Prêmio Destaque de Internacionalização 2022 ABF/ApexBrasil consagra 5 marcas de franquia com forte presença no exterior
Prêmio concedido pela Associação Brasileira
de Franchising e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos,
por intermédio do projeto Franchising Brasil, foi entregue às redes Chilli
Beans, Espaçolaser, iGUi, Oakberry e Sobrancelhas Design - Grupo SD
São
Paulo, julho de 2022 – A ABF –
Associação Brasileira de Franchising e a ApexBrasil – Agência Brasileira de
Promoção de Exportações e Investimentos condecoraram cinco grandes redes de
franquias, vencedoras do Prêmio
Destaque de Internacionalização 2022. Realizada no âmbito do
projeto Franchising Brasil – fruto da parceria de mais de 15 anos da ABF com a
ApexBrasil –, a premiação tem como objetivo consagrar as marcas que, por meio
da participação em ações de promoção e capacitação do projeto, iniciaram ou
alcançaram um consistente processo de internacionalização. Neste ano, segunda
edição do Prêmio lançado em 2020, as redes vencedoras foram: Chilli Beans (Moda), Espaçolaser (Saúde,
Beleza e Bem-Estar), iGUi
(Casa e Construção), Oakberry
(Alimentação) e Sobrancelhas
Design - Grupo SD (Saúde, Beleza e Bem-Estar).
No último balanço anual do setor feito pela ABF, referente a 2021, o número de
marcas nacionais presentes no exterior subiu de 163 para 183 (o equivalente a
um avanço de 12,27% em relação ao ano anterior). Este total envolve todos os
formatos de operação internacional: unidades próprias, franqueadas, máster
franchising, desenvolvedor de área, exportação e joint ventures. O estudo
apontou, ainda, que as redes made in Brazil também estão presentes em mais
países: o número passou de 106 para 114.
De acordo com Natan Baril, diretor internacional da ABF, “todas as marcas
brasileiras internacionalizadas merecem nosso respeito e as premiadas, nossas
congratulações e reconhecimento. São redes cujos cases revelam sua maturidade,
consistência e foco estratégico na expansão internacional. Elas são referência
para todas as marcas que planejam fincar suas bandeiras em outros países e
representam muito bem o DNA do franchising brasileiro, que leva produtos e
serviços que atraem e encantam consumidores onde quer que estejam. Por meio do
Prêmio desejamos também inspirar outras redes a expandirem mundo afora”,
declara.
Os cases inscritos no Prêmio foram analisados pelo Comitê Gestor do Franchising
Brasil, resultando em dez finalistas e nas cinco marcas vencedoras. As outras
cinco redes finalistas foram: Calçados
Bibi, Casa do Construtor, CleanNew, Hot n’ Tender e Hope. Tanto os cases
das redes premiadas quanto as trajetórias internacionais das cinco finalistas
foram reunidos num e-book exclusivo do programa Franchising Brasil, publicado
em inglês e português. (Confira os cases vencedores abaixo).
Para Bruno Amado, gerente de projetos internacionais da ABF e gerente
executivo do Franchising Brasil, o processo de expansão internacional envolve
cada vez mais o setor de franquias brasileiro. “Internacionalizar uma marca e
expandi-la em mercados estrangeiros é um desafio que tem sido enfrentado com
louvor por cada vez mais franquias brasileiras. É extremamente gratificante ver
os esforços constantes e o crescimento de nossas marcas no exterior. Os
trabalhos da ABF e da ApexBrasil, por meio do Franchising Brasil, como o Prêmio
Destaque, são pensados para que possamos ampliar ainda mais a presença das
redes nacionais pelo mundo”, afirma.
Projeto Comprador
Como parte das atividades do Franchising Brasil, a ABF e a ApexBrasil
realizaram durante a ABF Franchising Expo (que integrou a Franchising Week e
ocorreu de 22 a 25 de junho, em São Paulo), o Projeto Comprador. Por meio dele,
ambas as instituições trouxeram cinco potenciais investidores de países
vizinhos: três do Peru, um do Paraguai e um do Chile. Eles tiveram a
oportunidade de conhecer na maior feira de franquias do mundo parte do mercado
brasileiro e prospectar negócios. Para saber mais a respeito do projeto de
internacionalização de marcas brasileiras, acesse o site www.abf.com.br/franchisingbrasil.
Confira um resumo dos
cinco cases vencedores do Prêmio Destaque de Internacionalização 2022 do
Projeto Franchising Brasil – ABF e ApexBrasil:
Chilli Beans
Criada em 1997, a Chilli Beans tornou-se a maior rede de franquia de modelos de
óculos de sol, de grau e acessórios da América Latina. Atualmente com 981
unidades no Brasil e 55 no exterior, a marca se destacou por, entre outras
ações, explorar a venda digital, na qual criou sete e-commerces internacionais
em três meses e marcou presença massiva em marketplaces para venda de seus
produtos; expandir em grande escala a distribuição em lojas de departamento,
óticas e travel retail, e estruturar uma estratégia global de branding.
Espaçolaser
Uma das maiores redes de depilação a laser no mundo, hoje com 40 unidades
no continente, a Espaçolaser está no mercado desde 2004 e foi a primeira
empresa no segmento de serviços de estética a abrir IPO (ter suas ações
negociadas em bolsa de valores). A rede destacou-se por iniciativas como:
realização de estudos de mercado-alvo; seleção de parceiros locais; estruturação
interna da empresa; adaptação regulatória fiscal e do modelo de negócios para
adaptação em cada país, e criação de uma Joint Venture na Argentina, com um
sócio local para gerir a operação com a administração do Brasil.
iGUi
Com 27 anos de mercado, a iGUi é líder mundial na fabricação e
comercialização de piscinas reforçadas com fibra de vidro (PRFV). A rede mais
internacionalizada do Brasil, conta atualmente com 284 unidades no exterior e
172 no País, com um total de 456 operações, além de 17 fábricas de piscinas que
abastecem a rede pelo mundo, localizadas na Argentina, Paraguai, México,
Portugal e Estados Unidos. O case premiado da iGUi destaca, entre outras ações:
investimentos em tecnologia e inovação; participação em feiras internacionais,
divulgação em mídias sociais e criação de estratégias de captação de leads, que
resultaram na conquista de novos franqueados.
Oakberry
Criada para suprir uma demanda pouco atendida no mercado, o fast-food
saudável, a Oakberry foi pensada nos Estados Unidos e iniciou suas operações no
Brasil em 2016. Utilizando o açaí como base de seus bowls e smoothies, a OAK,
como também é conhecida, foi a primeira marca brasileira a ser convidada para o
Super Bowl, e chegou a 2022 com 473 unidades, das quais 115 estão no exterior. Entre
suas ações de destaque estão: padronização de produtos; definição do fluxo de
exportação do açaí; análise de mercado local/cultura para definição de
cardápios em cada país e branding desenvolvido de forma global.
Sobrancelhas Design -
Grupo SD
Consolidado como líder absoluto no segmento de prestação de serviços e
produtos especializados para sobrancelhas, o Grupo SD é detentor das marcas
Sobrancelhas Design, Eyebrow Design, SD MAKE-UP e Instituto SD. Atualmente, são
189 unidades ativas no Brasil e 31 implementadas no exterior. As iniciativas
que destacaram a rede foram: levantamento de materiais, pesquisa no setor e
reunião de dados do próprio Grupo SD sobre estratégias utilizadas em sua
expansão internacional, inclusive durante o auge da pandemia.
Sobre
a ABF
A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins
lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias
brasileiro. O setor registra um faturamento anual superior a R$ 185,068 bilhões
em 2021, mais de 170 mil unidades e cerca de 2.800 marcas de franquias
espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por
aproximadamente 2,7% do PIB e emprega diretamente mais de 1,4 milhão de
trabalhadores. Atualmente com mais de 1.500 associados e cobrindo todo o
território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais
(Centro-Oeste, Interior de São Paulo, Minas Gerais, Nordeste e Sul), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados,
consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. O propósito da ABF é
fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele
se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação
dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da
capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à
inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às
diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.
Nenhum comentário