação da Coinbase Ventures, BECO Capital, QED
Investors e Rising Tide. Além da rodada de investimentos na série B, outras
ações foram aproveitadas para adicionar criptomoedas de alto valor e
investidores estratégicos, entre eles: Circle Ventures, AGE Fund, Third Prime,
Canas Capital e Acuity Ventures.
Com três anos desde a sua fundação, hoje a Tribal conta com mais de 300 funcionários e clientes como Playmatch, Awari, Ben & Frank, Grupo Anderson e Mora Mora no Brasil, México, Chile, Peru e na Colômbia.
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