Na Suécia, pesquisadores criam "bateria líquida" capaz de armazenar energia solar por até 18 anos
Estudo é feito por professores da Universidade de Tecnologia Chalmers com o apoio de profissionais chineses
Na Suécia, pesquisadores da Universidade de Tecnologia Chalmers criaram uma bateria capaz de armazenar energia solar numa bateria em estado líquido. O estudo, que conta com a participação de profissionais chineses, poderá resultar no desenvolvimento de um sistema elétrico capaz de criar aparelhos carregados automaticamente.
A tecnologia tem como base o MOST (sigla em inglês que significa Sistema Molecular de Armazenamento de Energia Termo Solar), onde moléculas de carbono, hidrogênio e nitrogênio mudam o seu estado físico quando entram em contato direto com a luz do Sol, tornando-se um isômero rico em energia. Esta, por sua vez, poderá ser guardada para usos no futuro, como, por exemplo, no horário da noite, quando a maioria das pessoas está dormindo e não há produção de calores.
Segundo os especialistas, o material pode ficar armazenado por mais de 18 anos. Quando for utilizada, um catalisador fará com que as moléculas do MOST retornem ao seu formato original, liberando energia em forma de calor. Esta é uma solução que poderá ser utilizada, por exemplo, em sistemas de aquecimento, além de caso seja usado com um gerador térmico compacto, a tecnologia é capaz de produzir eletricidade.
Para Kasper Moth-Poulsen, líder da pesquisa e professor do departamento de química e engenharia química da Universidade de Chalmers, a iniciativa tem um potencial ecológico.
“Esse sistema possibilita o uso de energia solar para produzir eletricidade independente do clima, hora do dia, estação do ano ou localização geográfica. É uma tecnologia que pode operar sem gerar emissões”, comenta o mestre. No entanto, apesar do seu enorme potencial de sucesso, ainda são necessários uma série de estudos e experimentos para que essa tecnologia seja usada de forma comercial.
Sendo assim, continuaremos armazenando a energia vinda da radiação produzida pelo astro rei em baterias estacionárias em casos de construções residenciais e comerciais, ou uma bomba solar, para a captação de água em poços, reservatórios e aquíferos.
Nenhum comentário