5 motivos pelos quais ainda vale investir em comunicação por SMS
Estratégias de comunicação por SMS fazem parte do planejamento de marketing das empresas há muito tempo.
Antes dos aplicativos de mensagem instantânea, como o WhatsApp, as conversas por texto aconteciam via SMS.
Esse recurso se popularizou tanto que as operadoras de telefonia celular oferecem pacotes com um limite de mensagens de texto gratuitas, para que os usuários pudessem se comunicar com mais facilidade.
As organizações logo perceberam o potencial desse tipo de comunicação como ferramenta para entrar em contato com os clientes. Quando os aplicativos de mensagem instantânea surgiram, o SMS perdeu seu posto.
No entanto, mesmo não sendo usado em larga escala como acontecia antigamente, ele continua sendo muito importante, aliás, as taxas de abertura dessas mensagens são muito maiores do que as do e-mail ou dos aplicativos, como WhatsApp.
Ele pode ser usado para várias finalidades, como comunicar uma promoção, confirmar o pagamento de uma fatura, dentre outras possibilidades. Mesmo com todo o avanço tecnológico, continua fazendo parte das estratégias de muitas empresas.
Por isso, neste artigo, vamos explicar como você pode incluir o SMS nas estratégias de comunicação do seu negócio e quais são as vantagens trazidas por ele.
Como utilizar o SMS nas estratégias de comunicação
O SMS continua sendo uma excelente ferramenta de comunicação para pessoas e empresas. Mas, para ter acesso a todos os benefícios trazidos por ele, é necessário saber utilizá-lo, e algumas dicas para isso são:
Segmentar as mensagens
A primeira coisa que você precisa fazer é segmentar as mensagens que serão enviadas, uma prática que se aplica a outras campanhas de comunicação, como no caso do e-mail.
Isso é importante para que os clientes de um fabricante de divisoria madeira ripada recebam apenas os conteúdos e informações que realmente são relevantes para eles.
Se isso não for feito, automaticamente o contato começa a ignorar as mensagens recebidas. Para segmentar sua audiência, procure separá-los com base em algumas características, como:
Faixa etária;
Histórico de compra;
Interesses;
Área profissional.
Segmentar as mensagens é fundamental para que seu negócio alcance as pessoas certas e conquiste resultados satisfatórios.
Atualizar os dados dos clientes
Hoje em dia, a maioria dos smartphones permitem o uso de 2 chips ao mesmo tempo, além disso, as promoções feitas pelas operadoras, viagens longas, mudança de endereço e outras situações podem levar as pessoas a trocarem o número.
Portanto, se realmente quer que suas estratégias por SMS sejam eficientes, é necessário manter os dados de seus clientes sempre atualizados.
Aproveite que vai entrar em contato com ele e solicite a confirmação do número de telefone e outros dados pessoais cadastrados.
Ser objetivo
Uma das principais características do SMS é o fato de que não existe muito espaço para falar o que precisa, portanto, um fabricante de lixeira para carros em tecido precisa ser objetivo ao se comunicar.
A mensagem precisa ser clara porque os usuários também não têm tempo de ficar relendo o conteúdo para entender do que se trata. Ademais, procure utilizar uma linguagem próxima de seu público.
É assim que as pessoas vão entender rapidamente a informação transmitida e saberão o que precisam fazer em seguida, como visitar a loja, acessar o site, aproveitar uma promoção, dentre outras possibilidades.
Definir o público
A empresa só vai conseguir segmentar as mensagens se definir o público-alvo dessa estratégia de comunicação. Procure conhecer com quem o seu negócio conversa para saber se comunicar do jeito certo.
Cada público possui suas próprias particularidades e necessita de uma abordagem diferente, por exemplo, os millennials preferem se comunicar por mensagens de texto, enquanto as pessoas mais velhas preferem o telefone.
Descubra qual é a sua audiência e a partir disso defina os conteúdos das mensagens e para quem elas serão enviadas.
Inserir backlinks
As mensagens enviadas por uma empresa de coworking terão sucesso se inserir os backlinks, tendo em vista que eles direcionam os clientes para a ação desejada. Se o objetivo é vender um produto, insira um link para isso.
Existem vários sites que ajudam a encurtar links muito longos, evitando que sua mensagem ultrapasse o limite de caracteres.
Monitorar os resultados
Por fim, mas não menos importante, monitore os resultados para nortear as estratégias com as quais o seu negócio está trabalhando.
Se perceber que a comunicação está gerando muitas conversões, é possível aumentar o investimento nela, por outro lado, se os resultados almejados não estiverem sendo alcançados, é necessário rever o que está acontecendo.
A melhor forma de monitorar os resultados é definir os indicadores de desempenho que vão orientar quais são os propósitos da companhia com suas campanhas de SMS.
Vantagens de investir no SMS
Se uma pessoa precisa comprar acessório para cortina de sala, basta pesquisar na internet para encontrar o que procura, e essas facilidades mudaram o comportamento do consumidor.
Mas, existem algumas coisas que não mudam, como a necessidade de se comunicar com as empresas por uma grande variedade de canais.
Depois que os aplicativos de mensagem instantânea surgiram, como no caso do WhatsApp e do Messenger, as organizações começaram a se perguntar se o envio de mensagem SMS ainda é uma boa opção.
A resposta é mais do que positiva, tendo em vista a grande quantidade de companhias que ainda trabalham dessa forma, inclusive as grandes marcas. Bancos e operadoras de telefonia, assim como os supermercados e lojas, não abrem mão dessa comunicação.
Isso acontece por diversas razões, principalmente por ser uma opção de baixo custo, alta taxa de abertura e versatilidade. Além disso, não é um contato invasivo e não incomoda o usuário.
Existem muitos outros motivos pelos quais uma empresa especializada em cobertura retrátil para área externa deve investir em SMS. Dentre eles estão:
Estratégia de baixo custo
Um dos principais motivos que levam os negócios a investir nessa prática é o fato de ser uma possibilidade de baixo custo, além de muito fácil de implementar. Por meio dela, é possível reduzir consideravelmente os custos operacionais.
Você pode enviar mensagens para monitorar os pedidos, compartilhar código de barras com o cliente, alertar sobre vencimento de boletos, dentre outras possibilidades.
Ademais, é uma prática muito eficiente para atrair e fidelizar clientes, mesmo tendo um custo muito competitivo. Com apenas alguns centavos é possível impactar os leads, fazer campanhas efetivas e trabalhar com ações de relacionamento.
Em linhas gerais, a marca consegue divulgar seus produtos e serviços, sem ultrapassar os limites de seu orçamento.
Entrega eficiente
Se você comparar o SMS com outras estratégias de mensagem, vai perceber o quanto sua entrega é eficiente. Se uma assistência técnica autorizada apple enviar uma mensagem de texto, o contato não precisa estar conectado à internet.
Por outro lado, para se comunicar com ele por e-mail ou WhatsApp, só será possível visualizar a mensagem se estiver conectado.
O SMS é entregue logo em seguida ao envio e o aparelho exibe uma notificação na tela. Também não existe o risco de sua mensagem ser enviada para uma caixa de spam, portanto, será bem recebida pelo usuário.
Versatilidade
Esse canal é muito versátil e pode ser usado por empresas dos mais variados tipos e portes, ou seja, não importa se você tem uma loja de roupas ou uma agência de marketing, esse formato é ideal para a organização.
Inclusive, um fabricante de kit especiarias gin pode se comunicar com seus colaboradores, encaminhando resultados, informativos e metas.
Rápida visualização
A visualização de mensagens SMS é quase que imediata. Só para você ter uma ideia, cerca de 90% dos usuários abrem a mensagem até 3 minutos depois de recebê-la.
Quando recebe a notificação no celular, consegue abri-la com um único toque, por isso, para as estratégias de marketing que precisam de um retorno rápido, esta é a melhor opção para se comunicar.
Amplo alcance
É difícil encontrar alguém no Brasil que não tenha celular, por outro lado, não são todas as pessoas que costumam ler o e-mail pelo telefone.
Embora muitas pessoas pesquisem informações na internet, como cobertura de garagem preço, pelo celular, o e-mail nesse dispositivo ainda não se tornou tão popular, ao contrário das mensagens de texto.
Por ser uma comunicação curta, simples e rápida, fica muito mais fácil divulgar os produtos e serviços e alcançar uma quantidade maior de pessoas, sem que elas precisem estar conectadas com a internet.
Considerações finais
Sendo assim, como vimos, o SMS é um formato inteligente e prático de se comunicar com seus clientes e potenciais clientes.
Ele traz muitos benefícios para as organizações e para os próprios consumidores, por isso, precisa fazer parte do planejamento de comunicação e marketing do seu negócio o quanto antes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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