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Pesquisa da Jumppi revela os hábitos de consumo entre os residentes da cidade de São Paulo

A maior parte dos respondentes pertence a classe C1 e no processo de busca da informação, antes de realizar uma compra, 83,5% dos entrevistados preferem canais digitais

Três anos após o início da pandemia da Covid-19, fato é que muita coisa mudou no relacionamento entre as pessoas e nos hábitos de consumo. Para entender mais sobre isso, as empresas precisam estar atentas às novas tendências e comportamentos para construir suas estratégias de marketing com base em informações sólidas e atualizadas. Pesquisa realizada pela Jumppi Pesquisa & Inteligência, empresa do grupo empresarial Matter&Co, revela os hábitos de consumo entre os residentes da cidade de São Paulo de 18 anos ou mais. 

"A Jumppi realizou a pesquisa com o objetivo de compreender as preferências relacionadas à jornada do consumidor e os hábitos de compra associados a produtos como alimentos e bebidas, vestuário, equipamentos esportivos, eletrodomésticos e mobiliário na capital paulista. Um dado que chama a atenção é que nas atividades ligadas ao pós compra 56,1% dos entrevistados prefere ir a uma loja física, o que mostra que as pessoas ainda preferem um contato com o vendedor ou o produto para fazer uma reclamação ou mesmo uma nova escolha de compra”, destaca Matheus Lemos, um dos fundadores da Jumppi, responsável pela pesquisa. 

Foi constatado que há uma preponderância dos canais digitais na hora da busca de informações e comparação das alternativas. É possível utilizar os canais digitais a qualquer hora e qualquer dia no conforto de casa, para fazer a comparação de toda a gama de produtos disponíveis no mercado e isso facilita tanto em termos de preço, avaliação e entrega. No entanto, no momento da compra, a preferência dos paulistanos pela loja física aumenta, isso pode se dar pelo menor risco de fraude durante o processo de compra, o tratamento mais individualizado realizado por um bom vendedor e a possibilidade de testar o produto e sair com ele na mesma hora. 

A pesquisa mostra também que os homens preferem ir a uma loja física, enquanto as mulheres preferem utilizar os canais digitais, entre as diferentes razões, se avaliarmos a questão do tempo para as mulheres que constantemente vivem em jornadas duplas, o que pode limitar o tempo livre para conseguir ir às lojas físicas. 

Pessoas com mais de 50 anos também têm preferência para ir a uma loja física fazer compras. A desconfiança e falta de facilidade para usar a internet podem justificar essa preferência. Além disso, há a questão da fidelidade com relação a profissionais e marcas específicas e a preferência por um atendimento mais personalizado. 

Na busca por assistência técnica, embora a maior parte prefira ir a uma loja física, tem um contingente considerável de pessoas que preferem canais digitais. A pesquisa foi realizada com todas as classes sociais, em que predomina a preferência pela loja física, com destaque para os 68,8% dos respondentes da classe C2. Na primeira situação existem fatores como afinidade com um profissional, a idade e a garantia do produto que podem ter um papel importante na preferência pelo presencial. No segundo cenário, as lojas têm um custo reputacional que faz com que elas sejam sensíveis às demandas de trocas, assistência e avaliações negativas, procurando entregar um bom serviço de pós compra. No entanto, existem dificuldades logísticas nesse processo, dado a abrangência que o comércio online pode ter em termos territoriais. 

Quando se perguntou aos entrevistados sobre a preferência por canais online ou lojas físicas para uma série de produtos, os eletrodomésticos se destacam como produtos que as pessoas preferem comprar de maneira online, são produtos que, quando possuem a mesma função, são muito semelhantes e cuja satisfação não está ligada a uma experiência sensorial do seu uso, mas as características técnicas. 

A pesquisa mostrou ainda que mulheres e pessoas de 30 a 49 anos têm maior preferência por comprar eletrodomésticos online, por questões relacionadas ao ciclo de vida e às razões apontadas anteriormente. Por fim, a pesquisa revelou uma preponderância dos canais digitais entre todas as classes, com exceção à C2. Para esta, a busca por transações mais seguras e a retirada imediata dos produtos pode ser entendida como um fator mais relevante do que para as demais na hora de comprar eletrodomésticos.

A Jumppi é uma empresa de pesquisas acadêmicas e de mercado  que entrega aos seus clientes o que eles mais precisam: informação acurada e valiosa para tomada de decisão. Saiba mais em jumppi.com.br. Foi fundada em 2003 por Fernando Giberti, especialista em Inteligência de Mercado e Pesquisa, consultor de Marketing e Estratégia e professor de MBA na PUC Minas e no Ibmec, e Matheus Lemos, doutor e mestre em Administração, especializado em Marketing e professor universitário com mais de 15 anos de experiência em planejamento e análise de pesquisas de opinião e de comportamento de consumo. 

Sobre a Matter&Co - Grupo empresarial e ecossistema de inteligência de negócios. Fundado em Belo Horizonte (MG), é formado pelas empresas Smart Business Lab, consultoria de estratégia e gestão de negócios; Jumppi , centro de pesquisas acadêmicas e de mercado; GO! Inteligence consultoria em inteligência de mercado, IN3, empresa de ciência de dados; Umanse, recrutadora de talentos; e BeePo, operadora de finanças. Juntas, as empresas já realizaram 1.200 projetos para clientes de 24 estados do Brasil e outros cinco países. Em 2022, seu primeiro ano, o grupo prevê um faturamento de R$ 22 milhões. Mais informações em fazendoadiferenca.com

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