Últimas

Festa Revival traz a artista baiana Melly pela primeira vez a Belo Horizonte

Destaque entre os novos nomes da música baiana, a cantora faz show na Autêntica em noite de comemoração aos três anos do Espaço Yanã


No dia 6 de agosto, a baiana Melly faz seu primeiro show em Belo Horizonte, na Autêntica, a partir das 21h. A cantora será a atração principal da festa Revival, que celebra os três anos do espaço gastronômico Yanã. A noite contará também com apresentações de Amandona!, banda do bloco de carnaval Truck do Desejo e @bsurda. Os ingressos estão disponíveis no site a partir de R$50.

Melly traz para a capital mineira composições próprias pautadas na identidade baiana e no gênero norte-americano R&B. Entre suas referências estão o jazz, blues, soul, samba-reggae, trap, pagodão e o toque Ijexá. “Como artista e mulher preta que canta, compõe e escolheu como gênero tudo que envolve a Black Music, poder utilizar essa janela como forma de oferecer e mostrar para um público maior - e que me entende - o que venho desenvolvendo, é incrível”, conta a artista, que mostra essa mistura em seus lançamentos.

O single Soul traz elementos do samba-reggae e guitarra com influências tropicais caribenhas. Inspirada pelo soul e R&B, a artista se mostrou versátil no seu primeiro EP, Azul (2021), que conta com as participações dos músicos Chibatinha (Àttoxxá) e Sullivan (Afrocidade). Em março deste ano, fez a abertura do show de uma das mais novas apostas do cenário da música contemporânea brasileira, Marina Sena. Recentemente, a baiana lançou o single Ceder, composto em parceria com Hiran.

Revival

Revival marca a comemoração de três anos de existência do Yanã. A festa reunirá os novos sons do momento e da cena cultural independente, explorando universos da música brasileira com liberdade e qualidade sonora. Por meio de uma experiência única, o público poderá ver, além de Melly, a cantora e compositora Amandona!. A artista mineira independente caminha em carreira solo e também empresta sua voz aos vocais do bloco de carnaval de rua, luta e ocupação Abalô-Caxi. Seu trabalho é marcado por reflexões a partir de suas experiências, sem perder de vista o propósito de dançar e entreter. Na noite, Amandona! apresentará seu show Tour de Sentimento, com canções autorais inéditas.

A banda do bloco de carnaval, Truck do Desejo, também é uma das atrações de Revival. Criada em 2018 para dar visibilidade e protagonismo à identidade lésbica e bissexual no carnaval de Belo Horizonte, a banda é formada por artistas com trajetórias conhecidas na cidade: Larissa Horta (baixo e vocais), Débora Ventura (voz), Lygia Santos (voz), Fernanda Polse (voz), Verônica Zanella (guitarra e vocais), Andrezza Cajá (percussão), Daniele Milena (percussão), Isabella Figueira (bateria) e Morgs Rodriguez (dança). No repertório, clássicos e atualidades rearranjadas em ritmos tradicionais do Brasil, como ijexá, samba-reggae, pagodão baiano, marchinha e funk. São músicas compostas ou que se tornaram conhecidas nas vozes de mulheres lésbicas ou bissexuais, como Cássia Eller, Martinália, Marina Lima, Angela Ro Ro, Gal Costa, Maria Bethânia, Adriana Calcanhotto, Luedji Luna, Ana Carolina, Daniela Mercury e Letrux.

Para ampliar a pluralidade musical, ao longo da noite a festa contará com apresentações de DJ Confusa, DJ Morgs e DJ Bebela Dias, além da festa @bsurda. Mais do que cultura e gastronomia, o Yanã compartilha alegria, com segurança e conforto para ser quem se é. Por isso, Revival reúne diversidade, resistência, respeito e responsabilidade. Além de transformar Belo Horizonte por meio da multiplicidade musical, a festa busca a inclusão de todas as pessoas em suas particularidades e diversidades.

Espaço Yanã

Inaugurado em junho de 2019, o Yanã se tornou referência de espaço para mulheres e pessoas LGBTQIA+ da cidade. O local foi criado com a proposta de ser um fomentador do feminismo de forma prática: sendo todo conduzido por mulheres. Além de ser um bar e restaurante com carta de drinks autorais e cardápio voltado para a culinária mineira, o espaço abraçou a cena cultural de Belo Horizonte. O local é hoje uma referência na promoção e valorização de artistas LGBTQIA + e se tornou um importante ponto de encontro na cidade.

Serviço

Revival

Data: 6 de agosto

Local: Autêntica (rua Álvares Maciel, 312, Santa Efigênia)

Horário: a partir das 21h

Atrações: Melly, Amandona!, Truck do Desejo, DJ Bebela, DJ Morgs, DJ Confusa e @bsurda,

Ingressos à venda: https://autentica.byinti.com/#/event/festival-revival

A partir de R$ 50

Nenhum comentário