Inadimplência volta a subir no próximo trimestre segundo projeção do Ibevar
Com alta de 0.01 ponto percentual em julho, a taxa média de inadimplência chega a 4,99% no mês e sobe ainda mais em agosto e setembro, com alta de 5,4% e 5,10%, respectivamente
São Paulo, 14 de julho de 2022 – Projeção do IBEVAR - Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo indica alta no índice de inadimplência de recursos livres das pessoas físicas no Varejo. A estimativa da taxa média mensal deve superar a projeção de junho, alcançando 4,99%, alta de 0,01 ponto percentual em comparação a junho. As estimativas para agosto e setembro apresentam novo crescimento na taxa de pessoas físicas com atraso de pagamento acima de 90 dias, com alta de 5,4% e 5,10%, respectivamente.
“A inadimplência depende muito da massa real de pagamentos e do volume de compras. Neste mês, essas variáveis não se alteraram muito em relação à última estimativa”, diz Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR.
O índice de inadimplência é calculado com base na média entre os índices mínimos e máximos dos atrasos de pagamento acima de 90 dias. As projeções para julho mostram que a taxa mínima deve ser de 4,47% e a máxima deve alcançar 5,51%.
A inadimplência de pessoas físicas com recursos livres considera todas as operações com parcelas em atraso acima de 90 dias de atraso, com exceção das vinculadas ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ou lastreados em recursos compulsórios ou governamentais.
Sobre o IBEVAR
O IBEVAR - Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo é referência em pesquisas e conteúdos sobre Varejo e Consumo e principal plataforma de relacionamento de executivos do setor. Sem fins lucrativos, a organização reúne comitês de Tecnologia e Inovação, Varejo Digital, Gestão de Pessoas e Lideranças Criativas, PRACS e Pricing com executivos de alto nível que debatem temas relevantes para as melhores decisões do mercado. O IBEVAR realiza mais de 40 pesquisas periódicas anuais que contribuem com o mapeamento do setor, como projeções relacionadas a vendas e intenção de compra, inflação e inadimplência, além de realizar pesquisas de tendências das principais datas sazonais e comemorativas do Varejo e de proporcionar a capacitação contínua de profissionais do setor por meio de parcerias educacionais. Fundado em 2009, a organização, que reúne mais de 19 mil associados, desenvolveu também o Prêmio de Inovação para estimular a criação de projetos inovadores e apresentar ao mercado soluções para os desafios do Varejo.
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