Últimas

Obra traz roteiro com orações e textos bíblicos para rezar a Quaresma de São Miguel Arcanjo

"Miguel tem a tarefa de apresentar as almas humanas perante Deus; por isso devemos venerá-lo mais do que a outros anjos" (São Francisco de Assis)


Publicada pela PAULUS Editora, a obra “Quaresma de São Miguel Arcanjo 2022” visa auxiliar os fiéis que procuram realizar a Quaresma de São Miguel Arcanjo, que tem se tornado popular no Brasil. Este período forte de oração tem início no dia 15 de agosto, com a Solenidade da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria, e termina no dia 29 de setembro, data em que a Igreja Católica celebra a Solenidade dos Arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel.

São Miguel Arcanjo é, definitivamente, o anjo mais importante do coro celeste. Sua atuação junto aos anjos simboliza o triunfo do bem sobre o mal, presente na história da criação e também na batalha final, conforme narra o livro do Apocalipse (12,7-8). O que sabemos sobre São Miguel, além do que consta nas Sagradas Escrituras, é obtido através da angelologia e por meio de relatos encontrados na história dos santuários erguidos em sua homenagem. 

O organizador da obra, Danilo Alves Lima, ssp, ressalta que apesar deste período específico, a Quaresma de São Miguel pode ser rezada em outros períodos do ano, desde que não interfira na vivência dos momentos litúrgicos mais fortes da Igreja. Segundo a obra, a Quaresma de São Miguel pode ser rezada de forma comunitária ou individual. Recomenda-se ter um espaço para a oração, com um altar e uma vela. Porém, mais importante do que o exterior, é aquilo que é vivido no interior da pessoa que se propõe a rezar. “Mais importante é colocar-se na presença de Deus, com o firme propósito de promover o bem e combater o mal, começando pelo esforço de ser uma pessoa melhor”, recomenda o organizador.

Para cada dia da Quaresma, a publicação traz um trecho de um Salmo, uma antífona, um  texto bíblico do Antigo ou Novo Testamento, seguido de uma breve meditação. Além disso, há um roteiro oracional para ser usado no início de cada dia, que inclui a oração inicial, a ladainha e a consagração a São Miguel Arcanjo, encerrando com a bênção final.

Ao final da obra, o leitor ainda encontra a oração do Terço de São Miguel Arcanjo e uma reflexão do Papa Francisco sobre o tema da oração. “Quem quiser rezar deve lembrar-se de que a fé não é fácil, e por vezes procede na quase total obscuridade, sem pontos de referência. Há momentos da vida de fé que são obscuros e, por isso alguns santos os definiram como a ‘noite escura’, pois não se sente nada. Mas eu continuo a rezar”, recorda o Pontífice.

A publicação “Quaresma de São Miguel Arcanjo” está disponível em toda rede de Livrarias PAULUS presente em todo Brasil.
Confira os endereços em nosso site. 

Ficha Técnica
Título: Quaresma de São Miguel Arcanjo 2022
Organizador: Danilo Alves Lima, ssp
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 128
Áreas de interesse: Devocional
Link: https://bit.ly/3AgoUUM

Nenhum comentário