Delphi Technologies explica o que indicam as luzes de alerta no painel do carro
Confira dicas que podem ajudar o motorista a
verificar o desempenho do veículo e identificar o significado de cada símbolo
Observar com atenção as
luzes do painel de instrumentos é uma boa maneira para verificar o bom
funcionamento e o desempenho geral do veículo. Para saber o motivo das cores
serem diferentes, o significado de cada símbolo e como proceder caso alguma
delas acendam, a Delphi Technologies preparou uma série de dicas que podem
facilitar a vida do motorista e tornar mais segura as suas viagens.
De acordo com Lucas
Kozma, técnico de suporte ao cliente do time de Aftermarket da Delphi, quando a
chave de ignição é acionada no primeiro estágio, todas as luzes do painel se
acendem. “Dessa forma, podemos verificar se todas as figuras estão funcionando
adequadamente”, explica. “Após um intervalo que varia de três a dez segundos,
elas se apagam, permanecendo acesas apenas as luzes referentes à alguns
sistemas do carro”.
Cores das luzes do
painel
Kozma informa que as
lâmpadas do painel são classificadas pelas cores amarela, vermelha, verde e
azul. As amarelas indicam um problema de gravidade moderada. “Neste caso, é
possível rodar com o veículo por um tempo, mas é recomendado levá-lo para uma
oficina para uma análise”, aponta.
As vermelhas advertem
problemas graves. Por conta disso, o veículo deve ser parado imediatamente, uma
vez que o automóvel pode estar com danos graves e prejudicar a segurança dos
passageiros. “Quando isso acontecer, é preciso levá-lo urgentemente à
oficina para verificação do defeito”, afirma Kozma.
Já as lâmpadas verdes e
azuis indicam que algum dispositivo está ligado, por exemplo, faróis, piscas,
piloto automático, luz de neblina.
Principais luzes do
painel
Além das cores, cada
luz do painel apresenta um símbolo com um significado diferente e cada figura
indicará qual parte do veículo está acionado ou com problemas.
Luz do freio:
Indica que o freio de
mão está acionado. Pode apontar um mal funcionamento do freio devido à
desgastes de componentes ou falhas no sistema. “Essa luz é vermelha porque
existem riscos de o freio não funcionar adequadamente”
Luz de temperatura do
motor:
Indica aumento da
temperatura do motor e, eventualmente, sinais de um problema no sistema de
resfriamento. “Se esta luz aparecer, poderá haver vazamento de líquido de
arrefecimento sob o motor ou vapor saindo pelo capô”, sinaliza Kozma.
“Primeiro, pare o veículo o mais breve possível, espere o motor esfriar, verifique
e complete o nível do fluido de arrefecimento se necessário, observe quaisquer
vazamentos sob o motor e se o ventilador do radiador está funcionando
corretamente”.
Luz do óleo:
Indica falha no sistema
de lubrificação, ocasionada pelo baixo nível de óleo ou falta de pressão. “Se o
motor trabalhar muito tempo com deficiência de lubrificação, teremos um
desgaste acentuado das peças móveis e um aumento da temperatura que pode
fundi-lo”, alerta Kozma.
Luz de carga da
bateria:
Indica problemas na
bateria do carro. “Ela também pode indicar inconvenientes no sistema elétrico e
também falta de carregamento de energia pelo alternador”, informa Kozma. “Caso
permaneça acesa, poderá dificultar a próxima partida do motor”.
Luz do airbags:
Indica que o sistema de
segurança passivo do airbag poderá apresentar falhas caso ocorra um acidente.
“É muito importante ficar atento neste ponto, e procurar uma oficina caso essa
luz acenda”.
Luz de reserva do
tanque de combústível:
Segundo Kozma, ela
indica que o tanque de combustível está na reserva e que o veículo tem apenas
alguns quilômetros de autonomia. “Quando isso acontece frequentemente, a
temperatura de trabalho da bomba de combustível é elevada devido ao menor
volume de combustível para auxiliar na refrigeração da peça”, relata. “Isso
também pode reduzir a vida útil do conversor catalítico.”
Luz da injeção
eletrônica:
Ela indica algum
defeito no motor. “Não é possível especificar em qual componente apenas pela
luz, mas o veículo pode apresentar falhas no funcionamento, alto consumo de
combustível e elevação dos níveis de emissão”, avalia Kozma. O técnico também
explica que caso a luz acenda após o abastecimento, a central eletrônica pode
não ter reconhecido o novo combustível, ou ele é simplesmente de baixa
qualidade. Se esta luz permanecer acesa mesmo após o abastecimento em um posto
de combustíveis de confiança, é importante buscar o auxílio de uma oficina para
uma análise corretiva do sistema.
Luz do ABS (Antilock
brake system):
Símbolo obrigatório
desde 2014 em veículos novos vendidos no Brasil. Kozma explica que esse sistema
é responsável por evitar o travamento das rodas em uma frenagem de emergência.
“É importante ficar atento se o ABS apresenta alguma irregularidade, que poderá
ocasionar falhas na frenagem”, relata.
Luz do EPS (Electric
Power Steering):
Se trata de um sistema
de direção com assistência elétrica, permitindo uma maior maciez ao movimentar
o volante. “Caso haja algum problema no sistema, a direção não deixará de
funcionar, todavia, perderá a assistência”, afirma Kozma. “A falta desse auxílio
dificultará manobras e a própria condução do veículo”
Luz do ESC
(Electronic Stability Control):
Kozma ensina que o ESC
é o controle de estabilidade que utiliza os dados de alguns sensores como:
sensor de velocidade de cada roda e sensor de posição do volante para manter o
veículo em sua trajetória fazendo a distribuição da frenagem, em cada roda.
“Essa luz acende quando o veículo é ligado e se apaga após alguns segundos”,
diz. "Se trata de um sistema de segurança ativo, porém, se luz permanecer
acessa continuadamente, há um problema no sistema”.
O ESC pode ser
desativado por meio de um botão no painel e uma luz indicará que ele está
desligado. Entretanto, Kozma recomenda esta ação apenas quando o motorista
estiver em um terreno de baixa aderência como areia, cascalho ou terra para
facilitar a movimentação inicial do veículo.
Luz do imobilizador:
Indica uma falha de
comunicação entre uma chave de injeção eletrônica e a antena instalada no miolo
da chave. A antena informa para a central se a chave é a correta. Os desenhos
deste símbolo podem ser de uma chave apenas, de um carro com uma chave ou um
cadeado. “Caso ele esteja acesso, pode haver dificuldade de partida e o correto
é procurar um chaveiro ou eletricista para verificar o defeito”, sinaliza
Kozma.
Indicador de
aquecimento de combustível:
Indica que o sistema de partida à frio está ativo e aquecendo o combustível. O tempo que a figura permanece ligada pode variar de acordo com a condição da bateria e a temperatura do ar e da água. “Geralmente, a partida do motor é liberada quando ela se apagar e se ela continuar funcionando depois do aquecimento do motor ou enquanto dirige, pode estar acontecendo uma falha no sistema”, avisa Kozma.
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