Especialista em negócios e varejo explica como escolher o ponto ideal para uma loja
Cleber Brandão relata a própria experiência e diz
que nenhum detalhe deve ser esquecido
Uma das
particularidades quando se decide empreender em um negócio físico é saber onde
estabelecer-se, ou seja, qual seria o ponto ideal para aquele tipo de comércio
ser instalado. Uma escolha errada pode acarretar uma série de problemas. Por
isso, é de extrema importância acertar cada passo.
Cleber Brandão, especialista em
negócios de produtos naturais, gestão de lojas e empreendedor focado no varejo,
lembra que decidiu iniciar o seu empreendimento em 5 de maio de 2020, no auge
da pandemia. Sonhou com o local ideal e imaginou tudo o que queria. “O primeiro
passo foi buscar o ponto ideal. Andei por Goiânia, analisei o fluxo de pessoas,
posição do sol, ventilação do espaço, além de levar em consideração outros
pontos cruciais, até encontrar algo que atendesse as minhas necessidades, e
claro, dos clientes. O local tinha 25m², nenhuma necessidade de reforma e um
fluxo grande de pessoas”, lembra.
O imóvel, conforme
relata o especialista, ficava próximo a bancos, panificadoras, farmácias e
residências. “Fiquei encantando com o local e, no impulso, quase fechei o
contrato ali mesmo. O valor do aluguel era de R$ 3,5 mil. Como entendo que a
posição do sol é algo importante para o negócio, voltei por mais duas vezes ao
longo do dia. Resultado: o sol tomou conta da loja! Infelizmente, a frustração
tomou conta por alguns segundos. Entendi que ali não seria o lugar e comecei a
buscar novamente. Não me apressei, porque com a pandemia, os alugueis iriam
cair e foi isso que aconteceu”, recorda.
Na metade de agosto,
três meses após o início da busca, Cleber passou em frente ao Parque Vaca
Brava, famoso pela sua pista de corrida e fluxo de pessoas e deparou-se com uma
placa na qual havia um anúncio de aluguel de imóvel. “Inicialmente, empolgado,
pensei: ‘Aqui vai ser a loja!’" conta.
Com os pés no chão,
Cleber buscou o contato com o proprietário. “Pegamos a chave e o local, com
200m², estava sendo locado por R$ 7 mil, mais R$ 500,00 de IPTU. Como estava há
muito tempo sem contrato de locação, fizemos uma proposta de R$ 5 mil por 12
meses. O proprietário apresentou uma contra proposta de R$ 5,5 mil. Informei
que fecharia por R$ 5 mil e queria mais 1 mês de isenção. Caso o proprietário
tivesse interesse, já fecharíamos o contrato ali mesmo. E assim encontramos o
ponto”, exalta.
O local escolhido
recebia pouco sol pela manhã e apenas em uma parte. Na vitrine frontal foi
colocado um toldo, sem que a visão da loja fosse afetada. Amplo, o prédio era
ventilado e tinha piso superior para o escritório e estúdio de gravação. “Fica
em um dos melhores pontos de Goiânia e tem quatro concorrentes próximos: três
lojas de franquia, que certamente irei indicar se eu não tiver algum produto em
minha loja. Concorrente não é inimigo, ele é parceiro e te ajuda a movimentar o
negócio e a região”, aconselha.
Depois de trabalhar em
um espaço de 35m², Cleber festeja, principalmente, o fato de jamais ter
desistido. “Demorou, mas encontramos! O mais difícil pode ser o ponto. Tenha
paciência, pechinche, pesquise muito. Não espere a hora certa, vá atrás. Não se
canse!” conclui.
Sobre Cleber Brandão
Cléber Brandão é o criador do maior curso sobre como montar e gerir lojas de Produtos Naturais no Brasil. Empresário no segmento há mais de uma década, fundou a Trilha Empório Natural e Ektus Produtos Saudáveis. Tem ajudado centenas de futuros lojistas a montarem negócios com suas aulas e motivações diárias. Nasceu em família humilde do interior de Goiás, vendeu limão, alface, ovos e galinhas na cidade em que morava e se orgulha muito de seu passado. Cléber já foi professor universitário e fez diversos MBA's, mas a sua paixão está no comércio e nas vendas. Para mais informações, acesse https://www.cleberbrandao.com.br/ ou pelas redes @cleberbrandao
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