4 tendências para agências de marketing nos próximos anos
Por Miguel Caeiro, head Latam da VidMob*
Enquanto antigamente a área de marketing
era movida a achismos e suposições, hoje, por outro lado, existem diversos
fatores que devem ser considerados antes de iniciar qualquer campanha, desde
entender o seu mercado, até que tipo de canal vai impactar o seu público-alvo.
Nesse sentido, nunca foi tão primordial que as marcas e principalmente os
profissionais de marketing continuem buscando inovações para se comunicarem com
seu consumidor de forma clara e eficiente.
E essas mudanças ficaram ainda mais
claras com um estudo recente que fizemos em parceria com a Forrester Research.
O “Intelligent Creativity Energizes Marketing Productivity” apontou quais
as principais tendências para as agências de comunicação e como a tecnologia
está transformando o processo criativo.
1. As agências de desempenho se tornarão
agências criativas
As agências de marketing que são mais
adeptas de dados, mídia e medição de campanhas, se transformarão ainda mais em
criadores de publicidade e conteúdo. Elas vão adicionar a criação de conteúdo
aos seus pontos fortes na medição e execução de campanhas publicitárias.
2. Agências criativas tradicionais se
transformarão em agências digitais
Agências com herança em ofertas de
serviços mais comoditizados, como publicidade em TV, vídeo e conteúdo de mídia
social, vão ser absorvidas por agências digitais completas, que oferecem
serviços de alto valor agregado com foco em gerar experiências, atuam com a
gestão de CRM (Customer Relationship Management), além de estratégias e
ferramentas para melhorar a performance das mais diversas iniciativas. E nós já
estamos acompanhando esse movimento no mercado, como no caso da fusão da VML
com a Y&R, da Wunderman com JWT, AKQA com Gray Group e a reorganização da
Isobar pela Dentsu.
3. A criação será orientada por
dados
Diferente do que estávamos acostumados
até não muito tempo atrás, a criação orientada por dados é uma das evoluções
que já está mudando a maneira como as equipes de criação operam e a capacidade
de impactar o desempenho dos negócios. Se antes a criatividade era baseada em
achismo, hoje a intuição está sendo substituída e impulsionada por dados
gerados por plataformas de Inteligência Artificial (IA) e machine learning.
Essas inovações podem ajudar as marcas a atuar melhor em formatos inovadores e
nas plataformas de mídias sociais, por exemplo.
Segundo pesquisa da Forrester as
agências vão automatizar 25% de suas posições na próxima década usando
tecnologia de Inteligência Artificial. O fato é que os dados sozinhos não dizem
nada. A grande sacada está na transformação desses dados em insights que façam
realmente sentido.
4. Os clientes vão escolher as agências
pela capacidade de reunir mídia e criatividade
Um dos grandes gargalos que as marcas
enfrentam hoje é a dificuldade de unificar execuções, canais e orçamentos.
Assim, as agências que tenham equipes híbridas, unificadas e multifuncionais,
terão uma vantagem competitiva no mercado. Isso porque, elas unem fatores de
mídia e criação e conseguem coordenar todas as pontas de comunicação do
cliente.
O fato é que o mundo mudou e continua em
constante transformação e, assim como diversos outros setores, o marketing
também segue essa evolução, por isso é imprescindível que toda a cadeia dessa
indústria esteja sempre atenta aos próximos passos para agregar cada vez mais
valor aos serviços oferecidos.
*Miguel Caeiro - head Latam da VidMob, plataforma líder mundial em Inteligência Criativa que fornece uma solução tecnológica de ponta a ponta para ajudar as marcas a melhorar seus resultados de marketing
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