Oportunidades nas empresas alinhadas ao conceito ESG representam mais que apenas vagas no mercado de trabalho para jovens
• Além da questão da carreira, as novas
gerações valorizam o fato de fazer parte de organizações que contribuam para
melhorar os aspectos da sustentabilidade, desenvolvimento social, entre outros,
no mundo;
•
Uma das portas de entrada para esses futuros profissionais nas companhias
continua sendo o programa de estágios. Na GreenYellow, multinacional
especializada em soluções para energia que vem expandindo o time desde a
chegada ao Brasil, por exemplo, a média de retenção é de 66% nos últimos três
anos.
Além de conquistar espaço no meio
corporativo, muitos jovens que estão entrando no mercado de trabalho, hoje em
dia, também desejam conciliar esse passo com a possibilidade de atuar em
empresas que contribuam para os aspectos de sustentabilidade, desenvolvimento social,
diversidade, entre outros. Trata-se do desejo de alinhar a carreira a um ideal,
um propósito, e ter no trabalho a chance de ajudar a melhorar o mundo. E essa
nova geração representa um impacto importante na economia, uma vez que até o
final da década 1,8 bilhão de jovens entre 17 e 24 anos vão começar a vida
profissional, de acordo com estudos do Fundo de População das Nações Unidas
(UNFPA). Eles serão 24% da população mundial.
A GreenYellow,
multinacional especializada em energia solar, comercialização, gestão de
energia e eficiência energética, por exemplo, se encaixa no perfil de empresas
que os novos profissionais enxergam como lugar para empregar seus talentos e,
além disso, ter um papel ativo em benefício da sociedade. Com uma atuação
baseada na geração de energia renovável e na racionalização do uso do recurso
pelas organizações, a GreenYellow viu desde 2013, quando foi implantada no
Brasil, seu quadro de colaboradores sair de 10 para mais de 150 no final de
2021. Segundo Daniana Dressador, gerente da área de Recursos Humanos da
empresa, a média de idade dos colaboradores no Brasil é de 32 anos. “Temos um
time jovem e a formação desse grupo ocorreu de forma totalmente orgânica. Nesse
contexto, uma das principais portas de entrada para as pessoas que estão ainda
na fase dos estudos na empresa é o Programa de Estágio”, afirma.
A GreenYellow oferece aos estagiários
orientação por meio de um programa de mentoria, plataforma ‘gamificada’, que
conta com formato que atrai muito esse público por causa da dinâmica e da
linguagem, bem como plano de desenvolvimento individual e suporte para
elaboração de projeto aplicado ao negócio. “No caso da orientação por meio da
plataforma, o estagiário recebe ferramentas de autoconhecimento,
desenvolvimento de carreira, trabalho em equipe, ética profissional e atitude
criativa e empreendedora, que são elementos-chave para essa fase da jornada”,
explica.
Atuar em empresas que contribuem para a
evolução e conscientização da sociedade quanto a temas, como os pilares de ESG,
tornou-se um atrativo para os jovens da geração Z. "Trabalhar em uma
empresa cuja missão é oferecer soluções renováveis de energia é realmente muito
gratificante e está alinhado aos meus propósitos de trabalho, pois, de certa
forma, consigo contribuir para um futuro cada vez mais sustentável e
ecologicamente responsável. Junto a isso, trabalhando no setor de inovações da
GreenYellow, consigo apoiar de perto as novas iniciativas da empresa e auxiliar
para a disseminação soluções que trazem não só benefícios financeiros para a
companhia, mas também para o Brasil", comenta Mateus Costa de Carvalho,
estagiário de Inovação e Marketing da GreenYellow.
Sobre a GreenYellow
A GreenYellow é especializada em Eficiência Energética, Energia Solar, Comercialização e Gestão de Energia. De origem francesa, a empresa tem operações em dezesseis países e possui um portfólio de Eficiência Energética com mais de 2650 projetos implementados em todo o mundo, sendo mais de 1000 deles no Brasil, onde opera desde 2013. A economia anual de energia com os projetos de eficiência energética da GreenYellow totaliza 230 GWh, o suficiente para abastecer mais de 118 mil casas em um ano. Em Energia solar, possui mais de 60 usinas em construção ou operação, somando 150 MWp de potência instalada. Mais informações: http://www.greenyellow.com.br/. Entre seus clientes atualmente estão Oi Telecom, DPSP, Lopes Supermercado, Claro, Magazine Luiza, Pão de Açúcar, Assaí Atacadista, Via Varejo, Leroy Merlin, entre outros.
Nenhum comentário