Internet torna escola mais atraente para 91% dos pais, aponta pesquisa
Curso de animação para crianças a partir de 10
anos e o Studio DCPC, de produção de animações 2D, criam ciclo de aprendizagem
A Educação 4.0 já integra o Plano
Nacional do Ministério da Educação e já se fala hoje em Educação 5.0, mas,
mesmo assim, o uso de tecnologia continua sendo um desafio nas escolas,
principalmente públicas. Pesquisa da Fundação Lehman realizada este ano mostra
que a internet torna a escola mais atraente para os alunos na opinião de 91%
dos pais. O estudo aponta ainda que 63% dos estudantes têm acesso à banda larga
e que no Sul, Sudeste e Centro- Oeste sete em cada dez escolas têm rede wi-fi,
ante cinco em dez no Norte e Nordeste.
Dentro da proposta de unir cada vez mais
educação e tecnologia, a startup De Criança Para Criança (DCPC) criou o curso
de animação para crianças a partir de 10 anos e o Studio DCPC, plataforma de
produção de animações 2D, que criam um ciclo de aprendizagem com investimento e
retorno desse investimento dentro do município e da comunidade em que ele é
utilizado.
“Os dois produtos permitem que os
alunos, ou qualquer pessoa que fizer o curso e estiver apta, colaborem com o De
Criança Para Criança na produção de animações. Dessa forma, o processo que se
iniciou na escola pode ser concluído pela própria escola. É um ciclo da
economia. O dinheiro que o município investe nas escolas retorna para o
município através do trabalho, de impostos”, afirma o sócio da startup,
Vitor Azambuja.
A pesquisa Panorama Mobile Time-Opinion
Box, de outubro de 2021, mostra que 49% dos estudantes de até 12 anos de idade
possuem o próprio smartphone em famílias nas quais os pais também têm o
aparelho, sendo que esse número aumenta para 59% na faixa entre 7 e 9 anos.
Nessas famílias, 58% dos pais afirmam que a educação está entre os principais
motivos do uso do equipamento pelos filhos. A pesquisa aponta ainda que o
YouTube é a rede mais acessada pelas crianças.
O YouTube e a plataforma https://decriancaparacrianca.com.br/pt/enciclokids/
são justamente as ferramentas utilizadas pela startup De Criança Para Criança
para a exibição das animações produzidas pelos alunos. A metodologia de ensino
faz com que a retenção do conteúdo dado em sala de aula aumente de 30% para até
85%, gerando um conteúdo educacional que impacta crianças e jovens estudantes
no mundo todo.
Inclusão
Segundo Azambuja, além de contribuir
para a formação educacional, esse processo traz perspectiva de inclusão no
mercado de trabalho futuro ou presente e possibilita imersão no mundo digital,
em sintonia com as cidades mais avançadas do mundo. “É um ciclo muito rico e
atual porque possibilita a capacitação para jovens e adultos poderem trabalhar
na criação das animações produzidas na sala de aula”, explica.
A startup DCPC traz uma proposta de
inovação do ensino e aprendizagem em sintonia com a Educação 4.0, que já está
sendo debatida pelos sistemas públicos de ensino. A Educação 4.0 incentiva a
autonomia e oferece um ensino personalizado de acordo com os interesses e
necessidades do estudante. O termo está relacionado com a Indústria 4.0, a
quarta revolução industrial, marcada pela evolução da tecnologia, automação e
inovação.
“Como a plataforma De Criança Para
Criança, a Educação 4.0 coloca o aluno como protagonista da geração de
conteúdo, utilizando as ferramentas tecnológicas que ele tem disponíveis”, diz
Azambuja. As novas metodologias de ensino do DCPC facilitam o aprendizado e
promovem o empoderamento do estudante, que deixa de ser um cumpridor de tarefas
para se tornar parte do aprendizado. Colaborar, criar, pesquisar, debate,
experimentar e compartilhar fazem parte dessa nova dinâmica na qual os alunos
ampliam o conhecimento e assumem mais responsabilidades na sua própria
educação.
Animações
O curso de animação permite que crianças
a partir de 10 anos de idade e adultos possam aprender a transformar as
histórias, os desenhos e as locuções feitas na sala de aula em animações.
Na plataforma Studio DCPC, os animadores podem escolher com quais etapas do processo
de animação querem trabalhar. A plataforma ainda direciona os projetos para que
os acessos sejam relacionados com a região, cidade, bairro ou escola, de acordo
com a sua localização.
“A Prefeitura que contratar o DCPC para
aplicar a metodologia nas escolas daquele bairro terá parte do recurso
investido devolvido em forma de trabalho, uma vez que aquele munícipe pode
produzir as animações, ser remunerado por isso e pagar seus impostos para a
Prefeitura”, explica Azambuja.
Sobre o De Criança para Criança
O programa De Criança para Criança
oferece um leque de metodologias de educação híbrida para escolas de todo o
mundo. Do futuro para a escola, a proposta da startup é oferecer às crianças a
oportunidade de serem protagonistas, colocando-as no centro da aprendizagem.
Através de uma plataforma simples, os professores são orientados a serem
mediadores, fazendo com que os próprios alunos desenvolvam conhecimento sobre
temáticas diversas. A partir de discussões, constroem coletivamente histórias,
fazem desenhos e gravam locuções relativas às narrativas criadas, que
posteriormente serão transformadas em animações feitas pelo DCPC, expandindo os
horizontes educacionais.
https://www.decriancaparacrianca.com.br/pt/
https://www.instagram.com/decriancaparacrianca/
https://www.youtube.com/user/decriancaparacrianca
Nenhum comentário