Tecnologia ajuda financeiras a solucionar principais reclamações de clientes
BC registra alta de 56% em queixas contra
financeiras e soluções digitais podem facilitar a rotina e minimizar erros
A
pandemia da Covid-19 causou impactos em diversos segmentos, entre eles, o
econômico. Muitas empresas e pessoas físicas recorreram a empréstimos para
saldar dívidas e até mesmo enfrentar este momento de crise em que o país passou
e que ainda provoca reflexos.
Com isso,
o volume de análises de crédito pelas financeiras – autorizadas pelo Banco
Central (BC) a conceder empréstimos e financiamentos com maior facilidade
operacional – registrou aumento considerável e, consequentemente, as
reclamações relativas aos serviços prestados por elas, já que muitas não
estavam preparadas para a alta na procura por atendimentos. Levantamento
realizado pela Secretaria Nacional do Consumidor, ligada ao Ministério da
Justiça, mostra que das mais de 3 milhões de reclamações feitas pelos
consumidores brasileiros em 2021, a maioria tinha um destino só: o setor
financeiro. Uma em cada três reclamações feitas nos canais de atendimento aos
consumidores é contra bancos, financeiras ou administradoras de cartão.
Já no ranking do BC, em 2020, houve aumento de 56% em relação
ao ano anterior, nos registros de reclamações sobre as operações classificadas
como “Oferta ou prestação de
informação sobre crédito consignado de forma inadequada”,
exatamente no ano mais intenso da pandemia e também quando o crédito foi
solicitado com maior frequência diante da instabilidade econômica. Um terço do
total dos registros corresponde a operações com crédito consignado (modalidade
de empréstimo que ainda vem crescendo muito), com 16,6% do total de 84.825 das
reclamações do ano analisado.
“Uma das
dores do setor é o processo de avaliação. O processo é longo, exige muito e
precisa estar correto para a efetividade da concessão de crédito”, explica
Rafael Pagani, diretor da NEOCRED, empresa do setor de tecnologia que oferece
soluções para financeiras.
Rafael Pagani, diretor da NEOCRED
Segundo o especialista,
uma das formas para facilitar a rotina de serviços dessas empresas são as
soluções digitais que geram praticidade, agilidade e maior assertividade em
todos os processos de seu atendimento e, consequentemente, geram mais negócios
também.
“Diante de volumes
expressivos nos atendimentos, as financeiras caem em erros repetitivos e acabam
na lista de entidades delatadas pelos consumidores. A tecnologia pode
transformar o serviço dado aos consumidores”, completa Pagani.
Um desses exemplos é a
plataforma Cred+, criada pela NEOCRED, cujo foco é a entrega do processo de
avaliação de forma segura, prática e totalmente automatizada. “Com a
plataforma, os parceiros identificam oportunidades, enviam demandas e a
financeira viabiliza o crédito. A contribuição para essas instituições é
auxiliar no processo pré-liberação de crédito, quando é realizada uma análise
completa do histórico financeiro do solicitante, além de um levantamento quanto
aos riscos envolvidos, caso haja a liberação de crédito e o perfil financeiro.
Esse levantamento é realizado para a segurança das empresas, prevenindo o
acúmulo de débitos”, explica Pagani.
A NEOCRED integra
o Grupo SWA, com sede na cidade de Medianeira, que atua no ramo de educação,
gestão de autoescolas/despachantes e, também, no mercado de cooperativas.
Para saber mais: https://neocred.online/credmais/
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