Focando em alavancar pequenos empreendedores, Provu e MarketUP oferecem crediário digital para 30 mil lojistas
Levar facilidade para o cliente e inovação e
aumento de vendas para o empreendedor são os principais objetivos do projeto
Em 2021, o Brasil registrou um número
recorde de abertura de pequenos negócios. Segundo levantamento feito pelo
Sebrae, foram mais de 3,9 milhões de empreendimentos, aumento de 19,8% em
relação a 2020. Neste cenário, a Provu,
fintech de meio de pagamento e crédito pessoal, junto com a MarketUP, plataforma de gerenciamento de negócios
gratuita, visam ajudar 30 mil lojistas em suas jornadas. A partir do mês de
julho e de maneira gradativa, pequenos empreendimentos terão acesso gratuito a
mais um meio de pagamento - o Provu Parcelado -, que funciona como um crediário
digital. A solução procura aumentar o tíquete médio de compras com a
possibilidade de atingir um novo tipo de consumidor - os que não têm cartão de
crédito ou os desbancarizados, que somam mais de 34 milhões de pessoas no
Brasil.
Neste primeiro momento do projeto, a
solução é focada em lojas físicas integradas à MarketUP. No entanto, o processo
de pagamento é totalmente digital, por meio da maquininha POS pioneira da
Provu, tablet, celular ou computador, sem taxas sobre as operações, como ocorre
quando a venda é feita por cartão de crédito.
O BNPL (Buy Now Pay Later ou Compre
Agora, Pague Depois) vem se destacando no Brasil, país já é muito familiarizado
com o crediário. Segundo estudo feito pela Pace Pulse, a modalidade representa
13% dos pagamentos digitais mais usados pelos brasileiros.
“Apesar da relevância das pequenas
empresas para nossa economia, durante muito tempo ficou concentrado na mão de
grandes lojistas o famoso crediário. Hoje, os lojistas menores, que só tinham a
oferecer o parcelamento com cartão de crédito, já conseguem também realizar
vendas quando envolve um ticket mais alto”, comenta Rafael Correa, Head de BNPL
da Provu. “Somos pioneiros nesta modalidade de pagamento no País e estamos
contentes de poder oferecer o Provu Parcelado, impactando positivamente nas
vendas de tantos lojistas com esta parceria”, finaliza o executivo.
Para o início do projeto, foram
selecionados lojistas que devem ter maior adesão ao produto, especialmente por
venderem itens de ticket médio mais alto. “A Provu já é nossa parceira há algum
tempo. E agora estamos em um momento de viabilizar para esses lojistas mais um
meio de pagamento, de forma gratuita. Entendemos que este meio de pagamento
atinge um público que precisa parcelar produtos de ticket médio maior, como material
de construção, eletrônicos e eletrodomésticos, por exemplo. Futuramente
pretendemos ampliar para toda a base MarketUp”, explica Rodrigo Moreno. Diretor
de Negócios e Finanças da MarketUP.
As micro e pequenas empresas são as
principais geradoras de riqueza do comércio no Brasil, segundo o Sebrae elas já
respondem por 53,4% do PIB deste setor. Além disso, esses pequenos negócios
empregam 52% da mão de obra formal no País e respondem por 40% da massa
salarial brasileira.
Sobre a Provu
A Provu
é a fintech que vive o Brasil e o sonho dos brasileiros. A companhia surgiu em
2015 com o propósito de revolucionar o acesso ao crédito e amparar os clientes
com soluções financeiras para que consigam ter poder de compra, realizem sonhos
e saiam de dívidas abusivas.
A fintech conta com um time de 300
profissionais espalhados por todo o Brasil e já atendeu mais de 100 mil
clientes, oferecendo mais de R$ 750 milhões em crédito.
Atualmente, a empresa conta com dois
produtos: Seguindo o conceito de Buy Now Pay Later, o Provu Parcelado
permite compras em até 24x sem cartão de crédito, ideal para pessoas com baixo
limite ou até mesmo desbancarizadas. A solução também é interessante para os
lojistas, que alcançam um novo público, aumentam o ticket médio das vendas e
ainda recebem à vista e sem taxas.
Já o Provu Empréstimo Pessoal oferece
crédito entre R$ 2,5 mil e R$ 50 mil de forma 100% digital, sem garantias e com
taxas justas e personalizadas.
Sobre a MarketUP
Empresa pioneira em sistemas de gerenciamento de negócios gratuito, a MarketUP proporciona uma plataforma de gestão inovadora e uma solução sem custos para as empresas, garantindo mais organização, controle e otimização de tempo. Sempre acreditando no sucesso empresarial dos micro e pequenos empreendedores, atualmente a empresa conta com mais de 150 mil empresas ativas em seu portfólio. A MarketUP tem atuação em todo território nacional e disponibiliza uma plataforma 100% online e adaptável para os mais diferentes tipos de dispositivos.
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