A contenção de custos e o amadurecimento tardio das estratégias de nuvem corporativa
A pesquisa CIO da consultoria Evanta, uma empresa do Gartner, descobriu que 54% dos entrevistados estão investindo em infraestrutura de nuvem, a segunda maior área de gastos para CIOs depois da segurança cibernética
Marco
Fontenelle
Sabemos que o cobertor das empresas está
cada vez mais curto e isto faz com que recorram à tecnologia para diminuir seus
custos. O faturamento do mercado de serviços de TI no Brasil ultrapassou os R$
46 bilhões em 2021, representando um aumento de 5,9% em relação ao ano
anterior, indicou o IDC Brasil, consultoria especializada em inteligência de
mercado de TI. O aumento foi impulsionado, principalmente, pelo segmento de
serviços gerenciados, com destaque para provedores de serviços de data centers,
muito buscados pelo segmento corporativo e pelos provedores de infraestrutura
de cloud, tanto
pública quanto privada.
Claro que esta demanda crescente faz
total sentido e é imperativo para as empresas. Tudo isso é uma consequência,
até certo ponto agressiva, de todo o trabalho de digitalização realizado nos
últimos dois anos em resposta à pandemia. São estes gastos que irão planificar
e servir de alicerce para toda a onda da jornada de Transformação Digital aos
quais as corporações estão pressionadas a surfar.
A pesquisa CIO da consultoria Evanta,
uma empresa do Gartner, descobriu que 54% dos entrevistados estão investindo em
infraestrutura de nuvem, a segunda maior área de gastos para CIOs depois da
segurança cibernética. Já a pesquisa “Pulse 2022”, da PwC, mostra que 35% dos
líderes de Tecnologia da Informação entrevistados estão alavancando
investimentos em infraestrutura para migrar de data centers tradicionais para
baseados em nuvem e 28% estão redefinindo arquiteturas corporativas para serem
baseadas em nuvem.
E é neste ponto que é necessário
atenção. Está claro que não é possível pensar em investimentos em TI sem que
eles estejam calcados em cloud
computing, no entanto, não se tratada somente de mover cargas para
baratear custos. É fundamental que exista uma estratégia sólida para que a
nuvem realmente seja implementada para modificar os negócios e atender melhor
os clientes.
Um novo estudo deste ano do BCG - Boston
Consulting Group sobre proficiência e maturidade digital identificou que a
adoção de soluções digitais, quando escaladas de forma eficaz por toda a
empresa, pode resultar em um crescimento de receita entre 9% e 25%, e a redução
de custos entre 8% e 28%. Ou seja: não existem soluções simples para problemas
complexos. Não se trata de comprar tecnologia por comprar, mas, sim, de tê-la
como aliada para o impulsionamento dos resultados dentro de uma cultura de
inovação.
*General Manager LATAM
da Quest Software/One Identity
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