Últimas

Publicitário de Santos vence prêmio Cannes Lion pelo segundo ano consecutivo

Campanha da Sailor Studio, criada pelo ex-aluno da ESAMC Gustavo Almeida, ganhou Leão de Prata no festival deste ano

A agência Sailor Studio, de Santos, venceu pela terceira vez o prestigiado festival Cannes Lions, um dos mais tradicionais eventos de premiação de publicidade do mundo. A campanha publicitária “The Impossible Combo”, criada pela agência David e produzida pela Sailor Studio para o Burger King Brasil, levou o Leão de Prata na categoria Media. No ano passado, a Sailor venceu Leão de Bronze pelo videocase “Jesus Our Supporter” (do inglês, “Jesus nosso torcedor”), na categoria PR (Relações Públicas). 

Ex-aluno da ESAMC Santos e fundador da Sailor Studio, Gustavo Almeida destacou o empenho da Sailor Studio este ano para buscar a premiação em Cannes. “Ficamos muito felizes com o reconhecimento ao trabalho duro que demos, houve muito esforço da equipe da Sailor Studio este ano”, afirmou Almeida, que é sócio da empresa junto com Luccas Oliveira. Ele contou que o estúdio produziu três cases para o festival de Cannes deste ano. 

“Entre eles, produzimos um case de Pfizer, que era favorito ao Leão de Ouro, mas foi cancelado pelo cliente nas etapas finais do projeto. Não nos deixamos abater e confiávamos no case do Burger King, que já havia ganhado Ouro no One Show 2022 e acabou de fato levando esse Leão de Prata em Media em Cannes”, disse.

O publicitário comentou que, com duas premiações consecutivas no tradicional festival, a expectativa aumenta. “Prever os próximos anos é difícil porque a competição em Cannes é muito grande, mas continuaremos evoluindo sempre e buscando mais leões para o Brasil. Receber o prêmio é sempre uma emoção muito grande, ainda mais quando se olha para o lado e vê o tamanho dos seus competidores”, afirmou.

 

Sanduíche

Segundo o ex-aluno da ESAMC Santos, a campanha do Burger King consiste em vender seu sanduíche principal, o Whopper, com a McFritas, em uma única entrega do Rappi. No dia do lançamento, a equipe da Sailor Studio gravou a ação nos restaurantes e posteriormente produziu o case com animações. 

“É uma ideia super ousada, sabemos que o júri de Cannes aprecia isso e então começamos a vislumbrar a possibilidade de levar o troféu no festival. A agência David, responsável pela ação, também sabia disso e planejou a inscrição da campanha em vários festivais, além de Cannes. O primeiro prêmio a sair foi Ouro no One Show e, agora, o Leão de Prata em Cannes”, contou o publicitário.

 

Almeida comentou que a formação na ESAMC Santos marcou sua visão global da publicidade, da mídia e proporcionou trocas de informação com profissionais reais do mercado no início da carreira. “Aprendia como o mercado realmente era e não apenas uma alegoria acadêmica do que seria. Essa foi uma base importante para eu me moldar à realidade e aproveitar melhor as oportunidades que surgiram”, contou. 

De acordo com o publicitário, não se pode pensar apenas em uma etapa do processo, mas sempre no todo. “Meu filme será visto pelo público, mas como ele será visto em cada plataforma? Em que etapa o marketing está? Tudo isso deve ser pensado”, afirmou. 

 

Vídeo e animação

Almeida destacou que o momento atual da publicidade valoriza muito vídeo e animação, unindo duas de suas paixões. “Considero-me um profissional de sorte por estar alinhado com essa tendência e vejo a demanda crescendo sempre no nosso estúdio”, disse o publicitário, que também é empreendedor. Segundo ele, no início da carreira e da construção da empresa é mais difícil ser notado no mercado e os contatos são valiosos. “Mas com muito esforço, eles virão”, alegou. 

Para manter a empresa saudável, Almeida citou confiança dos clientes, o respeito aos prazos e qualidade da produção. “Como em outras áreas, não é uma boa ideia seu diferencial ser o preço, mas sim a qualidade”, aconselhou. Filho de comerciantes, o ex-aluno da ESAMC Santos disse que estudar e produzir contribuem para alavancar a carreira no segmento. “Eu estudava muito e produzia muito, de tudo, animação, audiovisual, design, webdesign”, contou. 

A dica do publicitário para os iniciantes é utilizar a internet e as referências da vida acadêmica para aprender, criar portfólio e buscar oportunidades junto aos grandes nomes para futuras indicações e promoções. Almeida conta que tem boas lembranças da época em que realizava sua formação na ESAMC Santos. 

“Lembro quando o professor de vídeo, Fernando Morini, incentivava a turma a dar o máximo na produção dos vídeos comerciais. Montávamos uma força-tarefa para deslocar equipamentos e props da filmagem, uma enorme parafernália. Era interessante aquela experiência de um set de filmagem em um momento tão inicial da carreira”, recordou. Citou ainda como memória afetiva da faculdade o nervosismo antes do trabalho interdisciplinar e as palestras. “Não perdia uma.”

Sobre a Sailor Studio

Produtora de vídeos especializada em animação, pós-produção e design, atua no mercado publicitário e de conteúdo. A equipe possui longa experiência com as maiores agências de publicidade do Brasil, campanhas, conceitos e cases. Atende empresas com o maior poder de mídia do Brasil com trabalhos que já impactaram dezenas de milhões de clientes e tem flexibilidade de conteúdo para atender redes e plataformas sociais.

 

Sobre a ESAMC Santos

O grande diferencial é a sua visão completa do mercado, adquirida através do modelo pedagógico, corpo docente e desenvolvimento das competências. Forma profissionais para atuar em um mercado altamente competitivo e em empresas de sucesso. A ESAMC está entre as 50 melhores Instituições de Ensino Superior do Brasil, o que reflete a consolidação de imagem acadêmica, baseada em valores éticos, inovação e excelência acadêmica. O corpo docente da ESAMC está entre os melhores e mais experientes do país.

Nenhum comentário