Mostra de Teatro SAM 1922
Serão doze espetáculos teatrais relacionados à
Semana de 22 a serem exibidos até dezembro. Preços Populares e Gratuidade para
Alunos de Escolas Públicas.
O Teatro UMC recebe a Mostra de Teatro
SAM 1922, que seguirá com conteúdos teatrais sobre esse tema até dezembro.
Na estreia, 15/07, sexta feira, às 20h,
o espetáculo Viva a Vaia, que reproduzirá a célebre apresentação realizada na
segunda noite da Semana de 22, na qual Villa Lobos adentrou ao palco calçando
um chinelo.
Às 21h, Um Túnel do Tempo para SP,
1922
No sábado, 21h, Mário de Andrade
Descobre o Brasil
Projeto realizado com recursos do
ProacLab 2021.
Ingressos a preços populares para o
público em geral e GRATUITOS para alunos de escolas públicas.
Para outras informações e imagens em
alta resolução, contatar Nelson Martins pelo fone/whatsapp (11)949493397 ou no
email nelsongmj777@gmail.com.
Abaixo, programação para o
primeiro fim de semana, releases e serviços da Mostra de Teatro SAM 1922
Sexta 15/07
20h - Viva a Vaia
21h - Um túnel do Tempo para SP,1922
Sábado 16/07
21h - Mario descobre o Brasil
Domingo 17/07
18h - Viva a Vaia
19h- Um túnel do Tempo para SP,
1922
_________________________________________________________________________________________________________________
VIVA A VAIA
SEXTA - Dia 09/04 às 20h00 no
Teatro UMC, na Vila Leopoldina em SP. Domingo, às 18h
Serão tocadas quatro peças musicais
escritas por Villa Lobos que foram as mais vaiadas em 1922 em uma das noites da
Semana de 22.
Obras para canto e piano: Festim pagão,
Solidão e Cascavel. Além destas, um quarteto de cordas executará o Terceiro
Quarteto.
De fato, no evento de 1922, o compositor
Villa Lobos (único que participou da Semana mediante recebimento de cachê)
apresentou ao todo vinte peças — duas sonatas, dois trios, dois quartetos, um
octeto, seis composições para canto e piano e sete para piano solo.
Em suma, neste espetáculo será
reproduzida, com músicos e intérpretes ao vivo, uma das apresentações do
maestro na Semana de Arte Moderna: aquela na qual o mestre adentrou ao palco
calçando apenas um chinelo.
Nos três dias de evento que compuseram a
Semana, estes personagens sobreviveram aos aplausos e vaias até o fim.
Rigorosamente, em todas as performances, o público esteve extremamente dividido
e reagiu em alguns momentos com vaias e zombaria, de certa forma esperadas e
talvez até desejadas por alguns dos participantes, o que colocou a vaia como um
elemento ornamental daquele modernismo nascente e incompreendido.
Os passadistas, a burguesia intelectual
e de espírito, foram ao Teatro Municipal decididos a vaiar e a divertir-se à
custa daquele grupo de jovens idealistas.
No dia 15/02/1922 foram executadas
as seguintes peças de Villa-Lobos:
1. Festim pagão (poesia
de Ronald de Carvalho),
2. Solidão, da série
Historietas (poesia de Ribeiro Couto),
3. Cascavel (poesia de
Costa Rego Júnior), interpretadas por Frederico Nascimento Filho (canto) e
Lucília Guimarães Villa-Lobos (piano);
4. Quarteto No.3, por
Paulina d’Ambrósio (violino), George Marinuzzi (violino), Orlando Frederico
(viola) e Alfredo Gomes (violoncelo).
Este projeto traz na íntegra o
repertório de Villa-Lobos apresentado no segundo dia da Semana de Arte Moderna,
momento em que o compositor recebeu provavelmente a maior quantidade de vaias
de sua carreira, e evidencia o caráter célebre e inquieto de suas obras na
construção de uma identidade musical brasileira.
Elenco/Músicos:
Fúlvio Souza - tenor.
É formado em Canto Lírico pela Escola de
Música do Theatro Municipal de São Paulo [EMM] bem como formado em Canto
Barroco com Marília Vargas, na EMESP Tom Jobim. Atualmente é estudante da FASM
com a professora Joana Mariz. Em 2019 cantou com a OSUSP como solista do
oratório de Pascoa, de J. S. Bach, sob regência de Ricardo Kanji.
Anabel Cunha
Tem 21 anos de idade, estuda na Escola
Municipal de Música de São Paulo desde 2016, na classe de piano da Prof.ª Dra.
Scheilla Glaser e cursa o 3º ano de Bacharelado em Piano no Instituto de Artes
da UNESP sob orientação da Prof.ª Dra. Anna Claudia Agazzi. Foi vencedora do
concurso Cadenza do Mozarteum Brasileiro em 2021 e obteve 2º lugar no V turno
do XVIII Concurso Cora Pavan Capparelli.
Ariã Yamanaka - piano
Natural do Japão iniciou seus estudos
aos 4 anos de idade. Sua formação pianística no Brasil de deu com os mais
importantes professores do país: Olga Kopylova (OSESP), Horácio Gouveia
(EMESP), Eduardo Monteiro e Luciana Sayure (USP) e Marisa Lacorte (EMM).
Atualmente é pianista colaboradora da Academia da OSESP, do Coral da Cidade de Santo
André e da Orquestra Paulista de Mulheres. Foi pianista da Orquestra Jovem do
Estado de São Paulo sob a regência do maestro Cláudio Cruz e da Orquestra
Filarmônica de São Caetano do Sul. É vencedora e finalista de mais de trinta
concursos nacionais e latino-americanos.
QUARTETO CROTALUS TERRÍFICUS.
GÊNERO: Show
CLASSIFICAÇÃO: Livre
DURAÇÃO: 45
Minutos
DATAS: 15/07 às
20h - 16/07 ás 20h
- 17/07 às 18h
INGRESSOS: R$
40,00 (Inteira) / R$ 20,00 (Meia) /GRATUITO PARA ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS
LOCAL: Teatro
UMC – Av. Imperatriz Leopoldina, 550, São Paulo – SP.
BILHETERIA: (11)
3832-9100
VENDAS ONLINE: tiketera.com.br
_______________________________________________________________________________________________________________________
Na sexta, 15/07, 21h e no domingo,
17/07, 19h
UM TÚNEL DO TEMPO PARA SP, 1922
Reunindo pinturas, poesias, esculturas,
música, entre outras formas de expressão artística, a também chamada de Semana
de 22, ocorreu nos dias 11, 15 e 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal
da cidade de São Paulo, tendo como principal objetivo expor uma arte
genuinamente brasileira, livre das influências europeias.
Mas era só isso?
Ou, era isso, mesmo?
Neste espetáculo, personagens que
aparecerão em outros conteúdos da Mostra de Teatro SAM 1922 se revezam em
pequenos monólogos e conversas nos papéis de Anita Malfatti, Mário de Andrade,
Tarsila Amaral, Menotti Del Picchia, Di Cavalcanti, Heytor Villa Lobos e Oswald
de Andrade, mostrando um pouco dos bastidores do que ocorria no palco do Teatro
Municipal.
Eram grandes criadores que, naquele
momento histórico, tinham por objetivo mudar o rumo do movimento artístico no
Brasil. Assim, surgiram os "modernistas" em contraponto aos
"passadistas".
Paralelamente a isso, na SP de
2022, às voltas com a pandemia e o retorno das apresentações teatrais
presenciais, Rita e sua mãe, Lais, relembram da bisavó que viveu os
intensos "anos loucos" no Brasil e, possivelmente, também esteve ao
lado dos modernistas.
Em meio a isso tudo, uma viagem no tempo
colocará todos esses personagens frente a frente.
Elenco
Adelita Del Sent
Alana Oliveira
Guilherme Gruber
Karina Kiss
Mel Santos
Ronaldo de Lima
Tainan Pongeluppe
Vince Vinnus
sonorização e projeções: Tales Augusto
iluminação: Renan Mello
contra-regragem: Jonatas Henrique
Direção: Elber Marques e Sílvio Tadeu
Serviço
Gênero: Teatro
Classificação: Livre
Duração: 60 Minutos
DATAS: 15/07 às 21h
- 17/07 às 19h
INGRESSOS: R$
40,00 (Inteira) / R$ 20,00 (Meia) /GRATUITO PARA ALUNOS DE ESCOLAS
PÚBLICAS
LOCAL: Teatro
UMC – Av. Imperatriz Leopoldina, 550, São Paulo – SP.
BILHETERIA: (11)
3832-9100
VENDAS ONLINE: tiketera.com.br
__________________________________________________________________________________________________________________
No sábado, 16/07, 21h
MÁRIO DESCOBRE O BRASIL
A Semana da Arte Moderna foi um
evento, que marcou o início do movimento modernista na cultura nacional.
Reunindo pinturas, poesias, esculturas,
músicas, entre outras formas de expressão artística, a também chamada de Semana
de 22, ocorreu nos dias 11, 15 e 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal
da cidade de São Paulo, tendo como principal objetivo de expor uma arte genuinamente
brasileira, livre das influências europeias.
Mas era só isso? Mas isso, de verdade,
não é pouco...
Um dos principais nomes deste movimento,
Mário de Andrade é considerado por muitos estudiosos do tema como o grande
mentor intelectual da década de 20. Poeta, prosador, pianista, funcionário
público e, acima de tudo, um homem compromissado com o desenvolvimento cultural
do Brasil.
Suas principais obras, “Pauliceia
desvairada", “Macunaíma, o herói sem nenhum caráter", “Lira
paulistana", trazem uma inovação no uso da linguagem, uma exploração
da cultura brasileira, exaltação do país em um nacionalismo disfarçado, pontos
políticos, mas tudo isso com estilo calmo e intimista.
O espetáculo “Mário Descobre o Brasil",
traz os personagens “Mário“ e “Andrade“ em um claro
exercício de descoberta do estilo literário de Mário de Andrade,
destacando a sua obsessiva veia nacionalista, sua poesia e também suas
contradições.
Os dois personagens, na verdade, são
partes de um mesmo poeta, que ainda lutava para desbravar um estilo brasileiro
de escrever, transitando elegantemente entre a razão e a imaginação.
Direção e Elenco: Silvio Tadeu e Caio
Pimenta
DATAS: 16/07 às 21h
INGRESSOS: R$
40,00 (Inteira) / R$ 20,00 (Meia) /GRATUITO PARA ALUNOS DE ESCOLAS
PÚBLICAS
LOCAL: Teatro
UMC – Av. Imperatriz Leopoldina, 550, São Paulo – SP.
BILHETERIA: (11)
3832-9100
VENDAS ONLINE: tiketera.com.br
Sobre o Teatro UMC:
SOBRE O TEATRO UMC
Localizado no coração da Vila
Leopoldina, foi projetado para múltiplo uso e equipado com o que há de mais
moderno em mecânica cênica, iluminação e sonorização, respeitando os mais
rigorosos padrões técnicos e internacionais.
LOCALIZAÇÃO:
Av. Imperatriz Leopoldina, 550 – Entrada
pelo Boulevard lateral
Bairro: Vila Leopoldina
CEP: 05305-9100
fone: (11) 38329100
Nenhum comentário