Rede social é fundamental para garantir sucesso no e-commerce
Pesquisa revela que 74% dos consumidores usam
essas mídias para definir consumo; especialista dá dicas para gerar engajamento
Mais que entreter, as
redes sociais são usadas para definir o consumo dos brasileiros. Uma pesquisa
feita pela Social Miner apontou que 74% dos consumidores utilizam essas mídias
para comprar. E o número de pessoas que aderiu ao e-commerce não para de
crescer. “O Brasil tem
hoje cerca de 150 milhões de usuários de redes sociais e boa parte deles usa
essa ferramenta para definir compras. Portanto, quem quiser fazer sucesso no
comércio virtual deve, obrigatoriamente, manter uma presença digital frequente
e qualificada”, comenta e especialista em Marketing Digital
Mariana Alves, da Libelle Comunicação.
Mais que vitrines de produtos, os perfis das marcas têm que oferecer conteúdo relevante e conversar com o consumidor. “É preciso aproximar a marca dos seus potenciais clientes. Uma linguagem descontraída, próxima, gera identificação, o que é essencial para que a gente escolha qual produto consumir. Afinal, pessoas compram de pessoas”, completa Mariana.
Engajamento nas redes sociais impulsiona vendasAvaliações e
pesquisa de preço
O estudo
da Social Miner apontou que 56% dos entrevistados preferem pesquisar produtos
pelas redes sociais para ler a avaliação de quem já comprou. Outros 54% usam
esses canais para comparar preços. O Instagram (62%) é o veículo preferido do
consumidor para essas pesquisas; seguido por Facebook e Google Shopping (61%) e
Twitter (37%). “Não se
trata de escolher esta ou aquela rede, principalmente para quem está começando.
O consumidor tem que encontrar sua marca em todas as plataformas. Estar
posicionado no mundo digital é uma questão de sobrevivência”,
define.
Planejamento e
constância são os próximos passos essenciais para envolver seguidores. “É preciso gerar conteúdo de forma
frequente, organizada e planejada. A constância traz o aperfeiçoamento do
conteúdo e traz o engajamento e a interação vai permitir que a marca entenda o
público para dar o tipo de conteúdo que ele quer”, conta.
Não basta
curtir
Quando o
assunto é engajamento, o item mais desejado para os leigos é a curtida. “Mas os likes não têm um peso tão
importante assim para o Instagram, por exemplo. O ideal é fazer com que as
pessoas te mandem um direct, pois para executar essa ação ela fica mais tempo
dentro do seu perfil e isso faz com que o engajamento aumente”,
comenta Mariana Alves.
Outras ações que
impulsionam o engajamento de uma publicação são salvar, compartilhar e comentar
o post. “Por isso é tão
importante planejar e produzir um bom conteúdo, só com informação relevante
você consegue prender o consumidor na sua página”, diz Mariana.
A especialista em marketing digital Mariana
Alves
Navegabilidade
A
especialista diz que tão importante quanto convencer as pessoas a consumirem
seus produtos por meio da rede social, é oferecer sites e plataformas de venda
robustas e intuitivas. “Se
o consumidor tiver dificuldade para chegar até o produto, ele vai desistir e
vai para o concorrente. Então, quando o site é bem estruturado, a pessoa
consegue acessar outros produtos e aumentar o ticket médio”,
completa.
Mariana
alerta, no entanto, que os resultados não vêm de forma instantânea. “Você ganha o mercado depois de criar um
posicionamento digital e construir uma autoridade. E para atingir isso, é
preciso muito trabalho”, finaliza.
Dicas para
aumentar engajamento nas redes sociais
1- Ofereça
conteúdo qualificado, atrativo
2- Seja
constante nas postagens
3- Utilize
linguagem descontraída
4- Estude
as diferentes plataformas
5- Se
aproxime do seu público-alvo
6- Faça um
planejamento das publicações
7- Tenha
um site intuitivo e bem estruturado
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