Vendas online representam menos de 5% do total do mercado de luxo, diz relatório
Estudo realizado pela Adyen e Euromonitor International mostra que o setor precisa se digitalizar para continuar crescendo e acompanhar outras verticais do varejo nacional
São Paulo, Junho de 2022 - A
Adyen, plataforma de tecnologia financeira preferida de empresas líderes,
em parceria com a Euromonitor International, instituto de pesquisa de mercado
global, acaba de divulgar o Relatório Varejo de Luxo. O estudo mostra que em
2021 o setor triplicou o valor de vendas online quando comparado com o período
pré-pandemia, mas, ainda assim, representa menos de 5% do total vendido pelo
varejo de Luxo no Brasil.
Contrariando a crise econômica, o
mercado de luxo no Brasil cresceu 10,8% em relação a 2020 e alcançou um valor
de vendas estimado em R$13,9 bilhões em 2021, a partir dos números da
Euromonitor International. Mesmo em ascensão, o relatório indica que o setor
precisa avançar na digitalização e tem espaço para expansão online. Para Thais
Fischberg, VP de Produtos da Adyen, estar em múltiplos canais é uma exigência
do novo consumidor. “Por muito tempo o mercado de luxo viu os canais digitais
como algo antagônico à experiência premium, mas a pandemia mostrou que esse é
um caminho sem volta, e que com a tecnologia certa, é possível entregar
personalização em todos os canais”, diz.
De acordo com João Garcia, gerente da
Euromonitor que produziu a pesquisa, as vendas online devem ganhar mais
relevância no país e a omnicanalidade vem como solução para impulsionar o
setor. “O mercado de luxo precisa evoluir digitalmente para continuar crescendo
e plataformas que integram a jornada de compra nos ambientes físico e digital
são o caminho”, diz. O valor de vendas do segmento de luxo no Brasil ainda está
longe de outros países como EUA, China e França, mas tem bastante espaço para
ser explorado.
O Mercado de Luxo na Pandemia
A pesquisa identificou que o impulso das
compras visto na segunda metade de 2020 continuou em 2021. A pandemia fez com
que os consumidores brasileiros de alta renda, acostumados a fazerem suas
compras em outros países, as fizessem no Brasil. A presença desses clientes no
país aumentou o nível de consumo local.
A pandemia intensificou o uso dos canais
digitais e o setor se viu no desafio de assegurar o atendimento exclusivo e a
individualidade no ambiente online. Diferente do varejo tradicional, no qual
quem ganha é o e-commerce, no luxo o WhatsApp se destacou como uma das poucas
ferramentas encontradas para solucionar o dilema da “venda à distância vs.
personalização”.
Próximos Passos para o
Setor
Segundo o relatório, para continuar
crescendo no mundo digital, o setor precisa integrar operações, identificar o
perfil do cliente em diferentes canais e acompanhar a jornada de compra que
pode ocorrer tanto online, quanto offline.
O estudo destaca ainda o que os
consumidores gostariam de ver no futuro: mais opções de pagamento e
parcelamento; benefícios e segurança. Além disso, a pesquisa mapeou as
principais dores do mercado de luxo no Brasil, que incluem: problemas de
duplicidade de estoque; desconfiança dos links de pagamento gerados para
compras a distância; perda da comunicação e proximidade com o cliente; e
dificuldades em devoluções ou troca de produtos comprados online. A tecnologia
e a omnicanalidade são alternativas para integrar soluções e gestão de vendas
e, assim, sanar essas importantes dores do setor.
Sobre a pesquisa
O estudo utilizou as bases de Luxo e de Consumer Finance de pesquisa
sindicalizada da Euromonitor International, nomeada sistema Passport. A empresa
realizou uma série de entrevistas com 12 players do mercado de Luxo e 11 lojas
do setor foram visitadas. Além disso, foram consultadas dezenas de fontes
secundárias. As empresas visitadas são de roupas de luxo, calçados e outros
itens de alto valor agregado nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
Sobre a Adyen
Adyen (AMS: ADYEN) é a plataforma de
tecnologia financeira preferida de empresas líderes. Ao fornecer recursos de
pagamentos de ponta a ponta, insights orientados por dados e produtos
financeiros em uma única solução global, a Adyen ajuda as empresas a alcançar
suas ambições mais rapidamente. Com escritórios em todo o mundo, a Adyen atende
clientes como Uber, 99, Magazine Luiza, Dr. Consulta, Dafiti, Amaro e
MadeiraMadeira, impactando mais de 50 milhões de consumidores somente no
mercado brasileiro.
Sobre a Euromonitor International
Euromonitor International é provedora líder mundial de informação de negócios global, análise de mercado e informações de consumo. Do local ao global e do tático ao estratégico, nossas soluções de pesquisa dão suporte a decisões sobre como, onde e quando expandir seus negócios. Encontre o relatório, banco de dados ou solução personalizada certa para validar prioridades, redirecionar suposições e descobrir novas oportunidades. Com escritórios em todo o mundo, analistas em mais de 100 países, as mais recentes técnicas de ciência de dados e pesquisa de mercado em todas as principais tendências e propulsores, ajudamos você a entender o mercado global.
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