Pesquisa da Jumppi revela os hábitos de consumo entre os residentes da cidade de São Paulo
A maior parte dos respondentes pertence a
classe C1 e no processo de busca da informação, antes de realizar uma compra,
83,5% dos entrevistados preferem canais digitais
Três anos após o início da pandemia da
Covid-19, fato é que muita coisa mudou no relacionamento entre as pessoas e nos
hábitos de consumo. Para entender mais sobre isso, as empresas precisam estar
atentas às novas tendências e comportamentos para construir suas estratégias de
marketing com base em informações sólidas e atualizadas. Pesquisa realizada
pela Jumppi Pesquisa & Inteligência, empresa do grupo empresarial
Matter&Co, revela os hábitos de consumo entre os residentes da cidade de
São Paulo de 18 anos ou mais.
"A Jumppi realizou a pesquisa com o
objetivo de compreender as preferências relacionadas à jornada do consumidor e
os hábitos de compra associados a produtos como alimentos e bebidas, vestuário,
equipamentos esportivos, eletrodomésticos e mobiliário na capital paulista. Um
dado que chama a atenção é que nas atividades ligadas ao pós compra 56,1% dos
entrevistados prefere ir a uma loja física, o que mostra que as pessoas ainda
preferem um contato com o vendedor ou o produto para fazer uma reclamação ou
mesmo uma nova escolha de compra”,
destaca Matheus Lemos, um dos fundadores da Jumppi, responsável pela
pesquisa.
Foi constatado que há uma preponderância dos canais
digitais na hora da busca de informações e comparação das
alternativas. É possível utilizar os canais digitais a qualquer hora e qualquer
dia no conforto de casa, para fazer a comparação de toda a gama de produtos
disponíveis no mercado e isso facilita tanto em termos de preço, avaliação e
entrega. No entanto, no momento da compra, a preferência dos paulistanos pela loja física aumenta,
isso pode se dar pelo menor risco de fraude durante o processo de compra, o
tratamento mais individualizado realizado por um bom vendedor e a possibilidade
de testar o produto e sair com ele na mesma hora.
A pesquisa mostra também que os homens preferem ir a uma loja física,
enquanto as mulheres preferem utilizar os canais digitais,
entre as diferentes razões, se avaliarmos a questão do tempo para as mulheres
que constantemente vivem em jornadas duplas, o que pode limitar o tempo livre
para conseguir ir às lojas físicas.
Pessoas com mais de 50 anos também têm
preferência para ir a uma loja física fazer compras. A desconfiança e falta de facilidade
para usar a internet podem justificar essa preferência. Além disso, há a
questão da fidelidade com relação a profissionais e marcas específicas e a
preferência por um atendimento mais personalizado.
Na busca por assistência técnica, embora
a maior parte prefira ir a uma loja física, tem um contingente considerável de
pessoas que preferem canais digitais. A pesquisa foi realizada com todas as classes sociais, em
que predomina a preferência pela loja física, com destaque para os 68,8% dos
respondentes da classe C2. Na primeira situação existem fatores como afinidade
com um profissional, a idade e a garantia do produto que podem ter um papel
importante na preferência pelo presencial. No segundo cenário, as lojas têm um
custo reputacional que faz com que elas sejam sensíveis às demandas de trocas,
assistência e avaliações negativas, procurando entregar um bom serviço de pós
compra. No entanto, existem dificuldades logísticas nesse processo, dado a
abrangência que o comércio online pode ter em termos territoriais.
Quando se perguntou aos entrevistados
sobre a preferência por canais online ou lojas físicas para uma série de
produtos, os
eletrodomésticos se destacam como produtos que as pessoas preferem comprar de
maneira online, são produtos que, quando possuem a mesma
função, são muito semelhantes e cuja satisfação não está ligada a uma
experiência sensorial do seu uso, mas as características técnicas.
A pesquisa mostrou ainda que mulheres e
pessoas de 30 a 49 anos têm maior preferência por comprar eletrodomésticos
online, por questões relacionadas ao ciclo de vida e às razões apontadas
anteriormente. Por fim, a pesquisa revelou uma preponderância dos canais
digitais entre todas as classes, com exceção à C2. Para esta, a busca por
transações mais seguras e a retirada imediata dos produtos pode ser entendida
como um fator mais relevante do que para as demais na hora de comprar
eletrodomésticos.
A Jumppi é uma empresa de pesquisas acadêmicas e de
mercado que entrega aos seus clientes o que eles mais precisam:
informação acurada e valiosa para tomada de decisão. Saiba mais em jumppi.com.br. Foi fundada em 2003 por
Fernando Giberti, especialista em Inteligência de Mercado e Pesquisa, consultor
de Marketing e Estratégia e professor de MBA na PUC Minas e no Ibmec, e Matheus
Lemos, doutor e mestre em Administração, especializado em Marketing e professor
universitário com mais de 15 anos de experiência em planejamento e análise de
pesquisas de opinião e de comportamento de consumo.
Sobre a Matter&Co - Grupo empresarial e ecossistema de inteligência de negócios. Fundado em Belo Horizonte (MG), é formado pelas empresas Smart Business Lab, consultoria de estratégia e gestão de negócios; Jumppi , centro de pesquisas acadêmicas e de mercado; GO! Inteligence consultoria em inteligência de mercado, IN3, empresa de ciência de dados; Umanse, recrutadora de talentos; e BeePo, operadora de finanças. Juntas, as empresas já realizaram 1.200 projetos para clientes de 24 estados do Brasil e outros cinco países. Em 2022, seu primeiro ano, o grupo prevê um faturamento de R$ 22 milhões. Mais informações em fazendoadiferenca.com.
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