5 dicas para alcançar melhores resultados no seu e-commerce
Vender
por meio de um e-commerce costuma ser mais desafiador do que você imagina.
Diferente de uma venda tradicional, onde você consegue negociar e argumentar
com o cliente, no e-commerce o cliente vai decidir comprar onde sentir
segurança e onde encontrar preços mais baixos e entrega rápida.
Mas, como ter o menor preço, segurança, entrega rápida, um bom layout e ainda
ter um bom resultado?
Não existe uma receita pronta, pois cada empresa tem suas características,
ramo, produto, regime tributário. Esses pontos mudam o resultado da empresa.
Somente com um estudo aprofundado e personalizado é possível elaborar um plano
para a empresa oferecer um preço bem competitivo e ainda gerar um bom resultado
financeiro.
No entanto, existem sim algumas alternativas para melhorar a performance do seu
e-commerce. Neste artigo, a Consultora Financeira Patricia
Pazold apresenta 5 principais dicas. Confira!
1 – Analisar todos os custos variáveis da empresa
Observe seu marketplace. Como são cobrados fretes e comissões? Analise seu
regime tributário e pondere se realmente compensa ou se é mais vantajoso mudar
para outro que poderá trazer créditos tributários. Examine também todas as
taxas de vendas de meios de recebimentos, caso você tenha seu site próprio.
2 - Considere todos os custos fixos e busque formas de reduzi-los
Detalhe todos os seus custos fixos, veja o que você consegue reduzir com
fornecedores e otimização de mão- de -obra. Observe o que pode ser barateado e
o que é um custo desnecessário. Dessa forma, você poderá reduzir seu preço
final, tornando seu negócio mais atrativo.
Verifique principalmente aplicativos utilizados em e-commerce, você pode ter 3
aplicativos com as mesmas funcionalidades sem saber e ter custos
desnecessários.
3 - Observe os resultados por marketplace
Se você vende em marketplace, você precisa separar os resultados por cada
canal. Assim, você conseguirá saber o que está trazendo mais margem, o que
oferece os menores custos e conseguirá melhorar o preço final para o
consumidor.
4 - Conciliação de recebíveis
Concilie todos os seus recebimentos. Verifique com cautela se realmente o que
está no contrato com os marketplaces ou meios de pagamentos estão sendo
cobrados corretamente e se estão no seu orçamento.
5 - Projeção do resultado com indicadores e metas
Elabore projeções do resultado com simuladores. Coloque o resultado que deseja
como meta e trabalhe focado nessas projeções. Dessa maneira, você poderá
trabalhar cada produto, aumentando ou diminuindo o preço para ser competitivo,
acompanhando os resultados e tomando as decisões necessárias para não perder
vendas.
*Sobre Patricia Pazold
Patricia Pazold tem 41 anos, é Consultora Financeira, Contadora e Coaching,
graduada em Administração de empresas e Ciências Contábeis, possui MBA em
Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria e MBA em Gestão Tributária. No
mercado de trabalho, Patrícia possui 21 anos de experiência na área financeira,
atuando com setor financeiro, contábil, compras, crédito, cobrança e logística.
Além disso, também conta com uma bagagem de 12 anos de experiência em gestão de
equipes. É especialista em consultoria financeira, elaboração e execução de
treinamentos, reestruturação do setor financeiro, reestruturação do setor de
logística (frota), controle de custos e despesas e controladoria.
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