15 startups japonesas buscam oportunidades para emplacar negócios e parceiros no Brasil
JETRO espera que as empresas possam voltar os
seus olhos ao Brasil; selecionadas pelo ScaleUp in Brazil na primeira fase são
das áreas de energia, tecnologia limpa, agritech, fintech, healtech
Julho de 2022 – Os investimentos no
mercado de startups no Japão vêm em uma linha crescente nos últimos anos. Há
naquele país pouco mais de 10 mil startups. Em 2014, os aportes totalizaram US$
10,3 bilhões, número que saltou para US$ 11,43 bilhões em 2015. Em 2019
foram investidos US$ 25,38 bilhões, como aponta a Venture Enterprise Center, do
Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão.
Agora, as startups
japonesas, que já vinham até em um movimento tímido para desbravar o mercado
brasileiro, especialmente com a ajuda da JETRO São Paulo (https://www.jetro.go.jp/brazil), têm
uma excelente oportunidade de conquistar espaço e parceiros no país por meio do
ScaleUp in Brazil (SUIB), programa criado em 2019 como uma plataforma de
softlanding fruto de uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de
Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Associação Brasileira de Private
Equity e Venture Capital (ABVCAP) e a Israel Trade and Investment.
Este ano é a primeira
vez que o Japão participa do programa, a exemplo de Singapura. Nas edições
anteriores, apenas companhias de Israel foram convidadas. Ao todo, 107 startups
fizeram a inscrição nessa edição do programa e 35 (15 japonesas, 15 israelenses
e 5 singapurenses) foram selecionadas de acordo com quatro critérios: equipe,
grau de inovação, marketing fit e maturidade. Três delas receberam a nota mais
alta durante o processo de avaliação: Corsight AI (Israel), Graymatics
(Singapura) e Sagri Co., Ltd (Japão).
A Sagri Co., Ltd é uma
agritech que recolhe dados como os índices de química do solo e propõe a
alocação ideal de fertilizantes aos agricultores, reduzindo os gases de efeito
estufa derivados de fertilizantes químicos. "Nós na Sagri estamos muito
felizes em participar desse programa. Esperamos poder entrar no Brasil com o
apoio da equipe SUIB. No programa, gostaríamos de ter uma compreensão clara e
correta do mercado brasileiro e então encontrar um parceiro ideal para
entrarmos no país", aponta o head de Negócios Internacionais, Satoshi
Nagata.
Olhares atentos às
oportunidades -
Com a seleção de 15 companhias, a JETRO espera que as startups japonesas possam
voltar os seus olhos ao Brasil, especialmente porque por questões logísticas e
culturais as atenções muitas vezes estão restritas ao Sudeste Asiático. “O
Japão e o Brasil são grandes parceiros comerciais, mas as relações nessa área
de inovação são tímidas. Nosso papel é diminuir essa lacuna, pois sentimos que
há um grande potencial para o incremento de novos negócios”, diz Hiroshi Hara,
diretor-presidente da JETRO no Brasil.
Boa parte das startups
japonesas selecionadas para a primeira fase do programa, que ocorre entre 26 de
julho e 9 de setembro, é da área de energia, tecnologia limpa, agritech,
fintech e healtech. São setores em que o próprio Hara já havia sinalizado como
sendo de grande interesse dos japoneses. “O ScaleUp in Brazil será importante
para que as companhias dos dois países possam fomentar parcerias. O mercado
brasileiro de startups é maduro e com muita inovação”, afirma.
Conheça as 15 startups
japonesas:
EMPRESA |
SITE |
AC Biode |
|
Ac-Planta Inc |
|
ad-dice Co., Ltd. |
|
Agri Info Design Ltd. |
|
Axelspace |
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Bluebee Inc. |
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Credit Engine, Inc. |
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dreamstock inc. |
|
FutuRocket |
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Melody International Ltd. |
|
OUI Inc. |
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PJP Eye Ltd |
|
Sagri Co., Ltd |
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STANDAGE Inc. |
|
sustainacraft, Inc. |
Segunda fase a partir
de outubro –
Nessa primeira fase do ScaleUp in Brazil as startups japonesas terão acesso a
materiais de informação sobre o mercado brasileiro e relatórios customizados do
setor em que a companhia opera. As empresas selecionadas também participarão de
webinars com tópicos que vão de “Fazendo Negócios no Brasil”, “Navegando pelo
Ambientes Jurídico e Fiscal do Brasil” e “O Ecossistema de Inovação Brasileiro”
e, por fim, reuniões com pitchs online com investidores locais.
Do total de 35 empresas
selecionadas pela Apex-Brasil e ABVCAP na primeira etapa, uma nova seleção
reduzirá para apenas 20. Das 15 startups japonesas, cinco vão para a próxima
fase, a partir de outubro, na chamada imersão no mercado brasileiro com outras
cinco de Singapura e dez de Israel. “O Japão quer ajudar, investir e o
ecossistema de startups no Brasil é muito mais avançado do que no Japão. Além
de fazer negócios, estamos para aprender com os brasileiros também”, enfatiza
Hara.
O número de 107
empresas inscritas no SUIB 2022 é recorde, justificável pela introdução de
japoneses e singapurenses no programa. Na primeira edição foram contabilizadas
49 empresas israelenses, sendo que 20 ingressaram na primeira etapa a cinco
foram para a final. Na segunda foram 62, com 16 participantes na etapa
inaugural e 10 aceleradas na fase final. No total, já foram 12 contratos
assinados e cerca de US$ 10 milhões em investimentos anunciados.
Mais informações pelo site https://www.scaleupinbrazil.com/.
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