HackatAgro se consolida como solução para acelerar a digitalização do agro brasileiro
Segurança no
campo, gestão efetiva da proteção de cultivos, geração de créditos de carbono,
adequação das propriedades rurais às metas de sustentabilidade, soluções
tecnológicas para o manejo sustentável do solo. Esses foram alguns dos diversos
desafios lançados pelo HackatAgro e seus parceiros, desde 2019, a
jovens empreendedores e startups interessados em contribuir com a digitalização
do agronegócio brasileiro. O projeto tem se revelado um sucesso.
"Há
três anos, diante das oportunidades de digitalização do meio rural, tivemos a
ideia de ajudar a acelerar esse processo, atraindo os participantes dos
ecossistemas de inovação para esse setor, tão importante para a economia e a
sociedade brasileira", afirma Alberto Meneghetti, CEO
da Neodigital, agência de marketing e comunicação focada
no agronegócio e realizadora do HackatAgro.
O
primeiro desafio, realizado em 2019, de forma presencial,
na Tecnopuc – vinculada à Pontifícia Universidade Católica (PUC)
gaúcha –, teve o apoio de diversas entidades e empresas, e mais de 200
participantes. Nos anos seguintes, mais hackathons – as maratonas em
que programadores se reuniam para estudar temas específicos e desenvolver
ideias – foram realizados, atingindo um total de mais de 1 mil
participantes nestas competições.
"Como
a primeira experiência deu muito certo, foi natural a continuidade e expansão
deste movimento, pois vimos nessas maratonas um potencial de ajudar a resolver
os problemas enfrentados por produtores rurais brasileiros. A adesão nos
surpreende a cada edição, atraindo empreendedores, estudantes e empresas das
mais diversas regiões do país", comenta Donário Lopes de
Almeida, idealizador do HackatAgro.
O
projeto tem evoluído. No ano passado, por exemplo, o "cotista ouro"
de cada desafio passou a ter garantido o direito de definir o tema
dos hackathons, estimulando os participantes a resolverem problemas que
estão dentro das preocupações estratégicas destas empresas. O assunto é
abordado desde antes das maratonas, por meio
de webséries, podcasts e campanhas de comunicação. Tudo isso,
claro, também inclui uma premiação especial aos vencedores.
Desde
o seu surgimento, o HacktAgro já contou com o patrocínio de
importantes empresas, como o Banrisul, Claro, Yara, New Holland, Kepler
Weber, Amaggi, e uma longa lista de entidades envolvidas no ecossistema da
inovação brasileiro. Em 2022, que já teve seu primeiro hackathon –
sobre manejo susentável do solo – o Desafio Banrisul atraiu 270
empreendedores, um número recorde. O problema proposto pela instituição
financeira resultou em 35 projetos, sendo que o vencedor idealizou o uso de
sensores e algoritmos para gerar informações no campo.
"O HackatAgro é
muito mais que um hackathon: é geração de informação e de conteúdo
inovador", salienta o CEO da Neodigital. "Estamos aplicando ao
projeto o conceito de branding, adicionando uma questão comunicacional a um
evento essencialmente digital e de tecnologia. Essa interação está na raiz
da Neodigital, que surgiu como uma agência de publicidade que pensa
exclusivamente no marketing digital voltado ao agronegócio."
Para Meneghetti,
o mundo está passando por uma rápida transformação digital, e o campo não pode
estar fora dessa realidade. "O produtor rural e as empresas do Agro estão
passando do universo analógico para o digital, ponto de chegada onde já está o
DNA da agência Neodigital. Queremos potencializar isso, auxiliando as
empresas a implantarem esses mecanismos de digitalização, especialmente na
comunicação, que é uma das áreas mais afetadas por esse processo."
Para
saber mais sobre o HackatAgro, acesse: www.hackatagro.com.
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