Profissionais da tecnologia mergulham na Creator Economy para compartilhar experiências e equilibrar skills na área
As aulas são ministradas por criadores de
conteúdo renomados no mercado para preparar novos especialistas no momento em
que recrutadores sentem dificuldades de encontrar pessoas com experiência
O setor de tecnologia sofre com um gap
de profissionais que cresce a cada ano e uma das soluções para resolver essa
lacuna, surge da própria comunidade. Profissionais experientes têm criado seus
próprios cursos online ensinando na prática sobre ferramentas e melhores
práticas em temas que passam pela programação, design, marketing e pelas
mais diversas atividades ligadas à área para ajudar a aperfeiçoar as técnicas daqueles
que atuam ou desejam trabalhar no segmento.
As aulas são ministradas por criadores
de conteúdo renomados no mercado e acontecem no momento em que recrutadores
sentem dificuldades para encontrar pessoas com experiência. No Brasil,
anualmente se formam cerca de 45 mil especialistas em tecnologia, entretanto, o
setor demanda mais de 70 mil vagas no mesmo período, conforme a Associação das
Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom).
Segundo Alexandre Alvares, CEO da Livus
- plataforma que ajuda criadores de conteúdo experts a monetizar seus
conhecimentos, o cenário tem feito tanto empresas ajustarem suas políticas de
contratação e desenvolvimento de profissionais, quanto aberto espaço para mais
pessoas ensinarem e aprenderem novas habilidades para expandirem suas
carreiras.
“A tecnologia evolui rápido e novas
profissões surgem a cada momento. Nesse processo de adaptação, os criadores e
as criadoras de conteúdo compartilham vivências na carreira para fortalecer e
transformar suas comunidades, além de criar uma rede de pessoas desenvolvidas
nesse ecossistema. São instrutores capacitados e essenciais para equilibrar o
know-how exigido”, afirma.
Suporte
O suporte de profissionais consolidados
no mercado tem sido um diferencial para a construção do futuro da comunidade
creator economy. Nessa cadeia de transmissão de conhecimento, o designer de
produtos, Guilherme Gonzalez tem auxiliado novos especialistas para impulsionar
suas habilidades na rotina da profissão.
Para o experiente em tech, “durante a
vivência em grandes corporações, existe o momento onde a pessoa precisa
escolher se quer continuar como um profissional especialista ou se tornar um
gestor referência da comunidade”, avalia.
“Quando a gente olha para essa estrutura
de economia gerada através das comunidades dentro dos criadores de conteúdo,
qualquer plataforma que se proponha a apoiar este criador de conteúdo com
estratégia e direcionar esse caminho, isso vai permitir que essa comunidade não
só cresça e expanda, como também fuja de um lugar comum e não seja uma réplica
de uma comunidade já existente”, completa.
Geração de renda
Os também chamados de creators conseguem
impulsionar o alcance das aulas e acompanhar cada etapa de projetos em alta
performance com a ajuda de plataformas que oferecem suporte para o engajamento
de conteúdos. A atividade amplia as habilidades requisitadas ao mesmo tempo que
estimula a contratação de empregos que precisam ser preenchidos.
De acordo com Manoela Cezar,
co-fundadora do Espaço CC que combina tecnologia com design e arte em
diferentes frentes, desde cursos, publicações, exposições, precisou fechar o
espaço físico durante a pandemia do coronavírus. O que parecia ser um pesadelo,
se transformou em oportunidade com a mudança para as aulas no formato
on-line.
“Foi bem difícil no começo, mas também
uma grande chance de mergulhar nos cursos que já fazíamos e agora são o nosso
carro chefe. Começamos a desenvolver aulas com foco no virtual e aprofundamos
pesquisas com professores. Esse movimento de fechar o espaço físico e se
aventurar na internet, deu certo! As pessoas mudaram seu estilo de vida com a
pandemia e incentivou a vontade de aprender coisas novas ou aprimorar
conhecimentos, principalmente, em atividades atreladas à tecnologia”,
diz.
A estratégia de levar o negócio para o
ambiente digital obteve a aderência de quase um mil inscrições em diversas
cidades, estados e até fora do Brasil, no auge do isolamento social ocorrido em
2021. A formação em design integra a lista de funções carentes de skills no
mercado e que agora têm avançado seus conhecimentos por meio da Creator
Economy.
“Migrar para o universo da creator
possibilitou democratizar o acesso. Hoje em dia, temos contato com importantes
experts e professores internacionais que possuem clientes de peso. Por meio dos
nossos cursos, essa comunidade se reconecta com os alunos brasileiros. Isso
traz esperança para o mercado de trabalho”, conclui a também co-fundadora,
Bárbara Mastrobuono.
Sobre a Livus
A Livus é uma creator economy que oferece plataforma para a criação e venda de cursos, mentorias e workshops online e acredita no mundo onde as pessoas possam viver fazendo o que amam. A marca foi criada por quatro ex-executivos e sócios do Banco Neon, Alexandre Alvares, Luciano Sugiura, Guilherme Lorensini e Guilherme Rovai com o propósito de ajudar os criadores e criadoras que estão no início da jornada de monetização a avançar com seus talentos para venderem cursos, workshops e mentorias online, ao vivo e em turma.
Nenhum comentário