5 dicas de solução em TI para otimizar custos dos pequenos e médios empresários
*Por Otto Pohlmann, CEO da Centric Solution - centric@nbpress.com
Hoje é praticamente inimaginável uma empresa
fazer qualquer tipo de negócio sem o apoio da tecnologia. Do trivial aos
complexos sistemas destinados a departamentos específicos, as soluções de TI
exercem importância cada vez maior no ambiente corporativo. Diante da grande
quantidade de ferramentas, muitos processos podem se perder, ou ainda as
ferramentas não serem utilizadas de forma adequada.
O gerenciamento da TI é tão importante quanto se
ter as soluções mais atuais e inovadoras do mercado, e isso independe do porte
da sua empresa. Os pequenos e médios negócios também precisam de ferramentas
para administrar suas empresas.
Acompanhando esse mercado, vi o Estudo de
Maturidade Digital das Pequenas Empresas realizado pela IDC e encomendado pela
Cisco, apontando que a crise sanitária acarretada pela covid-19 foi um divisor
de águas para a mudança das PMEs em relação à tecnologia, pois, sem ela, as
empresas não sobreviveriam.
Os resultados da pesquisa mostram que durante as
medidas restritivas de isolamento social, a digitalização dos processos e o
trabalho remoto deixaram 96% das companhias dependentes da tecnologia. O
levantamento ainda mostra que 62% das empresas entrevistadas no país acreditam
que a digitalização de negócios é fundamental para se solidificarem e se
manterem em pé no futuro, estando mais preparadas para eventuais cenários
negativos.
As PMEs precisam acelerar a transformação digital
e estão abertas para soluções tecnológicas. Isso se torna uma oportunidade para
as empresas que ofertam esses serviços e podem atender às necessidades de cada
companhia, tornando-se um parceiro estratégico para elas, e não uma fonte de
despesas – afinal essas corporações naturalmente têm um orçamento reduzido.
Inovação e acessibilidade são palavras de ordem
para as PMEs. Por isso pensei em 5 soluções em TI que podem ajudar sua empresa
a reduzir os custos:
- Nuvem: o armazenamento em nuvem poupa o investimento em
aparelhos como HD externos e pen drives, além de ser acessível a quem de
direito em qualquer momento e de qualquer lugar.
- Softwares de gestão: tornam possível centralizar as
tarefas e os departamentos, trazendo mais agilidade para o dia a dia das
empresas. Além disso, há ferramentas que controlam desde o fluxo de caixa
até o gerenciamento de estoque – muitas delas com acesso na nuvem.
- Inteligência artificial: esta ferramenta automatiza as
tarefas e torna as empresas mais produtivas, visto que muitos dos erros e
falhas são oriundos de pessoas. Ao automatizar uma tarefa, você minimiza
os erros/falhas, o retrabalho e consequentemente as despesas.
- Terceirização da TI: muitas das PMEs não têm recursos
para contratar uma equipe própria e do tamanho necessário para atender às
demandas, por isso, a terceirização torna-se uma alternativa, visto que a
corporação consegue ter profissionais sempre à disposição por um custo bem
menor.
- IOT (internet das coisas): em alta em diversos
segmentos, por meio da comunicação e integração de dispositivos que
acessam a internet, é possível mensurar e assegurar o melhor desempenho de
seu negócio, evitando desperdícios.
Digitalizar-se e adotar soluções tecnológicas é
necessário para todas as companhias. A boa notícia é que as de menor porte não
precisam se onerar com isso para manter a qualidade do atendimento aos seus
clientes – que estão cada vez mais exigentes. Espero que minhas dicas ajudem o
seu negócio!
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*Otto Pohlmann é CEO da Centric Solution, empresa
de tecnologia que fornece soluções completas para atender aos requisitos de
segurança e da LGPD, com foco em implementação, treinamento e suporte, a fim de
ajudar a sustentar o desenvolvimento de negócios de todos os portes e setores –
e-mail: centric@nbpress.com
Sobre a Centric Solution
Empresa de tecnologia que iniciou as atividades em 2005 e oferece soluções completas com foco em implementação, treinamento e suporte para ajudar a sustentar o desenvolvimento de empreendimentos de todos os portes e ramos de atividade. Adota ferramentas voltadas a help desk, service desk, active directory, cloud, IT security, network performance, compliance, data protection, aplicações e remote app. Também realiza treinamentos, desenvolvimento de projetos e monitoramento em tempo real, 24 x 7, de processos, negócios, redes, link e sistema de missão crítica. Com sede em São Paulo e uma equipe de 20 colaboradores, a Centric ultrapassou a marca de 3 mil clientes. Entre eles estão Banco Safra, Crefisa, Unimed, CPFL e 60% do mercado hoteleiro.
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