O toque de Midas: os segredos de um e-commerce de sucesso
*Por Clóvis Souza, fundador e CEO da Giuliana Flores
O e-commerce segue crescendo – em relação
ao primeiro trimestre do ano anterior avançou 12%, conforme estima a ABComm
(Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). É que uma loja virtual
possibilita a venda de produtos para todas as regiões do Brasil, por exemplo;
proporciona presentes diferenciados para todos os estilos de comemorações. Mas
para que isso funcione perfeitamente aos olhos dos consumidores é necessária uma
equipe engajada.
Para
que um e-commerce explore o seu potencial é preciso lançar mão de estratégias
em todos os setores – produção, estoque, logística, SAC, pós-venda – para
oferecer uma experiência completa aos clientes. Penso que existem três pilares para
um e-commerce prosperar: planejamento estratégico, produtos de qualidade e um
SAC eficiente.
O
planejamento consiste em selecionar os produtos que irá vender, tirar boas
fotos e produzir textos e conteúdos criativos, que atraiam o consumidor. Também
é fundamental conhecer os parceiros, verificar a data de validade de produtos
perecíveis, avaliar a forma da logística, o cumprimento dos prazos e todos os
pormenores que possam eventualmente atrapalhar a experiência do cliente.
Produtos
de qualidade são (ou deveriam ser) uma premissa básica em qualquer loja, seja
on-line, seja física. Quando se compra para uso próprio ou para presentear,
existe todo o cuidado de pesquisar as versões, tamanhos, cores, além do
investimento financeiro e afetivo. Quanto mais tempo o produto durar, mais
memória afetiva irá proporcionar. Dessa maneira, o cliente ainda pode lembrar
onde comprou e numa próxima oportunidade deve voltar a sua loja.
O
SAC eficiente, por sua vez, também motiva o retorno dos clientes ao e-commerce.
É uma ferramenta essencial para colher feedbacks tanto positivos quanto
negativos dos nossos consumidores, e assim, aperfeiçoar a experiência.
O
hábito de comprar pela internet já está enraizado; é uma forma prática,
eficiente, cômoda, e muitas vezes, rápida, conforme o processo de logística.
Tornou-se um caminho que deve seguir em paralelo com o ambiente físico, por
isso o cuidado para atender da melhor forma possível as expectativas dos
consumidores.
*
Clóvis Souza é fundador da Giuliana Flores, maior e-commerce de flores do país,
ocupando 70% do market share no Brasil, com mais de 400 mil entregas feitas por
ano - giulianaflores@nbpress.com
Sobre
a Giuliana Flores
Criada há mais de 30 anos pelo empreendedor Clóvis Souza, a Giuliana Flores foi uma das primeiras lojas virtuais de flores e presentes do Brasil, nascida em 2000. Enfrentando o “boom” da internet, quando várias empresas “ponto.com” fecharam, a marca se fortaleceu e hoje se posiciona como líder no segmento. Entre seus diferenciais estão a constante preocupação com a combinação de flores e arranjos para agradar aos mais variados gostos e estilos, além das fortes parcerias com marcas de luxo como Ferrero Rocher, Nestlé, Heineken, Milka, Natura, Havanna, Lindt, Chandon, Rommanel, Vivedas, Uatt?, Kopenhagen, entre muitas outras, oferecendo produtos exclusivos ao e-consumidor. Atualmente, a Giuliana Flores conta com 280 mil visitantes únicos/mês, compostos por um público pertencente às classes AA, A e B, com idade média entre 25 e 55 anos e atende a mais de 5 mil cidades. O portal ganhou o Prêmio Época Reclame Aqui nos anos de 2013, 2016, 2017 e 2018, todos na categoria E-commerce – Floricultura, e conta com o selo de empresa reconhecida pelos sites Bondfaro e Buscapé, Loja Ouro pelo e-bit e Selo Site Blindado. Para mais informações, acesse: www.giulianaflores.com.br.
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