Dia Mundial do Chocolate: produto faz parte das compras de 88,3% dos brasileiros e setor faturou R$ 11,4 bilhões em 2021
Estudo da Kantar aponta curiosidades a respeito do consumo do
doce no País
O Dia Mundial do Chocolate é comemorado em 7 de julho. Em 2021, o
setor faturou R$ 11,4 bilhões em 2021 – alta de 16,1% em comparação ao ano
anterior. Os dados da Kantar, líder em dados, insights e consultoria,
ainda apontam que a taxa de penetração da categoria cresceu 2,8% no período e
que o item faz parte da lista de compras
de 88,3% dos lares brasileiros. Além disso, a frequência de consumo cresceu 0,4
pontos percentuais, passando de 8,5 para 8,9 a quantidade de vezes em que o
consumidor esteve nos pontos de vendas em 2021.
Formatos preferidos
Em média, o brasileiro gastou, no ano, R$ 89,32 com chocolate –
variação de 10,6% em relação a 2020. O formato mais consumido foi o bombom
(41,9%), seguido pelas barras (29,6%) e pelos snacks (14%).
A categoria de bombons faturou R$ 3,6 bilhões em 2021 – variação
de 6,9% em comparação ao ano anterior. Isso representa uma penetração em 69,8%
dos lares, enquanto o consumidor esteve 3,7 vezes nos pontos de vendas.
Na hora da compra, a grande maioria dos brasileiros prefere as
caixas (87,8%), mas também há procura por pacotes de bombons específicos (7,4%)
e pela aquisição avulsa (4,5%).
Perfil do consumidor
Nas sete praças estudadas pela Kantar, o chocolate é mais
consumido nas regiões Sul, que concentra 22% do volume consumido, e Grande São
Paulo, com 18% do consumo em volume. A maioria dos clientes pertence às classes
AB1 e B2, que concentram 14% e 21% do consumo nacional (28%), com destaque
principalmente para compradores de 30 a 49 anos.
Ainda vale destacar que os brasileiros adquiriram o produto,
principalmente, nos canais de autosserviço (30% do volume), no varejo
tradicional (19%) e em atacarejos (14%).
Curiosamente, as compras foram feitas especialmente
no verão (31,9%), mas também marcaram presença no carrinho durante a primavera
(24,3%), o inverno (22%) e o outono (21,8%).
Sobre a Kantar
A Kantar é líder global em dados,
insights e consultoria. Atuamos em mais de 90 mercados e somos a empresa que
mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e
veem. Ao combinar nossa experiência sobre o conhecimento humano com tecnologias
avançadas, ajudamos nossos clientes a entender as pessoas e inspirar
crescimento.
Mais informações em www.kantar.com/brazil.
Nenhum comentário