Solução via API reduz taxa de abandono de carrinho e permite tagueamento da jornada completa do consumidor
69% dos
carrinhos são abandonados mundialmente antes que a transação seja finalizada
De acordo
com a Infobip, as razões para abandono
de carrinho são várias, entre elas, fatores como custos (com o frete ou custos
“escondidos” que só aparecem no momento de finalização do pedido) até a boa e
velha pesquisa nos concorrentes, fazendo o cliente encontrar melhores
oportunidades e assim, abandonar ou desistir da compra.
Foi
identificando essa oportunidade e também a dor de alguns clientes que a Infobip, empresa croata, líder global em
comunicações omnicanal na nuvem e a ACCT Global,
consultoria ágil de software especializada em e-commerce, uniram forças para
trazer ao mercado uma solução para lojas VTEX,
principal plataforma de e-commerce do mundo. “Hoje o e-commerce e a mensageria
são muito fortes. Muitas pessoas acessam e fazem compras pelo celular, por isso
uma notificação por sms, WhatsApp ou qualquer outro canal é mais cômoda e
segura”, explica Bruno Reczcki, Senior Partner Sales Engineer na Infobip.
Expertise
da plataforma
A
integração na plataforma VTEX foi desenvolvida em apenas 20 dias e isso só foi
possível pela experiência da ACCT Global na tecnologia. “A ACCT é o parceiro
mais valioso da VTEX e o conhecimento da plataforma foi essencial para uma
entrega em um tempo tão curto”, assegura Bruno.
Para o
desafio de fazer a mensageria da Infobip trabalhar junto com a VTEX, o time da
ACCT criou um middle back-end para gerenciar dois fluxos: o de pedido criado e
o de carrinho abandonado.
O
primeiro foi criado para no momento que o cliente fazer o pedido no e-commerce,
a VTEX “avisar” a Infobip com item, quantidade, preço e essas informações são
enviadas via API e posteriormente inseridas dentro do CRM da Infobip, dentro de
uma entidade chamada pedido. Já o fluxo de carrinho abandonado, quando o cliente
adiciona produtos no carrinho, é gerada uma url que permanece a mesma, assim o
cliente não corre o risco de ter uma URL expirada e e estas informações são
encaminhadas para a Infobip.
Assim, é
possível ter uma jornada completa de todos os produtos de cada cliente e a
Infobip cria a régua de relacionamento de acordo com o perfil de cada negócio.
Para Frederico Heitmann, CEO da ACCT Global, além do conhecimento em
tecnologia, a solução foi viabilizada também pelo conhecimento de negócio,
“essa integração dependia de conhecimento do business case e só foi possível
ser feita em tão pouco tempo para gerar um resultado porque se entende bem mais
do que tecnologia e desde o início entendemos qual era o objetivo e entendendo
o objetivo propomos uma arquitetura diferente que atingia aquele objetivo uma
integração via API com um mínimo esforço e valor agregado para a Infobip, para
a VTEX e para o cliente”, finaliza.
Sobre a
ACCT Global/Quality
Em 2021,
a Quality adquiriu a ACCT Global, consultoria ágil de software, especializada
em e-commerce, com mais de 12 anos de mercado.
A ACCT
Global é uma consultoria ágil de software, especializada em e-commerce, com
mais de 12 anos de mercado. Em 2021, a consultoria foi adquirida pela Quality,
especialista em acelerar os negócios dos seus clientes com soluções digitais
criativas e inovadoras de alto valor. O diferencial se concentra na habilidade
de criar experiências digitais únicas, e em múltiplos canais.
A empresa
tem cases de sucesso em indústrias, aeroportos, varejos, comércios, Telecom,
saúde, Agrobusiness, hospitais, geradoras e distribuidoras de energia, óleo e
gás, construção civil, seguros, transportes, prestadoras de serviços, clínicas,
financeiras, bancos grandes e médios, além de instituições do governo federal e
estadual, sendo uma das maiores empresas de TI do Brasil, com mais de 1.800
colaboradores, matriz no RJ, filiais em SP, Curitiba e México, Espanha e
Estados Unidos.
A Quality
é uma empresa certificada pela ISO/IEC 20000-1:2018 e HDI, que valoriza as
pessoas, sua cultura e gestão Lean, fortalecendo a cultura de melhoria contínua
e o comprometimento por fazer mais e melhor.
Sobre a
Infobip
lnfobip é uma plataforma de comunicação global que conecta negócios a experiências de consumo inovadoras em escala em todas as etapas da jornada do consumidor, fazendo uso dos canais favoritos de cada cliente. A empresa tem soluções próprias de atendimento ao cliente e chatbots, com tecnologias escaláveis na nuvem, além de trabalhar com os principais aplicativos de mensageria do mercado, tais como WhatsApp, RCS, SMS e Facebook Messenger. Sempre buscando inovar, a Infobip promove uma filosofia que coloca o negócio do cliente em primeiro lugar: São um provedor de confiança para milhares de clientes em todos os cantos do mundo. Possui escritórios em seis continentes e tem parcerias estratégicas com os maiores grupos de telecomunicações que garantem integração e entregas perfeitas. Trabalham localmente em 190 países, com mais de 600 operadoras parceiras, para obter ainda mais conhecimento sobre os mercados de mensageria.
Nenhum comentário