A importância da inteligência de dados e de uma cultura inovadora para o desenvolvimento do setor de marketing
Por Pedro Ica
A cada dia novas soluções inovadoras surgem
no mercado a fim de conectar pessoas e empresas. Estas ferramentas tornam-se
essenciais para a evolução do setor de marketing, que amplia seu papel
estratégico ao contribuir efetivamente para o aumento das vendas com a
utilização de inteligência de dados.
A partir disso, o investimento nestes
modelos tecnológicos tem sido cada vez maior. De acordo com uma pesquisa
realizada pela IBM, até 2024, 32% das marcas utilizarão Inteligência Artificial (IA) para compreender as percepções de seus clientes, o que pode resultar em
uma expansão no volume de vendas de 50%.
Certamente, a união entre tecnologia e
marketing é a aliança perfeita na obtenção de melhores resultados. Com
ferramentas como Data Science, Data Engineering, BI e Data Architecture,
torna-se possível mapear cada cliente, seus interesses, o que ele valoriza no
produto da empresa e, ainda, quais os melhores momentos e a maneira mais
efetiva de impactá-lo. Além disso, é possível identificar em um banco de dados
quais os clientes que fizeram compras recentes, quais são os mais frequentes e
quais deles entregam um ticket médio maior para a companhia.
Desta forma, a inteligência de dados é
capaz de entregar estatísticas e aprendizados que promovem ao setor de
marketing maior assertividade em suas entregas. Consequentemente, a tecnologia
possibilita a otimização de todos os canais de vendas, para que os clientes
tornem-se mais acessíveis e as compras mais rápidas e inteligentes.
De um modo geral, as possibilidade geradas
a partir do investimento nestas tecnologias tem o poder de reduzir o custo de
aquisição do cliente, otimizar a compra de mídia, e melhorar a experiência dos
canais de compra (sejam digitais ou físicos), além de auxiliar em toda a cadeia
de suprimentos da empresa, uma vez que, sabendo exatamente aquilo que será
vendido e pra quem, é possível dimensionar a equipe e a estrutura da companhia
para realizar determinadas vendas e contribuir, por exemplo, para o dimensionamento
de estoques.
Os principais desafios da utilização de
inteligência de dados e como superá-los
Vale ressaltar que a transformação digital
em uma empresa nasce primeiro com a cultura, depois a estruturação de dados
condizente com aquela cultura e, por último, a entrega dos insights e a
realização das ações. Assim, os resultados são consequência destas etapas.
No entanto, grande parte das companhias
encontram-se em um momento delicado. A visão efêmera de resolver problemas a
curto prazo, escassez de mão de obra e a falta de cultura dos gestores em
relação a criar uma estrutura e uma arquitetura de dados para aquilo que
precisam resolver a médio e a longo prazo, criam uma barreira para o
desenvolvimento dos negócios.
Além disso, a falta de líderes dentro das equipes
de dados também é um obstáculo para o mercado. Atualmente, diversas empresas
contratam cientistas e engenheiros de dados para cumprir as funções de gestor e
líder de equipe. Entretanto, um cientista ou engenheiro de dados não será,
necessariamente, um bom gestor. Desta forma, é necessário incluir profissionais que tenham experiência, não só em implementar a arquitetura de dados,
mas em criar uma cultura e motivar a equipe a otimizar e respeitar esta
estrutura.
Neste sentido, é essencial que o mercado
destine esforços para formar líderes, sejam eles gestores de RH, de suprimentos
ou de marketing. Isto porque, é necessário entender não apenas a importância de
se utilizar os dados, mas, também, de conduzir a equipe neste mesmo sentindo, a
fim de tornar as tomadas de decisão ainda mais efetivas.
No atual cenário, diversas empresas estão
se preparando para a tecnologia de dados, mas ela ainda é trabalhada como
backoffice e não de maneira estratégica. Diante disto, esta transformação
começa com as mudanças de hábitos dentro da organização, com objetivo de tomar
decisões baseadas em dados e não mais em intuição, criando uma cultura
inovadora, com investimentos assertivos e em serviços e tecnologias adequadas.
Pedro Ica é CRO and founder da HartB, startup brasileira referência em Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT) e análise de dados massivos.
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