Os riscos psicológicos da adultização da infância
Psicanalista alerta que esse comportamento pode ocasionar encurtamento da infância e sexualização precoce
Algumas brincadeiras ditas como inocentes, nem sempre são tão inocentes assim.
Comprova-se isso quando pensamos em nossas crianças e em insinuações do tipo:
“Que lindos!!! São namoradinhos”. Típicas brincadeiras que fomentam a
“adultização” de nossos pequenos.
Isto porque a infância é conhecida como
o período da inocência e quando crianças não compreendemos o mundo a nossa
volta como os adultos, pois estamos em fases distintas, cognitivamente falando.
Portanto, existe uma sensibilização enorme no que diz respeito a promover a
aceleração destes estágios de desenvolvimento.
A infância necessita de um olhar um pouco mais cuidadoso, mas às vezes, ao
lidarmos com nossas próprias crianças esquecemos de que um dia vivenciamos
aquele período e acabamos por projetar nelas comportamentos nossos, de adultos.
Um desses comportamentos é o namoro, algo intrinsicamente adulto que atribuímos
a criança como se fosse algo normal.
Mas vamos pensar juntos, qual o maior problema disso? A grande questão é que o
desenvolvimento é pautado por etapas, cada etapa possui o seu nível de
importância para um desenvolvimento saudável.
E quando atribuímos a uma criança o ato de namorar, estamos precocemente
“adultizando” uma fase que não deveria ser “adultizada”.
O resultado é que, quando uma criança fala que namora, ela imita um
comportamento que vê em casa ou na sociedade a sua volta, sem compreender o que
aquele comportamento significa. O perigo encontrado ao incentivar o namoro de
crianças é o encurtamento da infância e a sexualização precoce. Esse
encurtamento acontece quando se leva ao universo infantil um conteúdo (o namoro)
que pertence ao universo do adolescente e do adulto.
Ou seja, assim como os marcos do
desenvolvimento infantil e outras diversas situações do universo das crianças,
não existe nenhum manual ou regra que determine qual a idade certa para começar
a namorar. No entanto, não devemos romantizar o crescimento precoce.
A compreensão do sentimento amoroso e do desejo sexual é algo do mundo adulto,
pois, por mais que a sexualidade esteja presente desde o nascimento, a criança
ainda não entende sua complexidade. Ela busca o outro pelo desejo de contato
humano, e olhar isso através da ótica da erotização.
É algo provocado pelos adultos e que as
empurra para um tipo de interação para qual ainda não estão preparadas e que
pode lhes causar muita angústia.
Mas e se a criança um dia chegar em casa dizendo que têm um namoradinho, o que
fazer? Nosso papel como pais, responsáveis e educadores é explicar que namoro é
coisa de adulto e que as crianças possuem amigos e colegas. Lembre-se que a
criança não tem maturidade para compreender o que significa namoro e por isso
não deve ser estimulada a tanto.
É importante que ela receba a orientação de que, certas coisas, só poderá fazer
quando “crescer”. Respeitando suas etapas e períodos de crescimento.
Portanto, apesar de termos evidências de que a erotização da infância acontece
hoje com uma naturalidade assustadora, não podemos nos omitir ao dever de
educar e orientar a criança, abominando atos que possam roubar a inocência.
Afinal, criança feliz é aquela que vive
a infância sendo criança e que completa em sua plenitude, todas as etapas de
seu desenvolvimento infantil.
Dra. Andréa Ladislau / Psicanalista
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