Brasil lidera inclusão a serviços financeiros online
Mais de três quartos da população brasileira conectada têm acesso digital aos bancos, o que representa a maior taxa entre os países da América Latina
Novo relatório da Comscore
intitulado “Panorama Digital dos Serviços Financeiros” indica que as mudanças
nos hábitos de consumo da sociedade vividas nos últimos dois anos também
tiveram impacto no uso dos serviços financeiros na América Latina. Em 2021, os
acessos a domínios de internet banking atingiram uma grande audiência, chegando
a 200 mil visitantes únicos em janeiro de 2022.
Essa foi a categoria mais acessada na
região no último ano em relação a outros serviços, como meios de pagamento,
orientação financeira, taxas, investimentos e seguros. No Brasil, o alcance dos
domínios digitais dos bancos é o mais expressivo em toda a região e atinge
77,3% da população conectada. No Chile, essa taxa chega a 66,3% e, na
Argentina, o alcance é 65,4%.
Devido à vastidão de sua população, o
País também lidera a audiência a serviços digitais de bancos, fintechs e meios
de pagamento na região. Neste sentido, a análise da Comscore indica que as
cinco instituições com maior alcance no Brasil são Caixa, Nubank, Itaú, PicPay
e Banco do Brasil. Além disso, seguindo a tendência geral da preferência
mobile, 92% dos brasileiros acessam os serviços financeiros via celulares e
dispositivos móveis.
“De maneira geral, apesar da tendência
norte-americana de consumo digital via multiplataformas, o consumo em
dispositivos móveis ainda predomina nos países na América Latina. Na região, o
Brasil não apenas é o país com a maior população digital, mas também é onde os
consumidores passam mais tempo conectados aos celulares - nove em cada 10
pessoas que consomem os conteúdos digitais o fazem por meio do celular, o que
representa um crescimento de 6% entre janeiro 2020 e janeiro de 2022”, destaca
Ingrid Veronesi, diretora sênior da Comscore para Brasil.
Na área de investimentos, o Brasil somou
14 mil usuários em fevereiro de 2022, e o Binance.com (serviço destinado ao
ecossistema de criptomoedas), foi o domínio mais acessado em relação a esse
tema no País. A quantidade de visitas ao site foi ascendente em 2021, com pico
de audiência em julho de 2021, quando atingiu quase 4 mil acessos únicos.
Em relação ao perfil dos usuários, a
análise de Comscore registrou, ainda, que os consumidores que acessam serviços
financeiros online compartilham a audiência com os setores imobiliário (80,4%),
automotivo (68,6%), de viagem (67,6%), do governo (63%), de varejo (57,9%) e de
tecnologia (56%).
Estratégias e atuação nas redes sociais
O investimento em ações publicitárias em
2021 na área de finanças, bancos e cartões de crédito se mostrou expressivo em
toda a região. O Brasil se destaca entre os países com o montante mais alto,
acumulando mais de US$ 58,7 milhões investidos. Na sequência, estão México (US$
23,4 milhões), Argentina (US$ 5 milhões) e Chile (US$ 3,5 milhões).
Nas redes sociais, as publicações
patrocinadas têm se estabelecido gradualmente na América Latina registrando
crescimento em todos os países nos últimos anos. No Brasil, esse tipo de
conteúdo representava 3,8% do total de posts em 2018, já em 2021 representaram
5,2% das publicações. Nos demais países, essa taxa dobrou entre esses quatro
anos.
Entre as plataformas, o Facebook
concentra a maior audiência (85,3%) e números de ações (61,8%) sobre o tema
“finanças”. Já os conteúdos sobre esse assunto são bem distribuídos entre as
redes, Facebook soma 31,8% das publicações, Instagram lidera com 34,6%, e o
Twitter contabiliza 33,5% do total de posts.
O relatório completo da Comscore pode
ser acessado pelo link: https://www.comscore.com/lat/Prensa-y-Eventos/Presentaciones-y-libros-blancos/2022/Panorama-digital-de-los-servicios-financieros.
Sobre a Comscore
A Comscore (NASDAQ: SCOR) ajuda
especialistas em marketing e empresas de mídia em cada etapa do ciclo de
publicidade, em todas as plataformas. Com dados que combinam inteligência
digital, TV ao vivo, espectadores de filmes e OTT com informações avançadas
sobre o público, a Comscore permite que compradores e vendedores de mídia
quantifiquem o comportamento de várias telas e tomem decisões de negócios com
confiança. Líder comprovado na medição de audiências digitais, audiências de
set-top box e publicidade em escala, a Comscore é uma fonte independente,
confiável e abrangente de terceiros para medição entre plataformas.
Para mais informações sobre a Comscore, visite o site.
Nenhum comentário