Como as logtechs podem se tornar estratégicas para as empresas
CMO da KPL Supply Solution destaca como o setor
de logística desempenha um papel essencial no mercado
Nos últimos anos, as logtechs ganharam
cada vez mais espaço no mercado. Segundo levantamento realizado pela Distrito,
empresa de inovação aberta e pela consultoria KPMG, no final do ano passado, em
2020 o Brasil catalogou cerca de 283 startups da área de logística; em 2021,
esse número subiu para 300. Mesmo diante de situações adversas, como o período
pandêmico, o segmento também esteve entre as áreas que mais conquistaram bons
investimentos financeiros. Naquele primeiro ano analisado, segundo a pesquisa,
mais de US$ 187,6 milhões foram direcionados para o setor.
A expansão é marcada principalmente
pelos avanços tecnológicos e pela criação de novas soluções, tanto para
resolver as dores já existentes, quanto para auxiliar em áreas que se
fortaleceram nos últimos tempos, como o setor de food service e o e-commerce.
“A principal vantagem competitiva do mercado está em reconhecer o
relacionamento de parceria com as logtechs. Ao investir em novas tecnologias e
modelos de negócios, conseguimos solucionar diferentes entraves nas cadeias de
distribuição, que garantem principalmente a gestão apropriada de meios que
influenciam nos resultados’’, afirma Carolinne Couto, co-fundadora e CMO da KPL
Supply Solution, empresa que realiza toda a gestão de supply chain do segmento
de food service, especialmente do franchising.
Com o objetivo de otimizar o tempo das
entregas, garantir a integridade e eficiência de processos, o segmento
logístico se consolidou como uma tendência de serviços oferecidos não apenas
para empresas, mas também para consumidores de maneira direta. “A logística faz
parte de toda a cadeia produtiva dos negócios, o que também significa que
devemos olhar com atenção para a experiência final do usuário, que rege a
principal mudança no ecossistema de inovação entre os serviços’’, pontua a
especialista.
Muito além do armazenamento e
transporte, as logtechs estão à frente de soluções estratégicas que
contribuem para o crescimento do setor como um todo, principalmente
desempenhando funções que modernizam os serviços prestados para diferentes
segmentos. “As otimizações estão por toda a cadeia de suprimentos, desde o
processo de armazenagem até a entrega, mas, para que todo esse sistema
funcione, devemos estar atentos a digitalização de processos, fator essencial
para a desenvolvimento e expansão das logtechs’’, finaliza Carolinne.
Sobre a KPL Supply Solution
Fundada em 2018 pelos empreendedores Rodrigo Pitombo e Carolinne Couto, a KPL Supply Solution é uma logtech que realiza toda a gestão da cadeia de suprimentos do segmento de food service, especialmente no franchising. Além da expertise no transporte da carga, a empresa faz toda a gestão estratégica do fluxo de operação, garantindo a entrega de suprimentos aos pequenos e médios franqueados com o melhor valor de mercado, mais qualidade e de forma mais rápida. Atualmente a empresa conta com frota própria e terceirizada e centros de distribuição em São Paulo e no Rio de Janeiro. Para saber mais, acesse aqui.
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