Instituto Gourmet Brasil lança dois novos modelos de negócios focando em cidades a partir de 60 mil habitantes
Além do modelo tradicional, a marca criou o
modelo Select, para cidades de 100 a 450 mil habitantes e o Slim para cidades a
partir de 60 mil habitantes
Empresas dos mais
variados segmentos e portes estão buscando cada vez mais o crescimento longe
das capitais e voltando-se para o interior. Segundo dados divulgados no último
ano pela Consultoria IPC Marketing, entre 2015 e 2020, o consumo nas 50 maiores
cidades avançou quase 15%, enquanto nos outros 5.520 municípios do país esse
número chegou à 23%.
“Com o amadurecimento
da rede, nesses últimos anos, analisamos com mais atenção dados como perfil do
consumidor, densidade na região e número de habitantes. Com a pandemia,
percebemos que era o momento de expandir para cidades do interior”, comenta
Patricia Rocha, gerente de expansão do Instituto Gourmet Brasil.
Hoje as franquias do
Instituto Gourmet Brasil, maior rede de cursos profissionalizantes em
gastronomia do país, estão abrangendo cidades a partir de 60 mil habitantes, e
conta com três modelos de negócios: no modelo Slim, as unidades terão em média
110m² e uma sala de aula, já no Select, terão em média 150m² e duas salas de
aula, o modelo Premium, conta com unidades de 210m² e três salas de aula.
O modelo Select já
conta com unidades em funcionamento, já o Slim foi apresentado com
exclusividade na ABF Expo Franchising, no final do mês de junho. “Estamos
transformando vidas em todas as cidades do país e agora conseguimos estruturar
nosso negócio para proporcionar educação fora das grades capitais”, pontua.
A expectativa da rede é
de crescer 30% com os novos modelos de negócio. “2021 foi um ano bastante
desafiador e de grandes aprendizados para o Instituto Gourmet Brasil, para 2022
estamos em desenvolvimento de ações estruturantes que pavimentarão o
crescimento sustentável do negócio no médio e longo prazo”, analisa Patricia.
Apostando no aluno
empreendedor, o Instituto Gourmet Brasil foi fundado em 2014 por Lucilaine Lima
e Robson Fejoli. Em 2015 com a entrada do sócio Glaucio Athayde, formataram e
testaram o modelo de negócio para o franchising. A expansão da rede começou
2017 e desde então segue em constante crescimento e, no início de 2020, a marca
anunciou a sociedade com a holding SMZTO.
Em 2021, a marca
apontou um crescimento de 50% no sell-out
da rede – venda direta para o consumidor final – e mesmo durante os fechamentos
das unidades devido aos decretos estaduais, não houve nenhuma quebra de
contrato. “Nós dobramos o volume de unidades”, comemoram os sócios, sobre o
crescimento de 80% em unidades ativas.
Hoje são mais de 130
unidades em funcionamento e mais de 30 mil alunos já passaram pela rede, que
recentemente atingiu o faturamento de R$ 90 milhões. Para investir no modelo
Slim é preciso investir R$ 220 mil, o faturamento médio é de R$ 54 mil, com
lucratividade de 30% e o prazo de retorno é de 24 meses, já no modelo
Select é necessário investir a partir de R$ 322mil, o faturamento médio é de R$
90 mil, com uma lucratividade de 25% a 35% e o prazo de retorno é de 20 meses.
Já no modelo Premium o investidor desembolsa R$ 391 mil, o faturamento médio é
de R$ 110 mil, lucratividade de 25% a 35% e o prazo de retorno é de 19 meses.
Sobre o Instituto Gourmet Brasil
O Instituto Gourmet Brasil é a maior rede nacional de franquia especializada em cursos profissionalizantes na área da gastronomia. Criado para quem deseja ingressar no mercado gastronômico e obter formação profissional da área, o Instituto oferece opções de cursos de curta ou longa duração, com flexibilidade nos horários e foco na interação do aluno. Criada em 2014, a rede ingressou no franchising em 2017 e já conta com mais de 150 unidades comercializadas em todo país.
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