Presente de Dia dos Namorados fica para última hora, revela pesquisa
Assim como na declaração de Imposto de Renda,
brasileiro também protela a compra do mimo
São Paulo, junho de 2022 - Prática comum entre os brasileiros, o
presente do Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho, também fica para
última hora. É o que aponta a pesquisa “Tendências
e Insights para o Dia dos Namorados” realizada pela Macfor, agência full service de
marketing digital.
Esse comportamento social pode,
inclusive, influenciar na escolha do presente. Segundo Fabrício Macias, co-CEO
e responsável pela condução do estudo
na Macfor, em 2021, o aumento nas buscas por presentes aconteceu uma semana
antes, alcançando o pico de interesse no dia anterior à data.
“Apesar desse padrão se repetir em datas
comemorativas como nos Dias das Mães e dos Pais, no Dia dos Namorados há uma
redução no interesse por presente, exatamente no dia 12. Momento em que se
percebe um pico na busca por experiências como jantares ou hospedagem, que
podem se tornar uma escolha justamente pela falta de tempo para presentear a
pessoa amada”, revela o executivo.
Segundo o especialista da agência, as
marcas devem aproveitar essa tendência e concentrar seus investimentos em mídia
nas duas semanas que antecedem a data. “Vale explorar também o uso de copy —
texto cuja intenção é fazer o leitor converter em alguma ação — alinhado com o
termo ‘última hora’ nos anúncios", recomenda Macias.
Comportamento regional
As buscas por presentes de Dia dos
Namorados em 2022 começaram em maio, sobretudo na região Nordeste e nos estados
de Tocantins, Mato Grosso e Rio de Janeiro.
Em 2021, enquanto na maioria das regiões
do País a concentração de buscas por presentes se deu na semana do Dia dos
Namorados, nos estados do Norte e Nordeste o interesse por presentes iniciou em
média um mês antes.
“Isso acontece por conta da logística
dos e-commerces, que, normalmente, possuem um prazo de entrega maior para essas
Regiões. O consumidor dessas localidades, que tem o hábito de compra online
consolidado, já sabe que precisa fazer pedidos com antecedência para receber
seus produtos em tempo hábil”, diz o especialista.
De acordo com Macias, as lojas virtuais,
que atendem todo Brasil, também precisam se antecipar. “Apesar da maioria dos
brasileiros deixar tudo para última hora, é preciso se posicionar no digital e
estar disponível no momento de interesse do consumidor. O que não acontecerá
somente na semana da data sazonal. Daí a importância de segmentar campanhas
regionalizadas, que atendam os anseios do cliente e elevem as chances de
conversão de vendas, de acordo com o perfil do consumidor de cada localidade”,
pontua.
Efeito pandemia
No período do Dia dos Namorados de 2020
— ano em que teve início a pandemia do novo coronavírus no País e foram
implementadas medidas restritivas de isolamento social —, houve aumento no
interesse de pesquisa pelos termos “chocolate” e “blusa”, itens que
proporcionam sensação de bem-estar e conforto, respectivamente.
Na mesma época, também houve redução nas
buscas por termos como “restaurante” e “vestido”, muito em função da
impossibilidade de sair de casa e de não ser preciso o uso de algo elegante ou
menos apropriado para o outono/ inverno.
Na medida em que surgiram os primeiros
períodos de flexibilização da pandemia, em 2021, as experiências fora de casa
estimularam o crescimento de pesquisas por “restaurante” e “vestido”, e
reduziram o interesse pelos termos “chocolate” e “blusa”. “O que indica que os
apaixonados começaram a se aventurar em atividades externas e preferiram
‘viver’ mais do que ‘ter’ mais”, comenta Macias.
Presentes versus Experiências
A partir dessa semana, o volume de
buscas por presentes tende a aumentar. Historicamente, a maioria dos casais que
vai presentear se prepara com cerca de duas semanas de antecedência, muito por
conta dos prazos de entrega de e-commerce.
No geral, em 2021, houve crescimento na
busca por experiências no Dia dos Namorados, especialmente aquelas fora de
casa. “Quem não consegue se antecipar e comprar o presente a tempo, geralmente
na semana do evento, opta por ideias como faça você mesmo ou experiências que
vão desde jantares até noites românticas em hotéis e motéis”, afirma o
especialista da Macfor.
Ainda segundo o levantamento, os
consumidores das regiões Sul, Sudeste e Nordeste tendem a preferir experiências
no Dia dos Namorados, enquanto os apaixonados do Norte e Nordeste costumam ser
mais românticos na data e capricham nas buscas por mensagens especiais para a
ocasião.
Já o interesse pela palavra “jantar” cresce mais
de 108% no período de 01 a 12/06. Só nos dois dias anteriores à data, há um
aumento percentual de 78%, sendo
o maior período de buscas por este termo ao longo de todo ano.
“Restaurantes devem aproveitar a ocasião
para investir em campanhas de mídia e geolocalização para atrair novos
clientes, que estão sedentos para proporcionar experiências diferenciadas para
a pessoa amada”, sugere Macias.
Com relação ao termo “Dia dos Namorados”
em si, a expressão vem perdendo popularidade no volume de buscas em comparação
ao Dia das Mães e ao Dia dos Pais, respectivamente.
A pesquisa analisou 76 variações de
termos/buscas mais feitas em relação à data, entre os anos de 2019 e 2022, e
contempla dados públicos coletados exclusivamente pela API Macfor.
“O estudo foi realizado para ajudar a
elucidar o comportamento dos brasileiros apaixonados e para trazer insights de
como as marcas podem aproveitar a ocasião para tocar o coração dos
consumidores”, conclui Macias.
Mais informações e para acessar a
pesquisa completa, clique aqui.
Sobre a Macfor
Criada em 2016, a Macfor é uma agência full service de marketing digital que ajuda grandes empresas, no Brasil e na Europa, a organizar, coletar e entender dados digitais para tomarem decisões melhores, acelerando o crescimento de suas marcas por meio de growth hacking. Para cada dor, squads dedicados criam soluções inovadoras e eficazes sob medida. Com uma combinação de serviços de matemática, comunicação e marketing, a Macfor viabiliza estratégias que vão desde mídia digital, tecnologia, inbound marketing, business inteligence até SEO. Precursora do Matemarketing aplicado no País, seu time de estatísticos, engenheiros e matemáticos utiliza tecnologia aliada à ciência de dados para orientar a equipe de publicidade e comunicação, a fim de alcançar resultados exponenciais em awareness, tráfego, leads, relacionamento, vendas e conversões para marcas como: Syngenta, Bunge, Cargill, UOL, Supermercados Dalben, Farmadelivery, Movile, Digio, Magnetis, Grupo OR e outras. Seus cases e resultados falam por si.
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