Fintechs de meios de pagamento buscam integração e querem estar onde bancos não chegam
Empresas como a Acqio, fecharam parcerias,
lançaram soluções para e-commerce e integraram o PIX em seus serviços de pagamento
Felipe Valença, CEO da Acqio/Divulgação
A Global Findex Databae, pesquisa do
Banco Mundial que é desenvolvida a cada quatro anos, revelou que mais da metade
dos brasileiros usa meios de pagamentos digitais. Apesar disso, segundo o
levantamento, o país ainda pode crescer e ampliar sua atuação neste segmento.
Para o CEO da Acqio, fintech de soluções de pagamento, Felipe Valença, um país
de dimensões continentais, como o Brasil, ainda precisa ampliar as opções de
pagamentos digitais. “Temos
milhares de empreendedores espalhados por centenas de cidades, boa parte delas
com pouca ou nenhuma infraestrutura bancária. Acredito que quando um banco
fecha é a oportunidade de entrar com a Acqio na cidade. Através do nosso time
de franqueados, estamos presentes hoje em cerca de 2.500 cidades no Brasil.
Aproximadamente 2/3 dos nossos 50 mil clientes foram bancarizados por nós, ou
seja, não tinham conta corrente antes de serem nossos clientes”,
ressalta o executivo.
Os dados do estudo do Banco Mundial
mostram que a pandemia acelerou o processo de digitalização dos pagamentos, em
especial na América Latina (AL). Segundo a pesquisa, são 150 milhões de pessoas
na AL com contas bancárias, mas que utilizam dinheiro em espécie para realizar
pagamentos. No Brasil, a estimativa é que existam 50 milhões de pessoas nessa
condição.
Valença ressalta que algumas mudanças
vieram para ficar, como o Pix, que já está integrado nas soluções de pagamento
da Acqio. “Os novos meios de
pagamento não são concorrentes, e sim complementares. O Pix ajudou a bancarizar
muitas pessoas, assim como temos feito com os nossos clientes. Nosso objetivo é
tornar o sistema financeiro cada vez mais acessível e integrado, levando
soluções de pagamentos para todos os brasileiros. O Pix tem feito uma revolução
no sistema financeiro nacional e faz parte do conceito de Open Finance que foi
criado para ajudar na inclusão financeira e digital. E tem sido com base nessa
inclusão que a Acqio tem pautado sua conduta”.
Como digitalizar PME’s? Acqio mira em
cidades pequenas e médias
Em um cenário de lenta retomada
econômica e alta taxa de desemprego, muitas pessoas buscam uma forma mais
barata de empreender. Nesse sentido, tem aumentado a procura por
microfranquias, conhecidas por serem mais acessíveis. Atualmente, segundo a
Associação Brasileira de Franchising (ABF), existem 562 redes de microfranquia
no país, sendo 63% com foco somente no modelo e 37% mistas (que contam também
com o formato tradicional).
Para expansão das microfranquias da
Acqio - com investimento de R$8 mil -, uma das estratégias adotadas foi a
interiorização, tendência que já vinha ganhando força no setor nos últimos
anos. Por ter baixo custo de investimento, não se torna um entrave em cidades
com menos demanda.
O CEO da Acqio destaca os objetivos da
empresa. “É através da
franquia que a Acqio impulsiona sua força de venda em todas as regiões, levando
soluções de pagamento para pequenos e médios empreendedores em centenas de
cidades. A expectativa é comercializar 300 novas franquias em 2022, hoje
estamos com 869 franqueados. É caro manter uma agência bancária, e quando uma
delas é fechada em alguma cidade, é a oportunidade para um franqueado nosso
nascer”, destaca Valença.
Em outra frente, a Acqio fechou um
contrato nacional com a startup Bee Delivery, plataforma que conecta empresas e
entregadores. A parceria entre as empresas vai usar a infraestrutura do Acqio
Online para unificar a solução de pagamentos das empresas que usam a plataforma
da Bee Delivery. A operação entre as duas startups deve gerar 3,5 mil
transações por mês, chegando a um volume total de pagamentos (TPV) de R$600
mil. Com a integração do PIX no Acqio On-line, o volume de transações
deve aumentar em cerca de 2 mil transações por mês, adicionando mais de R$500
mil de TPV.
Sobre a Acqio:
Fundada em 2014 no Porto Digital do
Recife (PE), a Acqio é uma fintech brasileira que atua como adquirente e
desenvolve soluções de pagamento para o varejo. Com sede em São Paulo, está
presente em mais de 2.500 municípios, tendo sido a primeira empresa de meios de
pagamento a criar o canal franquias para a distribuição de produtos com foco no
desenvolvimento do empreendedorismo, investindo na capacitação e geração de
renda de seus mais de 869 franqueados. A expectativa é comercializar 300 novas
franquias em 2022.
Ocupa atualmente a 26ª posição no
ranking de rede de franquias brasileiras, de acordo com a Associação Brasileira
de Franchising (ABF), e recebeu por dois anos consecutivos o Selo de Excelência
em Franchising da ABF. Como adquirente, a companhia se destaca pelo atendimento
pessoal e consultivo para o pequeno e médio empreendedor.
Mais informações: https://acqio.com.br/
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