Do Dia dos Pais ao Natal, varejo deve focar no lucro com menos perdas
A prevenção de perdas é estratégia vital porque
faz com que o varejista aumente seu lucro, sem que seja necessário multiplicar
as vendas
Julho de 2022 – Os dados de desempenho
de vendas do varejo nos primeiros seis meses de 2022 ainda não foram
divulgados. Mas os lojistas estão ansiosos com os números, especialmente porque
as vendas em junho último cresceram 5,9%, descontada a inflação, em comparação
com igual mês de 2021, aponta o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). Apesar
do registro até significativo, um fato é certo: diminuir perdas é essencial
para que as empresas lucrem mais no segundo semestre.
É este segundo semestre
que guarda as melhores datas de vendas do varejo brasileiro. Agora em agosto
ocorre o Dia dos Pais, em outubro acontece o Dia das Crianças, em novembro tem
a Black Friday e dezembro, claro, o Natal. “São nesses períodos de grandes
movimentações que infelizmente também aumentam os furtos em lojas e as fraudes
nos PDVs, extravio de mercadorias, atrasos nas entregas e avarias no armazenamento
e transporte de produtos. Portanto, diminuir perdas torna-se mandatório a
partir de agora”, diz Hailton Santos, diretor Comercial da Gunnebo Cash
Management (www.gunnebo.com.br),
empresa que integra a Sesami Company e é referência em soluções efetivas e
inovadoras para segurança, produtividade e gestão nos segmentos de varejo,
bancos e transporte.
A prevenção de perdas é
considerada uma estratégia vital, porque ela faz com que o varejista aumente
seu lucro, sem que seja necessário multiplicar as vendas, algo cada vez mais
difícil em tempos de recuperação econômica após pouco mais de dois anos de
pandemia. Para diminuir as perdas e principalmente manter a lucratividade do
negócio, o varejo, que trabalha com margens em torno de 2%, tem à disposição,
segundo Santos, uma série de soluções que auxilia na proteção de produtos,
garantem a segurança da loja, além de facilitar a gestão e o controle das
equipes operacionais e de vendas.
Do PDV à gestão de
numerário -
Para o PDV Santos indica o uso do CFTV, que além de ser importante para
reconhecimento de indivíduos em atividades ilegais, também serve para
desencorajar ações antes delas acontecerem. Há ainda o Gatecash, ferramenta de
monitoramento que possibilita ao varejista diminuir as fraudes (cancelamentos
de cupons indevidos, descontos irregulares e aberturas excessivas de gaveta),
além de minimizar os erros operacionais e até mesmo as falhas de inventário.
Com o Gatecash, a Super
Adega, uma das principais redes de cash & carry do Distrito Federal, obteve
uma redução de 50% nas perdas, com um destaque para diminuição de 70% em
cervejas, energéticos, leite e chocolates, os maiores vilões entre os
registros. “Conseguimos esses índices após a correção de processos, que só foram
identificados com as apurações e levantamento de informações que conseguimos
com o Gatecash”, revela o gerente de Prevenção de Perdas, Kennedy Oliveira.
O XReader, sistema de
leitura automática de código de barras e identificação de produto por imagem,
pode ser utilizado em qualquer checkout com esteira. O sistema evita que algum
item passe pelo leitor sem ser registrado, reduzindo as perdas por erro de
leitura ou fraude do operador. “Com ele o cliente também efetua sua compra,
especialmente aquela de grandes volumes, com uma redução de até 30% no tempo de
atendimento”, diz Hailton Santos.
O Intelisafe, cofre
inteligente para gestão de numerário, por sua vez, tem um software avançado, o
Cash Control, que permite a sincronia de todos os processos, desde o depósito
do dinheiro no cofre até o transporte ao banco. Gerenciado por um data center,
ele tem um contador de notas que contabiliza as cédulas depositadas, evitando o
erro humano, rejeita notas falsas e oferece diferentes velocidades de leitura e
capacidade de depósito, conforme a necessidade do varejista.
De acordo com Santos,
prevenir perdas deixou de ser algo que se ouvia falar que as grandes redes
realizavam. “Com as margens cada vez mais apertadas por causa do aumento da
concorrência e da disputa pela renda do consumidor, a prevenção pode significar
uma questão de sobrevivência”, argumenta. Pelo terceiro ano consecutivo, o
índice geral de perdas caiu no varejo, para 1,21%, totalizando pouco mais de R$
24 bilhões, como aponta a 5ª Pesquisa Abrappe de Perdas no Varejo Brasileiro,
realizada pela Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe) em
parceria com a KPMG em 12 segmentos.
SOBRE A SESAMI (https://www.sesami.io/)
A Sesami Management
Technologies Corp. é uma recém-criada fruto da união da sueca Gunnebo Cash
Management e da norte-americana Tidel em 2022. Com capacidade para atendimento
global, a Sesami é uma plataforma aberta, integrada e sofisticada de business
intelligence (BI) que oferece serviços personalizáveis, incluindo software,
dispositivos inteligentes e serviços gerenciados para ecossistemas de caixa de
ponta a ponta e operações de automação de PDV.
SOBRE A GUNNEBO CASH
MANAGEMENT (www.gunnebo.com.br)
Com sede na Suécia, e presente em 28 países, a Gunnebo Cash Management é referência no desenvolvimento de soluções efetivas e inovadoras para segurança, produtividade e gestão nos segmentos de varejo, bancos e transporte massivo. A empresa atende redes varejistas em todo o país, como Carrefour, GPA, Sonda, Nordestão, Super Nosso, Koch, Coop, C&A, Riachuelo, Marisa, Centauro, RaiaDrogasil, DPSP, Farmácias Pague Menos, Lojas Americanas, Magazine Luiza, etc.
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