Colégio Santa Marcelina de Belo Horizonte é finalista do Prêmio Arte na Escola Cidadã
- Evento é
o maior prêmio de arte-educação do Brasil, voltado exclusivamente para
professores de Arte
-
Projeto do colégio abordou o Holocausto Brasileiro e, como
resultado, foram construídos 20 artefatos artísticos entre pinturas,
esculturas, vídeos e objetos
São Paulo, julho de 2022 – A unidade de Belo Horizonte, da rede de Colégios Santa Marcelina, instituição educacional que alia a tradição de gerações à inovação
presente em uma proposta educacional disruptiva, é finalista do Prêmio Arte na Escola Cidadã, com um projeto sobre o Holocausto Brasileiro. O responsável pela
iniciativa foi o professor de Arte da instituição, Aloísio Rabelo. Os
vencedores serão divulgados durante cerimônia na próxima quinta-feira (21).
Entre os objetivos do projeto, estão elencados posicionar os estudantes
de forma crítica, reflexiva e ética diante das produções artísticas; apreciar a
arte, considerando os contextos históricos, sociais e políticos, as suas
diferentes linguagens e de suas relações em uma obra e, por fim, construir
autonomia criativa e expressiva, conjugando aspectos pragmáticos e subjetivos.
De acordo com o professor de Arte do Colégio Santa Marcelina e criador
do projeto, Aloísio Rabelo, a premiação é importante para demonstrar a efetividade
deste modelo, que tem sido fundamental para ampliar a aprendizagem dos
estudantes do colégio. “Certamente, chegar até aqui é muito gratificante, uma
vez que demonstra a relevância de inovar nas metodologias de ensino e os
efeitos disto para o crescimento e a ampliação dos conhecimentos dos
estudantes”, explica Rabelo.
O projeto
Ao todo, participaram 3 turmas de aproximadamente 40 estudantes,
referentes ao 9º ano da unidade de Belo Horizonte, totalizando cerca de 120
jovens. Durante o processo de aprendizagem, os conceitos de Arte Contemporânea,
de objetos e instalações artísticas, materiais relacionados ao tema Holocausto
Brasileiro e as trajetórias do artista plástico sergipano Artur Bispo do
Rosário e de Nise da Silveira (a mulher que revolucionou o tratamento mental
através da arte), foram fundamentais para a finalização do projeto.
Rabelo explica a importância da experiência para o processo de
aprendizagem, visto que foram diversas etapas percorridas até a conclusão do
trabalho. “Durante a jornada, os estudantes passaram por análises de obras de
artistas, encontros em grupos de trabalho presencial e online, pesquisas,
investigações e criações coletivas auxiliadas pela Metodologia Ativa de
Aprendizagem baseada em Projetos ABP e por ferramentas digitais como Sway e
Padlet, que serviram como depositórios de informações”,
acrescenta Rabelo.
Como resultado, foram construídos 20 artefatos artísticos entre
pinturas, esculturas, vídeos e objetos, e todo esse acervo foi apresentado em
uma exposição presencial, chamada “Resiliência”, no fim de 2021.
Ao final das produções dos artefatos artísticos, os grupos se prepararam
para receber a visita de Rejane Faria, atriz da série Colônia, da Globoplay, -
uma releitura do best-seller Holocausto Brasileiro, reconhecido como “Melhor
Livro-Reportagem do Ano” pela Associação Paulista de Críticos de Arte (2013),
de autoria da jornalista Daniela Arbex. Os estudantes receberam também um vídeo
de Daniela Arbex que agradeceu aos alunos pelos trabalhos desenvolvidos e por
não deixarem que essa história seja esquecida.
Enxergando novas possibilidades de amplificar o trabalho e manter vivo o
acervo que foi construído, o professor foi em busca de criar em um espaço
virtual, dentro do ambiente metaverso, que oferecesse para outras pessoas a
possibilidade de visitar a exposição. A galeria virtual pode ser visitada no
link: artsteps.com/profile/61be37f9d7a953663208b196/exhibitions
Sobre o colégio Santa Marcelina
O Instituto Internacional das
Irmãs de Santa Marcelina foi fundado em 1838 por Monsenhor Luigi Biraghi, com o
auxílio de Marina Videmari, em Milão, na Itália. Dedicada à educação, à saúde e
à assistência social, a Congregação difundiu-se globalmente a partir da
instituição de colégios, hospitais e obras sociais.
Atualmente, presente em 8 países, espalhados por 3 continentes, e em 17 municípios e 9 estados brasileiros, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Tocantins, o Instituto segue com a missão de levar adiante, com empenho e entusiasmo, a educação, a formação, a cura e a construção do ser humano íntegro e da sociedade. Tudo isto alinhado à uma metodologia inovadora de aprendizagem, alinhada às principais tendências do mercado educacional.
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