A tecnologia a serviço do mercado pet
*Por Tom Ricetti
Não é novidade que a tecnologia já é uma
grande aliada no nosso dia a dia, seja na vida pessoal ou profissional. Afinal,
o que seria de nós hoje sem as facilidades proporcionadas pelas soluções
tecnológicas? Conseguem lembrar da época em que tínhamos que ligar para uma
companhia de táxi para pedir um carro? Ou ainda, você ainda guarda na memória a
época que usávamos fichas para telefonar a partir de um orelhão? Pois é, agora
os tempos são outros, ainda bem!
A cada dia que passa vemos novas
tecnologias surgindo e sendo empregadas em diversos setores. Inclusive, é comum
você ou algum conhecido já ter uma Alexa à disposição integrada com a
iluminação ou com o sistema de som, por exemplo. É engraçado pensar que isso
era considerado algo futurista há dez anos!
A tendência é que, em um futuro não
muito distante, a tecnologia esteja totalmente integrada em todos os segmentos.
Afinal, o emprego de ferramentas tecnológicas deixou de ser um diferencial
competitivo para se tornar uma necessidade buscada pelos consumidores. E um dos
setores que vem se atualizando de acordo com essa perspectiva é o mercado pet,
uma vez que é um dos que mais tem lucrado e tem os clientes mais
exigentes.
Segundo o último levantamento divulgado
pelo Instituto Pet Brasil, o setor de produtos, serviços e comércio de animais
de estimação registrou alta de 27% no faturamento em 2021 em comparação a 2020,
sendo que a venda de produtos de higiene e bem-estar animal, chamados de pet
care, foram os responsáveis por 19,5% desse crescimento, abocanhando cerca de
R$ 2,8 bilhões desse lucro.
E isso se explica, principalmente, pela
alta no número de tutores de animais de estimação com a pandemia. De acordo com
o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os cães já estão
presentes em 33,8 milhões de domicílios e os gatos, em 14,1 milhões,
totalizando 47,9 milhões de lares, um número bastante expressivo e que mostra o
tamanho desse mercado.
A questão é que, com esse crescimento
acelerado, ter a tecnologia como aliada se tornará imprescindível em breve.
Hoje, já podemos contar com algumas facilidades, que vão desde banho e tosa em
domicílio, entrega expressa de produtos por meio de aplicativos, e táxi dog,
até creches e convênios médicos especializados. Porém, ainda há muito a ser
desenvolvido e criado pensando em facilitar a vida dos donos de animais de estimação.
Autonomia para os pais de pet é o que
vai ditar o emprego da tecnologia nesse setor. Em breve, veremos a cada
esquina, lojas cada vez mais tecnológicas e automatizadas, que funcionarão 24
horas por dia, possibilitando que esses consumidores possam recorrer a esses
estabelecimentos sempre que precisarem. Também veremos o número de empresas e
startups focadas nesse público se multiplicando cada vez mais, as
possibilidades são infinitas e possíveis.
Se você, assim como eu, também é
apaixonado por pets, vai ser muito beneficiado com essas novas iniciativas.
Vale a pena ficar ligado nas novidades e usufruir delas sem moderação!
*Tom Ricetti é Sócio Fundador da ONII
Soluções Autônomas, empresa parceira da Pet to Go, primeira marca de lojas
autônomas de pet shop no mundo.
Sobre a Pet to Go
Primeira marca de lojas autônomas de pet shop no mundo. A marca atua com o conceito Scan&Go, que permite ao consumidor utilizar o seu próprio smartphone para escanear os itens e realizar a compra diretamente pelo dispositivo, eliminando a necessidade de recorrer ao caixa ou aguardar na fila. Atualmente, conta com três lojas piloto em postos no estado de São Paulo.
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