ESG e as primeiras lições da (longa e importante) jornada
Por Wagner Andrade, CEO da dataRain*
Muito mais do que ser reconhecida por
cuidar do meio ambiente, uma empresa para prosperar na agenda ESG precisa
promover impacto social positivo e adotar uma conduta corporativa ética. Isto
porque, o “meio ambiente” é uma das três letras da sigla, que, na tradução
literal significa: meio ambiente, social e governança (Environmental, Social
and Governance). Essas três letras, que praticamente substituíram a palavra
sustentabilidade no universo corporativo, fazem parte de uma jornada que
estamos começando a perseguir.
Nos aprofundamos diariamente nestes
conceitos, olhando com detalhamento cada ponto. Para a letra E, temos a visão
de cuidado com o planeta e por isso queremos criar iniciativas para proteger os
recursos naturais, entre elas, uma forma de reduzir a emissão de poluentes e
impactar positivamente o meio ambiente. Hoje, já conseguimos incentivar a
adesão ao transporte zero carbono, com o fomento ao uso de bicicleta para a
locomoção ao trabalho, oferecendo ainda um bicicletário, para que os funcionários
fiquem seguros de seus pertences enquanto trabalham. Além disso, o incentivo ao
home office é outra alternativa, que reduz significativamente o consumo de
combustíveis fósseis para locomoção.
Quanto tratamos do S, pensamos em uma
empresa engajada socialmente, o que engloba desde políticas de diversidade para
o ambiente de trabalho até projetos para reduzir a desigualdade na sociedade. E
neste ponto também estamos avançando. Na vanguarda do mercado de Tecnologia da
Informação (TI), contamos com 30% de mulheres em nosso quadro de colaboradores.
O número é superior à média do mercado, que é 18%. Entre a liderança, o número
é ainda maior: 56% dos cargos de chefia são ocupados por elas, na contramão da
estatística do setor, que, de acordo com o IBGE, conta com apenas 11% de
líderes femininas.
Mesmo acima da média, nossa meta é estar
de acordo com a realidade populacional do local onde estamos. No estado de São
Paulo, por exemplo, a proporção é de 51% de mulheres e 49% de homens. Buscamos
reproduzir esse cenário dentro da companhia, por meio de projetos que buscam
capacitar mulheres na área de tecnologia e orientá-las sobre como se posicionar
nesse mercado.
Quando vamos para G, de governança,
partimos para lisura dos processos corporativos, evitando discriminação e
assédio, além de boas práticas de gestão de pessoas. Sobre essas duas
vertentes, dentro de nossa ótica, já estamos agindo. Recentemente realizamos o
primeiro de uma série de treinamentos semestrais para todos os colaboradores,
explanando sobre nosso código de conduta, normas de compliance, proteção da
privacidade de dados e políticas contra assédio moral e sexual na companhia.
Mas, não somente orientamos como estamos usando nossas boas práticas de gestão
de pessoas para incentivar a capacitação dos colaboradores. Hoje nossa equipe
conta com mais de 160 certificações oficiais da AWS.
Além de custear a inscrição para a prova
de certificação, a dataRain promove treinamentos internos para preparar os
colaboradores para este momento. Atualmente, temos orgulho em dizer que temos
uma equipe muito certificada e lembramos, que estas qualificações são dos
nossos profissionais e que nossa taxa de retenção de talentos é muito alta, por
conta de todos esses incentivos.
Somos ainda uma das empresas fundadoras
da Escola da Nuvem (https://www.escoladanuvem.org), organização da
sociedade civil, sem fins lucrativos, que prepara estudantes para carreiras na
nuvem e os conecta a empregadores em potencial, promovendo a ascensão social
desses jovens por meio da educação técnica.
Certamente ainda estamos iniciando nossa
jornada dentro da agenda ESG e ainda há muito a se fazer em cada uma das
vertentes da sigla. Mas, o entendimento de que uma empresa não é uma ilha - e
de nosso importante papel social - já é um ponto de partida. Sabemos o quanto
empresas que estão nesta agenda são mais atrativas para o público, mas não
vemos isto como uma ação de marketing, sinceramente enxergamos como uma forma
de fazer a diferença na sociedade e atender aos anseios de consumidores e
stakeholders igualmente conscientes de seus papéis dentro dessa mudança de
paradigma.
*Wagner
Andrade
Wagner Andrade é o CEO da dataRain desde
a sua fundação, em janeiro de 2018. É graduado em Administração de Empresas
pela FEI e tem especialização em Análise e Projeto de Sistemas. Em sua
carreira, tem passagens por empresas como Oracle, Sun, Microsoft eMotorola.
Andrade trouxe para a dataRain sua expertise, provendo soluções para os setores
público e privado, em uma empresa com mais de 160 certificações da AWS em arquitetura
de soluções, engenharia de DevoOps, administração de SysOps, desenvolvimento,
segurança, Alexa Skills Building e arquitetura de ambientes em nuvem.
Sobre a dataRain
A dataRain, membro
premiado da AWS Partner Network (APN), é uma empresa 100% orientada à
computação em nuvem com experiência real. Presta serviços nas áreas de Saúde,
Educação, Terceiro Setor, Governo, Utilities, Agronegócio e Setor Privado. Soma
mais de 160 certificações oficiais AWS entre os membros da equipe, com
expertise de mais de 12 anos no segmento de computação em nuvem. Com
confiabilidade, inovação, comprometimento, agilidade e maleabilidade, visa
apoiar o crescimento dos clientes e proporcionar tranquilidade em relação à TI,
armazenamento e segurança de dados
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