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Entenda o que é endomarketing e como colocar em prática no seu negócio


Dentro do marketing, existem diferentes estratégias que podem combinar com as propostas e objetivos que a empresa precisa. O endomarketing são estratégias que têm o foco dentro da empresa, principalmente, com os seus colaboradores.

Diferentemente das estratégias que pensam em externos ou nos clientes, o endomarketing possui um foco interno onde o planejamento é para gerar resultados internos, que irão se refletir do lado de fora, por meio da motivação dos funcionários. 

Por meio do endomarketing as práticas de turnover, a rotatividade de funcionários, pode diminuir de modo considerável por conta da sua eficácia, mas ainda sim atrair profissionais de qualidade para a empresa. 

Por conta da criação de uma boa imagem que se é praticada, transformando a empresa em um ambiente de trabalho do qual acaba sendo desejável para se trabalhar. 

Para que as outras estratégias de marketing sejam efetivas na empresa de segurança canoas, por exemplo, é importante que o processo tenha início de dentro para fora.

De modo que as transformações e melhorias que os funcionários têm no ambiente de trabalho são apresentadas aos consumidores. 

Por conta de estar ligado a fatores internos, o endomarketing também pode ser nomeado como marketing interno em alguns casos, ainda com o propósito de melhorar o ambiente de trabalho dos funcionários. 

Por que implantar o endomarketing na empresa?

Uma empresa que fabrica champagne blanc des blancs acaba contando com muitos colaboradores, tanto internos quanto externos, para entregar o produto final nas mãos do consumidor. 

Se um funcionário trabalha em boas condições e de modo engajado, as chances dele comentar sobre a marca com amigos e familiares é ainda maior.

Portanto, uma divulgação de forma diferenciada por estar vindo de alguém que participa do processo. 

Implantar o endomarketing pode contribuir com a humanização da empresa, mesmo que ela contenha processos humanizados que agilizem na fabricação de uma bateria cral 60 amperes, a percepção que se tem acaba sendo diferente de quando não há a prática. 

Com o número de empresas crescendo diariamente no mercado, e buscando formas para se destacar, o endomarketing acaba contribuindo com essa tarefa junto às outras estratégias da empresa, permitindo que a competição dentro do nicho esteja nivelada.

Como colocar o endomarketing em prática no negócio?

Uma estratégia de marketing externa de uma empresa pode ser algo prático para o usuário, que pode ir em uma plataforma de busca e procurar por uma farmácia de manipulação perto de mim, por exemplo, e encontrar diversos resultados dentro da página. 

Já para questões internas, alguns pontos devem ser feitos para que essa estratégia possa ter bons resultados para o empreendimento, sendo eles:

  • Pesquisa com os funcionários;

  • Eventos e boas comunicações internos;

  • Ações de interação;

  • Cursos e treinos dinâmicos;

  • Mídias institucionais;

  • Ambiente colaborativo.

Sendo bem comum as pesquisas dentro do mercado, principalmente, para saber o nível de interesse dos consumidores, as pesquisas de satisfação interna também acabam sendo pontos essenciais dentro de uma empresa. 

Podendo ser algo feito pelo departamento de RH, as pesquisas sobre o bem-estar e como funciona o ambiente de trabalho colaboram para a determinação das futuras estratégias que a empresa pode decidir. 

Pelas pesquisas, também é possível se ter uma compreensão das falhas internas e com elas, saber quais estratégias tomar para que sejam ajustadas e melhoradas, por exemplo, a criação de eventos internos e meios de comunicação.

Como uma forma de desenvolver relacionamentos internos, os eventos e até mesmo, palestras, são fórmulas para que haja um engajamento de funcionários como uma forma de motivá-los, e também, despertar a motivação em grupo.

Isto por sua vez, acaba melhorando a comunicação entre os setores, desde a diretoria até outros pontos que são necessários na fabricação, venda e gerenciamento de uma empresa, sempre sendo o que é denominado como via de mão dupla. 

Saber ouvir e passar feedbacks envolvendo os serviços de lavagem de carpete a seco não é algo destinado somente aos consumidores, mas também aos trabalhadores que passam a ter a sensação de serem uma parte importante da empresa.

Ações que geram interações com os funcionários são bem-vistas dentro do endomarketing, principalmente, ao que está ligado a cursos e treinos que possam capacitá-los ainda mais para o seu serviço, assim como, para o seu eu profissional. 

As mídias institucionais são uma das formas mais usadas pelas empresas para engajar seus funcionários, especialmente os vídeos, que acabam transpassando os valores do negócio e o posicionamento que tem dentro do mercado. 

Vídeos com os próprios funcionários fazendo depoimentos ou mostrando a rotina de trabalho, é uma forma da empresa reconhecer o trabalho em equipe do negócio, valorizando-o e despertando o sentimento de satisfação nos funcionários. 

Um ambiente colaborativo é um ponto importante dentro do endomarketing porque por meio dele que se tem um bom desenvolvimento de todos que os usufrui, independentemente da área que atua dentro da empresa, desde a gestão até a base da pirâmide de funcionários.

Estratégias do endomarketing para a empresa

Uma empresa que fabrica portas blindadas com montagem não deve apenas ter a união para as estratégias e ciclos de vendas, mas também, dentro do ambiente interno. 

Dito isso, algumas estratégias podem contribuir com essas ações, como:

01. Benefícios para os funcionários

Transformar o reconhecimento dos funcionários em benefícios é um dos pontos principais para despertar a satisfação deles, ajudando no bem-estar e também sendo uma forma de reconhecimento profissional. 

Principalmente, quando se vão além dos que são obrigatórios, como vale-transporte, e que possam aumentar o bem-estar do funcionário como um auxílio academia, com dias de horários flexíveis ou até mesmo o sistema de trabalho híbrido ou em home office.  

02. Plano de carreira

Ter plano de carreira pode contribuir na vida de um profissional, especialmente, se a empresa o ajuda com uma transparência e uma segurança no que irá ser feito por meio das estratégias de engajamento. 

Uma empresa que possibilita o crescimento do profissional acaba sendo vista com bons olhos, mostrando que busca não se estagnar e sempre aprimorar quem trabalha com o negócio. 

Valorizar todos os setores responsáveis por um EPDM expandido faz com que o crescimento profissional possa vir em um curto tempo.

03. Bom clima organizacional

A saúde mental do trabalhador é algo que deve sempre ser levado com importância dentro do mercado. No meio corporativo, ter um ambiente que colabore com o bem-estar físico e também mental do trabalhador é algo importante. 

Isso porque locais que possam prejudicar acabam negativando a imagem da empresa, e desta forma, corrompendo o seu nome dentro do mercado mesmo se forem boas as vantagens de se trabalhar no local.

Por isso, independentemente do nicho de mercado, como o de construção para se fabricar um ralo linear para quintal ou cosméticos, um bom clima organizacional para se trabalhar deve sempre ser bom para o físico e para a mentalidade do trabalhador.

04. Cultura inovadora

Transformações é algo que pode instigar os funcionários de uma empresa a ter empenho no ambiente de trabalho, especialmente, aquele que busca acompanhar as inovações que são apresentadas ao mercado. 

Buscar estratégias que possam despertar a criatividade dos funcionários para algumas ações acabam engajando-os, de forma que quebrem os mesmos ideais e pensamentos que são feitos rotineiramente na empresa.

Novas ferramentas, formatos de operação e tudo o que puder quebrar o tradicional pode ser uma boa estratégia para fazer com que o ambiente de trabalho fique tão pesado para o trabalhador. 

Essa inovação na cultura pode fortalecer os planejamentos da empresa, da mesma forma que reformular alguns processos e tornar ainda mais forte aquilo que já é estabelecido, de modo que proporcione um crescimento. 

Considerações finais 

Sendo assim, o endomarketing é uma estratégia que, diferentemente do marketing tradicional, está diretamente ligado para o setor interno de uma empresa, em especial, os seus funcionários. 

Desenvolver um ambiente do qual os trabalhadores possam ter um bom aprimoramento profissional, e ainda sim ter boas relações de forma que alavanque os resultados da empresa é algo importante.

Buscar iniciativas e aproveitar as inovações no mercado para estimular o ambiente profissional pode ser algo válido, isso sem deixar de lado o bem-estar do funcionário tanto físico como mental. 

O endomarketing é uma estratégia que, se for bem aplicada dentro de uma empresa, pode gerar resultados a longo prazo, fazendo com que não seja somente os consumidores que vejam os benefícios como também, os profissionais que procuram entrar no mercado. 

Com o crescimento do nome e as boas reputações da empresa, além de uma importância real com o funcionário, o empreendimento pode se solidificar e destacar-se de diferentes modos dentro do segmento mercadológico. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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