Garrafas retornáveis ajudam a preservar o meio ambiente; saiba onde encontrar
Embalagens retornáveis voltam às prateleiras e
impulsionam hábitos em prol da economia circular; Coca-Cola ajuda consumidores
a encontrá-las
Brasil, 06 de
julho de 2022
– Existem muitas
discussões sobre aquecimento global, mudanças climáticas e impacto ambiental
gerado pelo estilo de vida moderno. Contudo, poucas pessoas sabem que pequenas
mudanças na rotina de consumo podem ajudar - e muito - a minimizar esses
impactos no planeta e que algumas delas ainda podem ser mais econômicas.
É o caso da adoção das garrafas
retornáveis, modelos de embalagens já conhecidas pelo consumidor brasileiro -
um hábito que atravessou gerações e agora volta aos poucos por iniciativa das
empresas de bebidas, que enxergaram nele uma forma de ajudar a diminuir a
quantidade de resíduos gerados.
Como
parte do compromisso Mundo Sem Resíduos, que
aposta em ações e conversas para estimular de
forma significativa a economia circular, a Coca-Cola comercializa
embalagens retornáveis no formato de garrafa universal, um modelo que
possibilita a sua reutilização para outras marcas da companhia. A embalagem é
feita de um plástico especial para PET, mais leve, tem rótulo de papel e
tampinha feita com menos plástico. Na América Latina, o volume de venda da
companhia por embalagens retornáveis já representa 34% e, no Brasil, este
número está em cerca de 20%.
Ao todo, cada garrafa retornável de
plástico pode ser usada cerca de 20 vezes e as de vidro, 35 vezes. Ou seja, a
cada garrafa retornável que você usa, até 20 novas garrafas PET deixam de ser
produzidas. Além disso, um estudo feito pela Coca-Cola mostrou que a produção
de novas embalagens gasta mais água, energia e causa mais emissão de carbono.
Eliminando isso, o custo com retornáveis fica mais barato e o consumidor chega
a economizar em torno de 30% com relação ao uso do PET convencional.
Para quem ainda tem dúvidas sobre a
segurança de usar recipientes retornáveis, o gerente sênior de Sustentabilidade
para Brasil e Cone Sul na Coca-Cola América Latina, Rodrigo Brito, explica que
“quando elas chegam de volta às fábricas, são lavadas com água superquente,
produtos químicos e, depois, ar muito quente. Só depois disso, são envasadas e
distribuídas. É um processo extremamente rigoroso para garantir que não haja
nenhum risco à saúde do consumidor”.
Para contribuir com esse impacto
positivo no meio ambiente e ainda economizar, basta que os consumidores
encontrem o ponto de compra mais perto de suas casas e, ao finalizar o produto,
entreguem a embalagem vazia, trocando por uma garrafa cheia por um valor menor
ao de uma garrafa não retornável.
Pontos de
compra e troca
Para facilitar a vida do consumidor, no
site da marca Coca-Cola é possível encontrar o lugar mais próximo para comprar
garrafas retornáveis, dentre os cerca de 500 mil pontos de venda, entre
supermercados, mercearias e bares. Basta entrar em https://www.coca-cola.com.br/onde-comprar
e inserir o bairro desejado.
A IMPORTÂNCIA
DAS RETORNÁVEIS PARA UM MUNDO SEM RESÍDUOS
Um estudo sobre Análise do Ciclo de Vida
das Embalagens conduzido pela TriCiclos, empresa especializada em engenharia de
economia circular, revelou que ao comprar duas garrafas retornáveis no lugar de
duas não retornáveis, os consumidores contribuem com o meio ambiente
economizando 80% de material virgem - o que equivale a 162 horas (em torno de
sete dias) de carregamento de telefones celulares, 33 horas de uso de lâmpadas
ecológicas, e dois dias de absorção de CO2 por uma árvore.
Sobre a
Coca-Cola Brasil
O Sistema Coca-Cola Brasil atua em cinco
grupos de bebidas — colas, sabores, hidratação, nutrição e emergentes — com uma
linha de 260 produtos, entre sabores regulares e versões sem açúcar ou de baixa
caloria. Composto por nove grupos de fabricantes franqueados, o Instituto
Coca-Cola Brasil, mais Verde Campo e a parceria com Leão Alimentos e Bebidas, o
Sistema emprega diretamente 56,6 mil funcionários. A empresa aposta em inovação
para ampliar seu portfólio e atingir o objetivo de destinar corretamente o
equivalente a 100% de suas embalagens até 2030. A Coca-Cola Brasil trabalha
para oferecer cada vez mais opções com menos açúcar adicionado e no incentivo a
iniciativas que melhorem o desenvolvimento econômico e social das comunidades
onde atua.
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