Predição de riscos reduz custo total de seguro + gerenciamento de riscos no transporte
Quando as
empresas conhecem antecipadamente os detalhes sobre as viagens, o modo de
atuação de quadrilhas e trechos de elevada periculosidade, elas podem fazer uma
gestão inteligente e mitigar prejuízos
Quem conhece bem a forma como as quadrilhas agem no roubo
de cargas, tem melhores chances de evitar essas ocorrências. Por isso a
predição de riscos é um diferencial estratégico, tanto para mitigar sinistros
como reduzir o custo total do seguro e gerenciamento de risco no transporte. As
empresas que conseguem saber com antecedência como será realizado o transporte
de cada embarque, quem será o condutor, quais os trechos com elevada ocorrência
de acidentes, e até detalhes sobre o modus operandi de quadrilhas
especializadas em roubo de cargas, são mais eficientes no poder decisório de
reação a estes e nas providências quanto ao nível de proteção da carga.
Ao reduzirem esses riscos de forma preditiva, as
transportadoras, os embarcadores e operadores logísticos têm melhores
possibilidades de empregar ferramentas adequadas, diminuir custos, evitar
investimentos indevidos, reduzir exposição e, consequentemente, obtêm taxas
atrativas no seguro de transporte. “Quando o gestor conhece todo histórico de
ocorrências de um determinado trajeto de viagem, sejam elas de acidente ou de
roubo, terá a oportunidade de utilizar a inteligência de dados para evitar ou
mitigar sinistros”, explica Ricardo Monteiro, executivo responsável pela gestão
de riscos da Pamcary.
De acordo com ele, uma boa inteligência na predição de
riscos evita, por exemplo, o uso desnecessário ou exagerado de ferramentas que
encarecem a operação. “Por sua vez, propicia respostas rápidas em situações de
perigo, conhecimento prévio por meio de dados corretamente analisados sobre
pontos vulneráveis de uma viagem, adoção de medidas procedimentais que não
aumentam o custo, mas reduzem a exposição. Tudo isso, de forma estruturada,
conhecendo profundamente a logística do cliente”, enumera.
Outro ponto extremamente relevante e que faz a diferença
nos processos de predição de riscos, é que como a Pamcary atende 6 mil
sinistros na estrada anualmente, com funcionários próprios, todas as
informações capturadas contribuem para que a inteligência artificial seja
municiada de forma constante e online, permitindo conhecer a dinâmica e as
alterações dos cenários de risco de forma instantânea. Isso torna ainda mais
ágil o processo de conhecimento dos riscos e gera uma resposta rápida com
soluções inteligentes.
Monteiro explica que ao atuar de forma inteligente, a Pamcary
atingiu resultados surpreendentes em operações de elevado risco. “Empresas
do setor de transporte de cobre, medicamentos, eletrônicos e alimentos, por
exemplo, conseguiram reduzir consideravelmente o uso de ferramentas de
gerenciamento de riscos, evitando investimentos desnecessários, mantendo a
segurança e os resultados”, constata.
Isso só foi possível graças a fatores como acompanhamento
contínuo, conhecimento de mercado, capacidade em atender e coletar informações
dos sinistros, relacionamentos e utilização de inteligência artificial para
predizer os riscos de cada operação.
De acordo com dados da NTC & Logística (Associação
Nacional do Transporte de Cargas e Logística), o roubo de cargas teve um
aumento de 1,8% em 2021, quando comparado ao ano de 2020. “Num comparativo com
este mesmo período, a carteira de clientes da Pamcary mostrou redução de
mais de 10% na frequência desses sinistros. Juntamente com outros fatores, a
queda nesse tipo de ocorrência para os clientes Pamcary impactou
diretamente nas taxas de seguro”, revela Monteiro.
Algoritmos
antecipam riscos e reduzem gastos
Para contribuir com a predição de riscos das
transportadoras, a Pamcary desenvolveu a Torre de Operações, um centro
de inteligência com central de dados e tecnologia aprimorada para controlar e
atuar sobre riscos logísticos, prevendo qualquer tipo de ameaça durante as
viagens e antecipando ações de neutralização.
Monteiro explica que a Torre ajuda a mitigar os prejuízos
decorrentes dos eventos, atuando de forma rápida graças a protocolos validados
entre todos os lados envolvidos. “Recentemente, numa ocorrência de tombamento
de veículo de saque de carga, foi possível atuar com extrema agilidade e
inteligência, ajudando as autoridades localizarem e recuperarem aproximadamente
90% dos produtos saqueados”, conta Monteiro.
Outro exemplo refere-se ao roubo de uma máquina avaliada
em mais de R$ 600 mil, acontecido no interior do estado de São Paulo. “Por meio
de dados sobre o histórico de posição, foi plenamente possível identificar o
local suspeito onde o veículo fez uma parada, e posterior localização da
máquina intacta escondida em um galpão. O cruzamento dos dados gerados na Torre
da Pamcary foi determinante para as equipes da polícia rodoviária
atuarem com total agilidade, recuperando 100% da carga”, diz Monteiro.
Toda inteligência digital e preditiva empregada à Torre de
Operações da Pamcary permite melhor tomada de decisão, com muita
agilidade, o que é fundamental num processo de gestão de riscos, pois a
utilização ou não de recursos adicionais, aos inicialmente previstos, gera
aumento substancial nos custos do transporte.
“Ao dispor de elementos para conhecer os sinistros em todo
território nacional, que permitem evitar o uso complementar de outras
ferramentas e ainda assim evitar o evento, a Torre da Pamcary dispõe de
um poder de resolução substancialmente superior, fazendo com que os recursos
tenham redução de até 60% nos custos com ferramentas adicionais de proteção,
como exemplo, acionamento de ‘Pronta Resposta’ para saber se uma situação de
forte suspeita é um evento que se confirma”, arremata Monteiro.
Sobre a Pamcary
A Pamcary® é referência na
oferta de soluções integradas em seguros, gestão de riscos logísticos e
assistência 24hs para o transporte multimodal de cargas no Brasil. Líder
em um campo de atuação altamente competitivo, a Pamcary® nasceu com o DNA da
tecnologia e revolucionou o conceito de proteção à carga, ao criar uma série de
produtos e serviços inovadores e sob medida, que tornaram a atividade do
transporte ainda mais segura e eficiente.
Com 40 filiais estrategicamente
posicionadas em todo território nacional, conta com uma estrutura tecnológica
de ponta e uma equipe com mais de 800 colaboradores altamente qualificados e
comprometidos, para prestar um atendimento eficiente e personalizado.
Atualmente, abrange uma carteira de clientes composta por
embarcadores, transportadores, operadores logísticos, corretores parceiros e
caminhoneiros, além de atuar com as maiores seguradoras do país.
A empresa também fornece seguros
específicos para a área da saúde e assistência médica, com o produto Pamsaude®, que abrange seguro de vida e acidentes pessoais, seguro
saúde e assistência médica, odontológico, seguro viagem e sucessão empresarial.
Esse serviço abrange planos das mais conceituadas operadoras de saúde do país,
com profissionais respeitados, clínicas, hospitais e laboratórios conceituados.
Nenhum comentário